Entrar

Micro Parque Arvoredo

O Micro Parque Arvoredo surgiu como elemento chave no projeto piloto das rotas escolares da cidade de Pelotas. Concebido como um espaço do brincar livre, foi pensado e construído em conjunto com as crianças das escolas do entorno, através de processos de engajamento e ativação do espaço, de forma lúdica e pedagógica, privilegiando os materiais naturais e as brincadeiras inventadas.

Resumo do Projeto

"O Micro Parque Arvoredo foi desenvolvido em parceria do Estúdio+1 com a Prefeitura de Pelotas, dentro do programa Urban95, promovido pela Fundação Bernard van Leer. Foi concebido dentro do projeto piloto da primeira rota escolar de Pelotas, programa em desenvolvimento, que visa requalificar os principais trajetos das crianças desde suas casas até as EMEIs que frequentam diariamente, através de elementos lúdicos, interativos e naturais que despertem a curiosidade e colaborem com o desenvolvimento das crianças na primeira infância em todas as suas dimensões.

A partir do reconhecimento da existência de espaço subutilizado no entorno da EMEI Nelson Abbot e da EMEF Saldanha da Gama e da necessidade de espaços adequados para que as atividades escolares pudessem estar cada vez mais presentes na cidade, o Micro Parque Arvoredo começou a ser pensado.

Localizado em uma área de grande vulnerabilidade social de Pelotas, o Micro Parque tem como objetivos principais: aumentar a oferta de áreas verdes e de lazer nos bairros Bom Jesus e Areal; impulsionar o uso dos espaços públicos, com a ampliação dos vínculos da população com a cidade e das relações de vizinhança; induzir ações nas ruas do entorno, que atualmente não possuem infraestrutura de pavimentação e drenagem, de forma a possibilitar a construção de espaços urbanos que respeitem as dinâmicas da população e privilegiem os modos ativos de deslocamentos da população, como a caminhada e as bicicletas.

Para isso, o processo de criação do parque contou com a participação ativa das crianças em três momentos principais. O primeiro momento foi a escuta das crianças, que aconteceu em ambas as escolas, com crianças de 2 a 6 anos, em atividades lúdicas e divertidas, que tinham como temática a cidade e procurou obter informações sobre como as crianças percebiam o bairro onde moram e quais seus principais desejos para as praças, parques e ruas de Pelotas. Foram utilizadas ações baseadas em exercícios de teatro e o estímulo à conversa das crianças com um personagem fictício que “era como um amigo que havia acabado de chegar em Pelotas”. Como resultado, em resumo, foram pedidos mais espaços de brincar e mais diversão na ida para a escola. Essas atividades foram desenvolvidas pelo Pacto Pelotas pela Paz em conjunto com a Secretaria de Educação.

O segundo momento de envolvimento das crianças foi o plantio de flores e mudas de árvores guiado pela Secretaria de Qualidade Ambiental, que levou as crianças das escolas para a área do parque e iniciou sua “construção” com a demarcação dos espaços e o reconhecimento da área através da escolha dos lugares de plantio, considerando os lugares que elas poderiam mais gostar.

Depois, em um terceiro momento, as crianças participaram da decisão do tema do mural que seria grafitado no local. A atividade foi conduzida por um artista local, que procurou posteriormente retratar os pedidos “mais difíceis"" das crianças, como mais vento ou uma montanha russa, ali naquele parque. Além disso, foi reservado um espaço, uma folha em branco no muro, para que as crianças pudessem elas mesmas pintarem o mural, com suas próprias ideias.

A partir destas diversas atividades e do envolvimento das crianças, foi desenvolvido o projeto do Micro Parque que conta com: casinha de livros, labirintos de troncos, palco de apresentação, chafariz brincante, bebedouro, mural artístico, trepa tronco, área de amamentação e pergolado, mastros artísticos de demarcação do espaço, bicicletário, sinalização lúdica, brinquedo ponte (estruturado) e mobiliário específico, como bancos e lixeiras.

Cada elemento foi setorizado de acordo com os fluxos pretendidos da praça, como a proximidade das atividades mais pedagógicas ao acesso mais próximo das escolas e as atividades mais calmas, mais próximas à avenida, evitando que as crianças corram em direção à rua mais movimentada."

Ficha Técnica

"Concepção geral: Estúdio +1 e Prefeitura Municipal de Pelotas.
Desenvolvimento: Ana Claudia Fernandes Maciel, Luis Fernando Milan, Tiago Brito da Silva, Tatiane Morais, Patricia Rabbat, Rafael Letizio Sedeño Pinto e Vivian Siqueira Madi.
Identidade e comunicação: Leandro Lopes, Natalia Marques, Vitor Alencar
Apoio: Fundação Bernard Van Leer
Coordenação Geral: Carmem Roig (Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana)
Coordenação de obra: Pablo Crespi (Secretaria de Desenvolvimento Rural)
Engajamento das crianças: Secretaria de Educação e Desporto de Pelotas, Assessoria Especial do Pacto Pelotas pela Paz, Secretaria de Qualidade Ambiental
Obras: Secretaria de Desenvolvimento Rural, Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Secretaria de Qualidade Ambiental, Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas
Artista: Gabriel Veiz"

Equipe Técnica

  • Tiago Brito Da Silva
  • Ana Claudia Fernandes Maciel
  • Tatiane Morais
  • Patricia Rabbat
  • Vivian Madi

Galeria do Projeto

' ' ' ' '

Galeria Comparativa