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Pé em Casa

O projeto Pé em Casa é uma vertente do grupo de extensão Pé na Estrada da FAU-UnB. Criado em 2020, em meio a pandemia de Covid-19, essa vertente produz e disponibiliza atividades lúdico-didáticas com temas voltados para a arquitetura, o urbanismo e a educação patrimonial. Os nossos principais objetivos são a disseminação de informações, o incentivo da interação familiar e o reforço de habilidades cognitivas e motoras das crianças.

Resumo do Projeto

O projeto Pé em Casa foi criado e desenvolvido pelo grupo de extensão Pé na Estrada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Usualmente, o grupo é responsável pela organização e execução de viagens de estudo por cidades brasileiras promovendo, assim, um conhecimento que extrapola a realidade de sala de aula. Em paralelo às viagens, o grupo também promove visitas guiadas por Brasília, denominadas Pé na Esquina, voltadas para a comunidade geral.

Porém, com a chegada da pandemia de Covid-19 em 2020, o grupo se deparou com a suspensão de todas as suas atividades. Dessa maneira, para suprir essa lacuna gerada pela realidade de isolamento social, nasce o projeto Pé em Casa. Esta nova vertente, embasada na educação patrimonial, veio para possibilitar a valorização da Arquitetura, do Urbanismo e de reflexões acerca do patrimônio cultural brasileiro na casa de qualquer família interessada, uma vez que, na realidade brasileira, a educação arquitetônica infelizmente é restrita a um pequeno grupo. Assim, o grupo desenvolveu e publicou cartilhas de atividades lúdico-pedagógicas com foco em educação patrimonial para serem realizadas por crianças a partir de 4 anos de idade e seus cuidadores.

O começo do Projeto Pé em Casa se deu com a publicação de duas cartilhas pensadas para a comemoração dos 60 anos de Brasília. Elas são compostas por um jogo de tabuleiro e um jogo da memória e foram disponibilizadas inteiramente no formato digital no nosso site em abril de 2020 para que todas as famílias que tivessem interesse pudessem baixar gratuitamente, imprimir e aprender brincando sobre um dos nossos principais patrimônios arquitetônicos: a nossa capital. O jogo da memória é baseado em alguns dos principais monumentos arquitetônicos da capital como o prédio do ICC da UnB, a Igrejinha, a Ponte JK, entre outros. Já o jogo de tabuleiro faz um recorte sobre o projeto inicial da capital de Lúcio Costa e promove aos seus jogadores um “passeio” pelo Plano Piloto, remetendo à vertente do Pé na Esquina.

Dando sequência às atividades lúdico pedagógicas do Pé em Casa, foram escolhidos quatro destinos já visitados pelo Pé na Estrada como tema: Recife e Olinda, São Paulo e Belém. Essas três cartilhas apresentam atividades diversas sobre as cidades, suas culturas e patrimônios em que o foco principal é estimular a coordenação motora por meio do forte incentivo para colorir e desenhar presente nelas, razão pela qual nomeamos essa coletânea de cartilhas “Pé para Pintar”. A primeira edição publicada foi a de Recife e Olinda e é recheada de ilustrações em preto e branco, as quais foram publicadas no Jornal de Pernambuco em 2014. Essas ilustrações foram combinadas com atividades sobre comidas típicas e o jogo Recife x Olinda. A segunda edição tem como tema a capital paulista e conta com ilustrações para serem coloridas e textos informativos e descontraídos sobre algumas arquiteturas importantes da cidade como o SESC Pompeia e o MASP. O terceiro destino já visitado usado como temática do Pé para Pintar foi a cidade de Belém e a cartilha conta com informações sobre os importantes patrimônios presentes na cidade, desde a dança Carimbó até lugares de extrema importância histórica e arquitetônica como o Teatro da Paz. Além desses quatro destinos já visitados pelo Pé na Estrada, existem outras três edições das cartilhas do tipo Pé para Colorir que exploram a cidade de Brasília e algumas cidades dos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Norte. A edição mais recente do Pé para Pintar teve como temática algumas cidades do Rio Grande do Norte e foi realizada em parceria com o NUPPE (Núcleo de Prática em Projetos de Edificações do IFRN campus São Gonçalo do Amarante). Além disso, da parceria realizada com a NUPPE, foi criado, também, um jogo de quebra-cabeça sobre a Região Metropolitana de Natal. Além de todas as ilustrações para serem coloridas, atividades lúdicas e textos, todas as cartilhas do Pé para Colorir contam, também, com diversos QR codes que enriquecem a atividade de lazer do Projeto Pé em Casa e promovem uma educação patrimonial dinâmica e divertida para as crianças e seus cuidadores.

Por fim, em nosso site, é possível encontrar todas as edições mencionadas acima juntamente com algumas indicações de leitura e visitas virtuais que complementam o conhecimento das crianças e de seus cuidadores. Dessa maneira, tentamos, com o Pé em Casa, não só manter as atividades e a essência viajante do grupo Pé na Estrada vivos em meio a pandemia e ao isolamento social, mas também alcançar um público que não é o usual das nossas principais vertentes, o público infantil. Com isso estamos contribuindo não só com a educação patrimonial das próximas gerações, mas também com a preservação dos milhares de patrimônios presentes no nosso país, uma vez que serão, agora, (re)conhecidos e, assim, preservados pelas próximas gerações.

Ficha Técnica

COORDENAÇÃO
Professora Ana Paula Campos Gurgel
Professora Gabriela de Souza Tenório
COLABORADORES
Amanda Idala Dias de Oliveira
Amanda Rafaelly Casé Monteiro
Amora de Andrade Machado
Ana Caroline dos Santos Paiva
Anny Caroline Mori Rodrigues
Ariel Freire do Amaral
Isabele Carvalho de Oliveira
Jessica Sousa Duarte
João Victor Brentano Nascimento
João Vitor Lopes Lima Farias
Júlia Lopes Soares
Juliana Albuquerque Campos da Silva
Liara Monique Brito de Oliveira Ramortsua
Martha Jonata Pacheco
Natália Ferreira Valladão
Nina Beatriz de Araújo e Gallina
Pillar Accioly Lima
Vítor Luís Vaz Mendes

Equipe Técnica

Galeria do Projeto

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