Entrar

Ateliê Quero Quero lá fora

Fundado por dois educadores e com uma equipe de especialistas em Primeira Infância, o Ateliê Quero-Quero é uma Marcenaria que visa ampliar as possibilidades e os dispositivos para a interação e o brincar em espaços públicos e de lazer e nas escolas. Os móveis, jogos e brinquedos são inspirados em diferentes vertentes educativas que visam desafiar a curiosidade, a capacidade investigativa, a construtividade e o brincar livre das crianças nos espaços externos com intencionalidades pedagógicas.

Resumo do Projeto

Nosso objetivo é colaborar para o pleno desenvolvimento das crianças, por meio da construção de espaços brincantes, onde crianças, educadores e famílias possam interagir em ambientes inventivos, lúdicos e versáteis, com a melhor qualidade estética, de matéria-prima e acabamento, da forma mais integrada possível com a natureza. Desejamos colaborar para que as crianças sejam cada vez mais visíveis no planejamento urbano e que seus modos próprios de aprender e as especificidades de cada faixa etária, sejam a referência para os projetos desses espaços.

Os mobiliários do Ateliê foram desenvolvidos a partir de amplas pesquisas sobre o desenvolvimento infantil. O design, a pedagogia, a ergonometria, os acabamentos e o tipo de madeira utilizados são de excelência, garantindo segurança, desafios corporais compatíveis a cada faixa etária e múltiplas experiências às crianças.

Entre seus diferenciais, estão a estética e o design dos mobiliários; a qualidade - com uso de materiais sustentáveis, madeiras especiais, tratamento que garante a durabilidade -; adequação aos espaços, com soluções ágeis e a pedagogia associada ao negócio - mais do que um móvel, desenvolvemos dispositivos educativos. Enfim, uma pedagogia dos espaços!



A coleção do Ateliê Quero - Quero Lá fora é inspirada em espaços que valorizam o brincar livre e a interação com e na natureza.

Atentos à importância dos espaços ao ar livre e do contato com a natureza para a promoção de interações qualificadas, o Ateliê Quero Quero desenvolveu seis coleções de mobiliário, materiais, dispositivos e estruturas que apoiam vivências mais sistêmicas e integradas das crianças com o espaço externo.

A coleção propõe a reorganização ou renaturalização dos parques, praças e quintais, oportunizando maior qualidade lúdica e manipulativa destes espaços pelas crianças. Quanto mais próximas da natureza, mais saúde, bem-estar e desenvolvimento pleno elas terão.

O déficit de natureza na vida das crianças é muito grande. Quando estão em espaços ao ar livre, com múltiplas possibilidades de movimentação ampla, desafios motores, interação com outras crianças, além da manipulação de elementos naturais e multissensoriais, todo o seu potencial se abre para a construção do conhecimento e geração de bem estar.

Além disso, elas têm direito de participar da vida das cidades, dos bairros onde moram, fazendo uso desses espaços, de forma que possam se desenvolver plenamente.

A coleção Quero Quero Lá Fora oferece dispositivos para organizar espaços para correr, pular, escalar, explorar, equilibrar, acalmar, criar, plantar, modelar, etc. Enfim, espaços múltiplas possibilidades e aprendizagens!

Esta Coleção está fundamentada em princípios e inspirações:

Cidadania: Diferentes possibilidades para conviver e viver em harmonia são fundamentais para o desenvolvimento do senso de coletividade e empatia. O direito de viver na cidade, a partir de encontros potentes, é uma premissa de uma cidade educadora. Além disso, o respeito às individualidades e diferentes perfis de brincar também são pontos que devem estar na pauta da reorganização dos pátios, parques e espaços ao ar livre.

Saúde: É comprovado cientificamente que crianças que tem contato com diferentes solos naturais e que brincam ao ar livre são mais saudáveis. Cultura: Valorizar e apoiar as manifestações culturais do local e das crianças, incentivando nos espaços externos as conexões necessárias para conhecer e integrar brincadeiras e cultura da infância.

Brincar livre: Brincar é a forma da criança pensar, interagir, construir identidade e desenvolver-se. Por isso, é fundamental respeitar esta necessidade e desejo genuínos das crianças. Criatividade/inventividade: O contato com materiais multissensoriais é fundamental para as experiências e o desenvolvimento do potencial de criar, inventar e imaginar.Movimento: Aprender com o corpo todo em movimento é fundamental para o desenvolvimento infantil. Espaços brincantes com muitos desafios corporais ampliam as possibilidades de escalar, equilibrar e conhecer a potência do próprio corpo.Ciência: Uma brincadeira investigativa está presente no cotidiano das crianças que brincam e exploram a natureza, os solos e seres vivos dos espaços externos. Autonomamente as crianças pesquisam de forma fenomenológica os contextos que surgem no dia a dia.Natureza: A natureza nos presenteia com sua multiplicidade de formas, texturas e paisagens. Valorizar estas estruturas é fundamental para pensarmos a qualidade dos espaços externos.Matérias orgânicas e cíclicas: Oportunizar a observação dos ciclos naturais e suas estruturas orgânicas valoriza a curiosidade das crianças e a aprendizagem através da observação, constatação e percepções. Uma farmácia viva horta e pomar, espaços nos quais cuidam das plantas e aprendem sobre o seu ciclo de vida, tipos de raízes, e princípios ativos de ervas medicinais.

Ficha Técnica

Material: Madeira Maciça de reflorestamento
técnica: Artesanal


As Coleções são:

Coleção Quero Quero Movimento Lá Fora
Inspirada no movimento livre e na importância do corpo humano encontrar diferentes desafios (escalar, correr, brincar, equilibrar, etc).

Coleção Quero Quero Experimentar e Sentir Lá Fora
Inspirada na importância da manipulação sensorial e na multissensorialidade dos diferentes materiais, especialmente dos elementos naturais (terra, água, areia, sementes, folhas etc).

Coleção Quero Quero Construir Lá Fora
Inspirada nos diferentes materiais não estruturados, de largo alcance e na potência construtiva das crianças. Pequenas e grandes construções que podem ser arquitetadas, desmontadas e recriadas pelas próprias crianças.

Coleção Quero Quero Plantar, Colher e Jardinar Lá Fora
Uma coleção que valoriza a observação dos ciclos naturais e convida as crianças a cuidarem das plantas e perceber o tempo e os fenômenos do desenvolvimento orgânico.

Coleção Quero Quero Paisagens Digitais Lá Fora
Inspirada nas possibilidades que a tecnologia oferece para o cotidiano dos contextos educativos e de como se mistura com outras linguagens.

Nossos Diferenciais:
A estética dos mobiliários/dispositivos do Ateliê é diferenciada, baseada em princípios que unem abordagens pedagógicas e referências da arquitetura e do design de vanguarda nacional e internacional.

O desenvolvimento dos mobiliários/dispositivos advém de profunda e vasta pesquisa em referências mundiais da Pedagogia e da Arquitetura, promovendo um estreito diálogo entre estas duas vertentes, em convergência com uma cultura própria da infância.

Em termos de qualidade, nosso material é produzido em madeira maçiça de reflorestamento, com um cuidadoso tratamento, o que os tornam resistentes e com rendimento elevado. O acabamento é feito Staim ao contrário das tintas e vernizes, os acabamentos protetores tipo stain são penetrantes, formando, no máximo, uma película muito sutil, que ainda permite a madeira “respirar”, ou seja, não aprisiona a umidade interna e, por consequência, não acarreta a formação de bolhas que irão trincar e expor a madeira às intempéries, possuem resinas hidrorrepelentes que impedem a entrada da umidade, mas permitem que a umidade interna da madeira seja liberada quando necessário. A incidência de luz solar combinada com a umidade faz com que a madeira se deteriore mais rapidamente. Os acabamentos protetores tipo stain pigmentados protegem a madeira da ação dos raios ultravioletas, o que aumenta sua durabilidade e conserva a beleza do acabamento.

A segurança é um valor fundamental no desenvolvimento do mobiliário. Por isso, a qualidade do acabamento e a ergonometria são elementos essenciais no desenvolvimento e fabricação de cada peça. Os tamanhos e acabamentos são pensados de acordo com as faixas etárias levando em consideração tamanhos, pesos e habilidades da faixa etária que utilizará o dispositivo brincante.Em termos de higienização, acompanham um manual orientador para o contexto da Covid19 seguindo orientações da OMS.

Estamos presentes em todas as etapas, desde a elaboração dos projetos, em conjunto com os parceiros, até a entrega e montagem dos espaços; sendo possível ainda realizar formação para uso dos dispositivos para diferentes públicos, a partir das nossas iniciativas:

Quero-Quero Arquitetar: Projetamos e realizamos a transformação dos espaços, com assessoria pedagógica e projeto arquitetônico personalizado.

Quero-Quero Saber+ : Realizamos assessoria e formação, oferecendo aos parceiros, apoio na preparação de ambientes para aprendizagem e formação sobre as diferentes possibilidades dos dispositivos e materiais/materialidades, por meio de oficinas, cursos on-line, etc.

Equipe Técnica

Galeria do Projeto

' ' ' ' ' '

Galeria Comparativa