Entrar

Pé de Infância – Cria na Paz

O projeto Pé de Infância • Cria na Paz foi desenvolvido pela Allma Hub que é parceira da fundação Bernard van Leer | Urban95 nos projetos de mudança de comportamento e tem a intenção é apoiar o setor público, através das esferas municipais de todo território nacional.
Estruturado em uma caixa de ferramentas com 9 estratégias para reduzirmos agressões físicas, xingamentos e humilhações, contra crianças de 0 a 3 anos, e instrumentalizarmos com práticas de educação positiva.

Resumo do Projeto

O projeto Pé de infância • Cria na Paz é um toolkit que provou ser uma ferramenta poderosa para colaborar com a política pública. Tendo sido pilotado em sete municípios brasileiros (Brasiléia • AC / Campinas • SP / Crato • CE / Jundiaí • SP / Niterói • RJ / Pelotas / RS / Sobral • CE) e mensurado em uma praça teste (Sobral • CE)**. Ele promove a pedagogia da transformação, com conteúdos consistentes confiáveis e prontos para usar, facilita a vida da gestão pública que pode agir de forma mais rápida, atravessando burocracias e morosidades, para resolver esta urgência social.

Para desenvolvê-lo, ouvimos atentamente mais de uma centena de cuidadores e servidores públicos em diferentes municípios e o projetamos por meio da alteridade radical, com base na metodologia da ciência da mudança comportamental, que passa por uma pesquisa formativa, cocriação reunindo diferentes municípios e secretarias e por um pré-teste com lideranças e cuidadores para refinar estratégias, mensagens e formatos.

Os 3 grandes pilares de atuação são:

CONHECIMENTO

1. promovemos a reflexão sobre o quanto somos violentos com as crianças pequenas

ENGAJAMENTO

2. ensinamos a perceber momentos de raiva e de se afastar

3. instrumentalizamos com práticas de educação positiva

CONVERSÃO

4. mudamos as práticas de educar

5. mudamos a norma

As 9 estratégias são:

CONTEÚDO E COMUNICAÇÃO

1. Filmes Cria na Paz

Filme master + 3 pílulas para conscientizar a população, pelo contraponto, sobre o que é educação violenta.

O cuidador é surpreendido por cenas sem senso de adultos agindo absurdamente com outros adultos com a narração de uma criança dizendo o quão estranho é ver gente grande tomando palmada, grito e castigo.

2. Conteúdo para Redes Sociais

15 pílulas (vídeos - cards, posts) - Dicas práticas de como reconhecer a raiva e alternativas positivas para criar na paz.

Pelo WhatsApp, cuidadores recebem dicas práticas e empáticas em vídeos da Elisama Santos de comportamentos substitutos para criar na paz.

3. Conteúdo Impresso

Dicas práticas de como reconhecer a raiva e alternativas positivas para criar na paz (1 cartaz, 1 material de ponto onibus e 1 folheto)

Materiais em pontos de permanência e espera dos cuidadores em suas jornadas de rotina - equipamentos públicos e pontos de ônibus.

4. Dicas para Agenda da Creche

15 dicas para bilhetes na agenda da creche para o cuidador que fomentam o hábito de Criar na Paz e desmistificam o conceito de que violência educa. São entregues na comunicação entre creche e cuidadores.

FORMAÇÃO

5. Kit Capacitação Elisama Santos

Carta convite da secretaria, 1 vídeo aula , certificado customizável, bottom, placa creche, paper oficina escutatória + pílulas para disseminar para os cuidadores (conteúdo online Elisama)

Os servidores são convidados para participar do programa de formação da Elisama Santos sobre educação não violenta e se certificar como polinizador, com conteúdos online e oficinas para cuidadores.

6. Oficinas Escutatórias

Ativação das Oficinas (card + cartaz) para condução de rodas de conversas sobre Criar na Paz pelas creches.

Rodas de conversa nas creches aproveitando o espaço de diálogo entre creche e os cuidadores.

LEMBRETES FÍSICOS

Sempre acompanhado de um Folder informativo de alfabetização emocional e desenvolvimento infantil:

7. Kit Body

Body com mensagem da campanha sensibilizam os futuros pais sobre os benefícios da parentalidade positiva e fomentam o HÁBITO de Criar na PAZ. É entregue ao cuidador (0-6meses), via saúde ou programas de assistência social.

8. Kit Babador

Babador para interromper o ATO da violência na hora da refeição.

É entregue ao cuidador (6 meses-2anos), via creche ou programas de assistência social.

9. Kit Uniforme

Uniforme com mensagens sobre Criar na Paz para convocar ao hábito de Criar na Paz em diversos lugares.

Entregues nas creches (CEIs). Por saturação da exposição social da mensagem nos corpos das crianças, proporcionar o Hábito de Criar na Paz.

O projeto é uma fonte aberta para que os municípios possam assumir o compromisso da não violência com a infância, mas o trabalho de articulação potencializa a implementação e otimiza o uso das ferramentas, e promove a intersetorialidade para que os diferentes agentes públicos trabalhem em sintonia para atingir maior alcance e melhores resultados.

As creches (CEIs) se mostraram o grande disseminador de conhecimento por ser um porta voz de confiança (driver de influência transmissor) e demonstraram destaque no mapa da rede de apoio das famílias. Mas o município pode mapear e usufruir do potencial da intersetorialidade avaliando lideranças, forças e programas já existentes.

Sugerimos a todes o compromisso pessoal de compartilhar este conteúdo valioso com colegas de sua rede para fortalecer esta ação.

*34% redução de práticas violenta de nível alto (gritar, xingar, bater) /23% redução de práticas de violência de nível regular (castigo, ameaçar bater, tirar acesso de brinquedos/tv) /9% de redução na frequência da adoção de práticas v

Ficha Técnica

Mentoria: Ana Paula Marques
Design Gráfico: Keila Akemi
Especialista Convidada / Porta Voz: Elisama Santos
Especialista em Primeira infância: Fernanda Nogueira
Gestão e Design Estratégico: Maria Mazzucchelli
Planejamento e Mensuração: Danielle Areal
Coordenação Articulação: Cice Galloro
Articulação e produção: Mariana Pedrosa
Articulação: Fernanda Nogueira

Equipe Técnica

Galeria do Projeto

' ' ' ' ' ' ' ' '