Entrar

Imagina o Bixiga – Vamos desenhar o bairro?

O projeto realizado pelo Coletivo Salve Saracura, consistiu numa convocatória aberta para crianças de todas as idades, moradoras do Bixiga, imaginarem o bairro através de um desenho.A chamada foi disparada a partir de perguntas geradoras simples como: o que você gostaria de ver no bairro? Ou, como você imagina o Bixiga? Nosso desejo foi incluir a perspectiva infantil, com a mínima mediação dos adultos, nos exercícios e práticas de imaginação política realizados pelo coletivo.

Resumo do Projeto



O coletivo Salve Saracura sendo horizontal, multidisciplinar e auto-organizado tem como a priori em suas práticas a equivalência de inteligências, a produção de saberes situados e autônomos.

Porém a perspectiva da criança sobre o bairro e a cidade, sua inclusão como sujeito político e portador de direitos não havia sido considerada em nenhum dos exercícios de imaginação política feitos pelos grupo até então.



Por outro lado a forte presença das crianças e a prática de brincadeiras diversas pelas ruas do bairro deixava evidente usos não imaginados e não planejados para as calçadas, muros, ruas, becos, árvores e espaços residuais.

É dessa relação desigual entre vivência plural e multi-etária dos espaços do bairro e o foco adultocêntrico no debate e decisões sobre os devires da cidade que nasce a convocatória de desenhos: Imagina o Bixiga.



A proposta também parte da percepção do Bixiga como um território educador. Algumas perguntas nos motivaram à proposição, tais como: o que a presença de de remanescentes de mata atlântica, nascentes e relevos significa para a infância? E a ausência de espaços próprios para o livre brincar? Como os animais, plantas e demais entes não humanos são percebidos pelas crianças em seu cotidiano? E como o brincar muda quando ocorre sobre território do ancestral Quilombo Saracura?

Outro elemento muito importante foi a preocupação sobre como nos primeiros meses da pandemia vinham afetando a vida das crianças no bairro.



Na prática, criamos peças gráficas simples que fizemos circular digitalmente pelas redes sociais, portais de noticias e grupos de whatsapp do bairro. A presença do coletivo em discussões publicas, debates, assembléias e eventos ajudou a disseminação da Chamada, que na nossa leitura sua adesão prejudicada pelo processo dos primeiros meses da pandemia e pela adequação ao meio exclusivamente digital para a coleta dos desenhos.



Aos poucos fomos recebendo materiais de crianças de diversas idades, principalmente entre 2 e 6 anos. No decorrer do processo incluímos um ponto físico de coleta dos desenhos no bairro, a Associação Mulheres Unidas Vencermos. Chegada a data do fim do concurso, fizemos o esperado sorteio virtualmente e premiamos com um livro de histórias infantis duas crianças. Todos os participantes receberam giz de cera colorido e papéis diversos.



Nosso desejo era/é articular uma exposição, com todos os desenhos feitos em algum espaço do bairro com montagem e 'expografia' feita pelas próprias crianças.Esse projeto ainda está suspenso pela longa e corrente pandemia do Covid-19.



Porém logramos expor no instagram do grupo os desenhos recebidos. Ver os rabiscos, as garatujas, aquelas cores nos fez pensar: Imagina o Bixiga....





Ficha Técnica


Realização:
Coletivo Salve Saracura

Apoio:
Associação Mulheres Unidas Venceremos
Livraria Simples

Galeria do Projeto

' ' ' ' ' ' '

Galeria Comparativa