Entrar

Caminhos escolares seguros (Dissertação)

O estudo traz uma análise de políticas públicas por uma mobilidade segura na infância fundamentada na abordagem sistêmica de segurança viária. Apresenta-se uma revisão bibliográfica sobre os principais fatores que impactam a mobilidade infantil, desde características da própria criança e sua família a condições do meio urbano. São analisados programas internacionais de caminhos escolares seguros e o contexto da mobilidade das crianças brasileiras no caminho até a escola.

Resumo do Projeto

Esse é um estudo sobre a criança em seu caminho diário para a escola, trazendo uma análise de políticas públicas por uma mobilidade segura na infância fundamentada na abordagem sistêmica de segurança viária. Apresenta-se uma revisão bibliográfica sobre os principais fatores que impactam a mobilidade infantil, desde características da própria criança e sua família a condições do meio urbano. São analisados programas internacionais de caminhos escolares seguros, a saber: (a) o programa Safe Routes to Schools do estado de Victoria, Austrália, um dos primeiros a serem implantados no mundo, e que está em desenvolvimento há 20 anos; (b) o programa estadunidense National Safe Routes to School, com uma ampla abrangência territorial, contemplando diferentes realidades sob o mesmo método; (c) o projeto da cidade de Barcelona, na Espanha, Camí escolar, espai amic, com uma abordagem de cidade educadora, e fortemente arraigada no senso de comunidade; e (d) o Plan de Movilidad Escolar nacional colombiano, seguindo os pilares do plano global de segurança viária estabelecido pela ONU. O estudo de casos múltiplos de programas internacionais permitiu a análise de boas práticas e extração de importantes modelos. Também foi analisado o contexto da mobilidade das crianças brasileiras no caminho até a escola, identificando a prevalência de modos ativos de transporte e elevados índices de sinistralidade com crianças pedestres, ocupantes de motocicletas e automóveis, além da existência de diversas iniciativas e políticas públicas que influenciam a mobilidade infantil, mas sem haver no contexto nacional uma atuação integrada e coordenada. Buscou-se indicar possíveis lacunas e potencialidades nas políticas públicas nacionais quanto à segurança de crianças no trânsito a caminho da escola. Ao final, foi possível apontar diretrizes para uma política pública nacional de caminhos escolares seguros.

Equipe Técnica

Galeria do Projeto

'