Adicionar projeto Entrar

Boas Práticas Relacionadas à Infância em Cidades do Brasil e América do Sul


Já estão publicadas as Boas Práticas selecionadas pelo edital! Veja agora!

Atualizado em 08.março.2023


Extensão de prazo de submissão das inscrições para a Plataforma Arbo e para o Golden Cubes Awards.

Nova data limite até 24 de fevereiro de 2023!

Informamos que aqueles que pretendem participar da seleção para o Golden Cubes Awards podem fazer sua submissão de duas formas:

1 – Através do preenchimento do Formulário Eletrônico (aqui); ou

2 – Fazer o envio de suas propostas por correio eletrônico (plataforma@arbo.org.br), com os conteúdos listados no regulamento do Golden Cubes Awards*, item “Phase A. National Submissions” (página 05).

*Disponível no site da UIA BEE em www.architectureandchildren-uia.com/golden-cubes

As inscrições já realizadas estão válidas, não sendo necessário nenhuma ação adicional.

Ampliación del plazo de inscripción a Plataforma Arbo y a los Golden Cubes Awards.

Nueva fecha límite hasta 24 de febrero de 2023.

Les informamos que aquellos que deseen participar en la selección para los Golden Cubes Awards pueden enviar sus propuestas de dos maneras:

1 – Por medio del Formulario Electrónico (aquí); o

2 – por correo electrónico (plataforma@arbo.org.br), con los contenidos enumerados en el Reglamento de Golden Cubes Awards*, artículo “Phase A. National Submissions” (página 05)

*Disponible en el sitio web de UIA BEE www.architectureandchildren-uia.com/golden-cubes

Las inscripciones ya realizadas son válidas, no necesitando de ninguna acción adicional.


A CIDADE E AS INFÂNCIAS

A infância é uma etapa fundamental do ser humano para que ele possa desenvolver seu potencial ao longo da vida. É na primeira infância, período entre a gestação e o sexto ano de idade, que ocorrem as maiores possibilidades de formação das competências humanas. Durante essa fase, o cérebro se desenvolve rapidamente, sendo muito sensível aos cuidados e estímulos ambientais, janela em que a aprendizagem de habilidades e o desenvolvimento de aptidões e competências acontecem com maior facilidade. O que o bebê aprende no início da vida tem impactos profundos no futuro.

Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) reconhece a importância do acolhimento humano desde o início da vida. Sob essa ótica, portanto, defende a produção, a implementação e a ampliação de soluções técnicas com foco no desenvolvimento de crianças entre 0 a 6 anos por meio da incorporação do conceito de primeira infância em projetos, ações e políticas que envolvem a arquitetura e o urbanismo. Potencializar a participação das crianças em idade de primeira infância no meio urbano fortalece seu protagonismo no debate público e alerta sobre a importância de sensibilizar esses indivíduos sobre seu papel como sujeitos ativos na construção de uma sociedade mais justa. Escutar e garantir o reconhecimento de crianças pequenas como cidadãos promove a construção de cidades inclusivas para todos.

Dessa forma, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Fundação Bernard van Leer (FBvL), em parceria com a Agrupación Arquitectura y Niñez de América (ANDA), e o programa Architecture & Children da União Internacional de Arquitetos (UIA), tornam público para todos os países da América do Sul o segundo edital de chamamento para a seleção de ações de boas práticas relacionadas às Infâncias, em especial à Primeira Infância, para integrar a Plataforma Arbo do IAB.

Articulada ao chamamento está a promoção da participação do Brasil e demais países membros da América do Sul na premiação organizada pela União Internacional de Arquitetos, em seu programa Arquitetura e Infâncias, a Golden Cubes Awards 2020-2023, com a participação de iniciativas pelo mundo todo.

Os proponentes poderão inscrever ações de boas práticas relacionadas às Infâncias em 07 (sete) tipos de categorias:

Tipo 01: Projetos e Obras;
Tipo 02: Políticas Públicas;
Tipo 03: Estudos Técnicos, Pesquisas Acadêmicas e Atividades de Extensão, ou Publicação Específica;
Tipo 04: Projeto de Mobiliário;
Tipo 05: Comunicação Visual e Design;
Tipo 06: Ações, Programas e Intervenções Educativas e Culturais, e
Tipo 07: Iniciativas de Educação Patrimonial

Em sua primeira edição, realizada no ano de 2021, a seleção contou com a publicação de 65 ações.

 Sobre os parceiros

Fundado em 1921, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) é uma entidade de livre associação de arquitetos e urbanistas que se dedica a temas de interesse da profissão, da cultura arquitetônica e de suas relações com a sociedade. É a mais antiga instituição na área de arquitetura e urbanismo no Brasil, tendo contribuído historicamente para a formulação dos capítulos da política urbana expressos na Constituição Federal.
Entre as bandeiras que defende, está a garantia irrestrita do direito à cidade, incluindo a construção de territórios inclusivos para crianças e jovens, e garantindo sua escuta, sua participação e seu reconhecimento como cidadãos. Para efetivar essas ações em políticas públicas, o IAB promove debates com a sociedade civil e com gestores de diferentes setores, investe na produção de conteúdos, e conta com uma rede qualificada de arquitetos e urbanistas que se capilariza nos departamentos estaduais do instituto em todos os estados do Brasil.

Na Fundação Bernard van Leer nós acreditamos que dar a todas as crianças um bom começo na vida é tanto a coisa certa a fazer, quanto a melhor forma de construir sociedades saudáveis, prósperas e criativas. Somos uma fundação privada que busca desenvolver e compartilhar o conhecimento de experiências que funcionam no desenvolvimento da primeira infância. Fornecemos apoio financeiro e expertise para parceiros de governos, sociedade civil e privada para ajudar no teste e ampliação de serviços que efetivamente melhorem a vida de crianças pequenas e suas famílias. Nos últimos 50 anos, investimos mais de meio bilhão de dólares e trabalhamos em todas as regiões do planeta. Nossas parcerias notificaram as políticas públicas em mais de 25 países, levaram a inovações na prestação de serviços e treinamento, amplamente adotados por governos e organizações sem fins lucrativos, e geraram ideias revolucionárias que mudaram a maneira como as partes interessadas, dos pais aos formuladores de políticas, pensam sobre os primeiros anos de uma criança.

ANDA – Arquitectura y Niñez de América – tem como missão ser o grupo da América formado por arquitetos que atuam na arquitetura e no planejamento urbano com as crianças e jovens do nosso continente, gerando experiência sobre o tema como uma manifestação cultural e representativa de nossa sociedade que ao mesmo tempo estimula a criatividade, sensibiliza o utilizador desde cedo desenvolvendo a capacidade de observação, opinião e visão crítica dos nossos assuntos. O ANDA busca conseguir uma mudança no público infantil, no corpo docente (escolas), nos cidadãos (comunidades) e nas instituições responsáveis pelo desenvolvimento das nossas cidades (prefeituras, governos, etc.) através de um processo de formação dirigido à crianças e jovens, de forma lúdica, dinâmica, interativa através de jogos, artes, oficinas, capacitações, etc., para sensibilizar e trocar ideias sobre o espaço edificado público e/ou privado, e de como, do porquê e para que propor, viver e cuidar dele é importante.

O programa Architecture & Children da União Internacional de Arquitetos, da rede UIA Built Environment, é um agrupamento formado por representantes de países dos 5 continentes e visa ajudar arquitetos e professores em todos os lugares a mostrar aos jovens o que faz uma boa arquitetura e um ambiente sustentável. Desenvolver a consciência dos jovens sobre a arquitetura, a cidade e o desenvolvimento sustentável é um desafio urgente e vital. Com acesso ao conhecimento nessas áreas, eles poderão – como cidadãos adultos, usuários, clientes e tomadores de decisão – fazer suas vozes serem ouvidas e influenciar as estratégias políticas, econômicas e sociais que irão moldar suas cidades e seu ambiente. O site da UIA Architecture & Children é fornecido pelo UIA Architecture & Children Work Programme.

Projetos deste Edital

Projetos deste Edital