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MOBÍLIA: sobreposição

O projeto nasceu em 2019, no âmbito do Projeto de Extensão nº 15055 enraizado no F.C.E.I.A. – A R. Este visa atender às necessidades da comunidade da Biblioteca JB Alberdi, localizada no município de Rosário e é constituída por um artefato / mobiliário lúdico de madeira que gera um espaço de espera e permanência que permite às crianças conhecerem adultos e idosos, promovendo a interação entre as diferentes faixas etárias e sua aprendizagem de forma transgeracional.

Resumo do Projeto

O móvel que postulamos neste concurso surge em 2019 no âmbito de um Projeto de Extensão Universitária, onde participaram professores universitários, pesquisadores, alunos de licenciatura e profissionais privados de diferentes disciplinas. Do Projeto de Extensão nº 15055, "Desenho e espaço educacional", enraizado na Disciplina de Desenho Arquitetônico da Escola de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências Exatas, Engenharia e Topografia, da Universidade Nacional de Rosário, uma transformação espacial para a Biblioteca popular "Juan Bautista Alberdi".



Dentre as propostas desenvolvidas pela equipe de extensão, pensou-se em criar um artefato lúdico localizado em um setor central da Biblioteca que serviria de ponto de encontro para as diferentes gerações que frequentam a Biblioteca Alberdi. Busca-se, então, promover o interesse pela leitura compartilhada, a produção intergeracional, a aprendizagem e a socialização. A Biblioteca da época contava com um total de 800 membros ativos e oferecia à comunidade uma oferta de 30 oficinas variadas. Devido ao carácter cultural adquirido, requereu uma reorganização e expansão espacial que lhe permitisse continuar a cumprir a sua função de Biblioteca, bem como ter recintos específicos e delimitados para as diferentes atividades que la acontecem. De forma a identificar os requisitos espaciais, necessidades sociais e problemas específicos, efetuou-se com colegas, levantamentos físicos e materiais dos edifícios, bem como uma análise qualitativa do uso do edifício e, através de exercícios etnográficos, da sua habitabilidade.



Dentro dos recursos que utilizamos para a construcão de cartografías cognitivas, decidimos realizar entrevistas com a Diretora da Biblioteca e membros do Conselho Administrativo, com a Secretaria de Imprensa, dois dos seus funcionarios e com a Bibliotecária da Instituição que trabalha lá há 27 anos. Também fornecemos pesquisas para os líderes das oficinas e aqueles que frequentam as oficinas e são membros da Biblioteca (pais, filhos, alunos). As pesquisas e entrevistas efetuadoas revelariam tanto os desejos e necessidades institucionais, como os problemas espaciais das suas atividades cotidianas, limitações burocráticas e, em alguns casos, o receio de sofrer modificações espaciais ou dinâmicas de uso muito abruptas. Durante os dias de semana, dias de maior movimento, realizamos momentos de observação participante e nos finais de semana realizamos oficinas lúdicas onde a questão espacial era abordada. Durante estes dias realizamos dinâmicas onde se propôs representar o papel de um "guia de biblioteca" para adultos e crianças, que nos convidaram a explorar o espaço a partir das suas percepções construídas e dos discursos pessoais. Em seguida, coletamos seus comentarios sobre os equipamentos, livros, objetos, móveis e edifícios através de papelão - escrito com um conjunto de palavras opostas (GRANDE-pequeno); (Cheio vazio); etc. - e de posticks e círculos coloridos. Assim, convidamos-os a deixarem notas escritas com as percepções particulares de cada um deles. Todos esses recursos nos dariam indicações dessas modificações que poderíamos considerar ao projetar. Como terceira e última proposta, foram entregues cartões coloridos para que pudessem fazer um exercício de imaginação através dos diferentes espaços e expressar seus sentimentos nesses ambientes.



É assim que identificamos um setor-chave, onde hoje existe uma janela interior e um vão no chão que liga visualmente um espaço de leitura, uma sala de espera com computadores e o volume de leitura de histórias infantis para propor um dispositivo lúdico-educativo. Como muitas vezes mães, pais, acompanhantes aguardam seus filhos enquanto realizam as diferentes oficinas ou frequentam a Biblioteca, pensamos ser necessário um espaço / mobiliário para recebê-los com propostas lúdicas e amigáveis. Quem espera, muitas vezes, o faz com bebês que brincam no espaço infantil sem contenção. Por este motivo, a proposta do móvel projetado teria o intuito de proporcionar ao mesmo tempo contenção e liberdade de movimento dentro deste dispositivo.



Como a Biblioteca também recebe aposentados que frequentam a Instituição para ler um pouco em companhia, a intenção do dispositivo seria que todas essas gerações estivessem no setor proposto e no mobiliário. Os espaços gerados a partir deste elemento abrem não só diferentes atividades, mas também o despertar de conhecimentos, encontros inesperados e diálogos sensíveis.

O dispositivo projetado se adapta a situações espaciais reais, aproveitando as dimensões existentes e as necessidades sociais. Partindo da seção das lâminas de madeira aplainadas, combinadas com as placas de osb, e do cálculo da luz resistente para a sua transitabilidade, concebemos um módulo base a partir do qual são expostas as peças particulares do nosso conjunto habitável.

Ficha Técnica

ESTUDANTE DE ENGENHARIA COLABORADOR: ANDRÉS CROSETTI, MAIL: andresc9627@gmail.com

COMPUTAÇÃO DE MATERIAIS:
* OS PARAFUSOS USAM 3 UNIDADES PARA CADA JUNTA STRIP-OSB. SE FORAM COMPUTADAS 134 JUNTAS, PORTANTO, O NÚMERO TOTAL DE PARAFUSOS É DE 402 UNIDADES.
* TIRAS
SE MÓDULOS DE COMPRIMENTO DE 0,305m FOREM SER USADOS E SE 366 MÓDULOS FORAM CALCULADOS, PORTANTO, TIRAS LINEARES DE 110,715m SERÃO USADAS. O COMPRIMENTO DE CADA PONTA ESTABELECIDO PELAS BASES DO PROGRAMA É 3,05m. DESTA MEDIDA, NOSSO PROJETO USARÁ 36 UNIDADES DO MESMO.
* PANELS OSB
SE VOCÊ USAR UM MÓDULO DE 0,305m x 0,305m. SE COMPUTADORES DE 236 MÓDULOS, PORTANTO, SERÃO UTILIZADOS 21,95 m2. AS DIMENSÕES DE CADA PLANO OSB ESTABELECIDO PELAS BASES DO PROGRAMA SÃO 2,44m x 1,22m. DESTAS MEDIDAS, NOSSO PROJETO USARÁ 8 UNIDADES DO MESMO.

Equipe Técnica

Galeria do Projeto

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Galeria Comparativa