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INTERVENÇÃO PARA PRIMEIRA INFÂNCIA – COMPAZ EDUARDO CAMPOS

A intervenção para a Primeira Infância no Compaz eduardo campos foi um projeto de adequação de um espaço sombreado integrado ao equipamento do COMPAZ a um espaço atrativo ao uso das crianças, com foco na primeira infância, e seus cuidadores, contribuindo com o desenvolvimento social, emocional, cognitivo e comportamental dos pequenos e pequenas por meio do brincar livre, estimulando a autonomia e a aprendizagem através do brincar.

Resumo do Projeto

Neste projeto, o COMPAZ Eduardo Campos foi o local escolhido para receber uma intervenção de caráter temporário, considerando um processo de planejamento e escuta que incluísse as crianças, moradores, funcionários e demais atores na construção coletiva desse novo espaço. O processo teve como objetivo realizar a adequação de um espaço sombreado integrado ao equipamento do COMPAZ a um espaço atrativo ao uso das crianças, com foco na primeira infância, e seus cuidadores, contribuindo com o desenvolvimento social, emocional, cognitivo e comportamental dos pequenos e pequenas por meio do brincar livre, estimulando a autonomia e a aprendizagem.



O projeto está inserido na compreensão de que o COMPAZ deve funcionar como um equipamento público de referência para a cidade ao promover o desenvolvimento integral da criança através de ações e espaços voltados para a primeira infância, entendendo que o cuidado com os pequenos deve estar integrado a um esforço conjunto de diversas áreas do conhecimento. O processo conduzido pelo Coletivo Massapê foi dividido em três etapas: diagnóstico coletivo, ativação e validação.



Diagnóstico Coletivo

Levando em consideração as limitações impostas pelas medidas de distanciamento social, esse processo de diagnóstico se deu através da análise de relatórios, os quais continham dados coletados previamente pela OCARA Urbana e pelo próprio Coletivo Massapê, e através da realização de uma oficina de escuta virtual com os funcionários do Compaz.



Os relatórios trouxeram importantes informações sobre as crianças e cuidadores frequentadores do Compaz e moradores do seu entorno, tais como questões de mobilidade, relação com os espaços públicos e percepção sobre as praças do bairro. Já na oficina de escuta, foi possível coletar informações sobre como os funcionários do COMPAZ percebem o uso do equipamento pelas crianças e como eles imaginam que o espaço embaixo da escadaria pode ser adaptado para um melhor aproveitamento pela primeira infância.



Ativação

O projeto procurou estar presente de maneiras distintas no local, lançando mão de iniciativas de comunicação sobre o projeto que tiveram o objetivo de manter as pessoas informadas sobre o que viria a ser construído naquele espaço através da instalação de um totem giratório no COMPAZ contendo informações sobre os grupos envolvidos e sobre o projeto Primeiro a Infância.



Validação

Foi realizado um encontro online de validação do pré projeto, o qual funcionou como um espécie de devolutiva em forma de projeto das diretrizes e ideias apresentadas no encontro de diagnóstico coletivo.





Projeto

A intervenção no espaço está distribuída para aproveitar os espaços livres com elementos que provoquem as crianças sobre o uso e ocupação daquele espaço de maneira ativa. Assim, a utilização de mobiliários e objetos que permitem a interação e a flexibilidade de uso garante a possibilidade de testagem sobre os possíveis usos do espaço por crianças, cuidadores e funcionários do COMPAZ para um projeto futuro definitivo, diminuindo riscos e a probabilidade de erros e, consequentemente, reduzindo custos.



Paineis interativos - são placas móveis, feitas em compensado naval e fixadas na parede, que buscam estimular uma postura ativa das crianças através de elementos lúdicos e interativos, como quadro negro e painéis sensoriais. Além disso, os painéis funcionam como um elemento de comunicação de possíveis avisos ou calendário de atividades do Compaz e dando suporte para atividades educativas e lúdicas.



Painel em latas - Feito com a reciclagem de latas de alumínio pintadas com tinta esmalte para formar palavras e ilustrações, provocando a interação das crianças com esses elementos móveis.



Blocos móveis - são blocos modulares de compensado naval em formato triângulos, capazes de formar diversas formas e combinações. Eles se encaixam com a pintura geométrica do chão, com o objetivo de proporcionar diferentes configurações para diferentes usos do espaço, a depender da demanda de atividade. A diversidade de combinações, tais como bancos, mesas, arquibancadas e brinquedos, potencializa o caráter de multiplicidade e flexibilidade buscado pelo espaço como forma de testagem. A pintura geométrica do chão funciona como uma malha modular que se comunica com os tamanhos dos blocos móveis, sugerindo encaixes e combinações. Além disso, a pintura pode estimular ainda o distanciamento físico entre os frequentadores do espaço, ao delimitar espaços para cada criança ou cuidador.



Cama de gato - consiste na instalação de uma “teia” de elásticos na área inclinada embaixo da escada, de maneira que as crianças possam se emaranhar e assim desenvolver habilidades psicomotoras, tais como equilíbrio e coordenação motora.



Escalada - Assim como a cama de gato, a escalada se utiliza da topografia inclinada da área debaixo da escada para propor uma brincadeira de subir e descer através da instalação de caibros de madeira no chão, os quais auxiliam a aderência e equilíbrio das crianças.

Ficha Técnica

EQUIPE DE PROJETO
Marina Mergulhão
Melina Motta
Pedro Britto

COLABORADORES
Jonathan Rocha
Moiseis Olegario
Roni Hirsch

FOTÓGRAFO
Adriano Rodrigo

Equipe Técnica

Galeria do Projeto

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Galeria Comparativa