Entrar

Espaço e Criança – Uma Proposta de Integração Urbanística entre a Escola Irmã Simas e a Praça do Conjunto Alvorada

Esta pesquisa – projeto acadêmico buscou compreender a relação espaço – criança, e como esta dinâmica funciona dentro do lugar institucional da escola e nos espaços públicos da cidade. Através de vivências em campo, participação infantil de crianças e fundamentação teórica, foi desenvolvido uma proposta projetual através do olhar infantil adequada para os espaços de brincar livre para as crianças de diversas idades.

Resumo do Projeto

Esta pesquisa - projeto foi realizada para a disciplina final de Conclusão de Curso em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza concluída em junho de 2019. O desenvolvimento deste trabalho é resultado da pesquisa e reflexão sobre as crianças do meio urbano e a sua relação com os espaços e os ambientes formados, seja ele institucional ou recreativo, como escolas ou espaços livres – praças ou parques. Esses ambientes são de grande importância para a formação do ser cidadão criança, são nesses ambientes que as crianças se desenvolvem e passam a perceber o mundo. A percepção das crianças em relação ao meio urbano está relacionada com fatores econômicos e sociais, onde as vivências de cada criança estão vinculadas ao bairro que moram, a escola que frequentam e a relação que possuem com a natureza. Dentro da realidade Brasileira atual, há uma grande distinção econômica entre as crianças na nossa sociedade. Esta diferença se dá diante do quadro das diferentes classes sociais. Percebendo esta situação, foi identificado um ponto em comum entre as diversas crianças da sociedade, independentemente de sua classe social. A escola. O ambiente institucional voltado para o aprendizado infantil é o ponto que mais aproxima as crianças de outras crianças e da sua realidade. A partir desta perspectiva a pesquisa – projeto teve o intuito de perceber a relação da criança e o espaço, a partir de atividades participativas com as crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Irmã Simãs localizada no Estado do Ceará, em Fortaleza, no Bairro da Sapiranga, na comunidade do Conjunto Alvorada. Teve como proposta projetual unir a EMEF Irmã Simãs com a Praça do Conjunto Alvorada a partir da visão das crianças vinculada com o olhar adulto da autora resgatando espaços livres e recreativos.

Ficha Técnica

Maia Lafer Naeh
Arquiteta e Urbanista
Mestranda no Mestrado Profissional em Arquitetura Paiagística da UFRJ com ingresso em 2020.2, e pesquisadora sobre criança, espaços livres e paisagem.

Marjorie Martins Silveira
Arquiteta e Urbanista - Pesquisadora sobre criança e cidade

Equipe Técnica

Galeria do Projeto

' ' ' ' '

Galeria Comparativa