Entrar

Porto Alegre na palma da mão: a evolução urbana da cidade para quem (ainda) não é urbanista

Livro que conta de forma leve, divertida e responsável como se formou e se transformou Porto Alegre (RS), desde antes de sua fundação até hoje, destacando momentos importantes da história, espaços fundamentais para a formação da cidade e os diferentes povos que fazem parte dessa história.
A ideia é que as crianças enxerguem a cidade sob seu próprio olhar e compreendam seus significados. Assim a cidade, aos poucos, vai se tornando objeto de interesse e de conhecimento.

Resumo do Projeto

A cidade não se resume a um conjunto de edificações, ruas e praças. Muito mais do que isso, a cidade é o locus de construção da nossa identidade individual e coletiva. É na infância que o processo de identificação com a cidade é potencializado, abrindo suas portas para a estruturação do sentido de pertencimento ao lugar, à sociedade, à cultura.

As crianças, muitas vezes limitadas aos ¨plays¨ e as telas de tablets e celulares, precisam retomar a experimentação dos espaços urbanos para que passem a se sentir relacionadas ao lugar onde vivem e sintam interesse e entusiasmo pela descoberta de novas possibilidades de aprendizado.

O livro Porto Alegre na palma da mão: a evolução urbana para quem (ainda) não é urbanista, busca estimular essa aventura do conhecimento. Em vez de decorar datas e nomes para cumprir uma obrigação escolar, as crianças (de todas as idades) são incentivadas a vivenciar a história da cidade, construindo outra relação com seus espaços urbanos.

Vivenciar é aprender a fazer parte do lugar não apenas espacialmente, mas também social e culturalmente e, ao caminhar pela cidade, guiados pelos roteiros que fazem parte do livro, os pequenos leitores ao mesmo tempo se apropriam de seus espaços, compreendem seus significados e reforçam os seus laços de pertencimento e enraizamento afetivo. A memória, resgatada e apresentada de forma leve, responsável e divertida no livro, emerge de cada canto da cidade e os induz a reinterpretar seu próprio passado, a ancorar sua existência no presente e a construir um futuro mais consciente.

Porto Alegre: a evolução urbana da cidade para quem (ainda) não é urbanista conta para crianças (e adultos) de forma leve, divertida e responsável como se formou e se transformou a cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande Sul desde antes de sua fundação até hoje, destacando momentos importantes da história, como a Revolução Farroupilha e suas consequências no espaço urbano e abordando questões como meio ambiente e mobilidade urbana. A ideia é que as crianças enxerguem a cidade sob seu próprio olhar, compreendam seus significados e percebam que são parte fundamental da história. Assim a cidade, pouco a pouco, vai se tornando objeto de interesse e de conhecimento. O material inclui: o livro (95 páginas) + 10 mapas com os roteiros para fazer a pé sendo 4 no Centro Histórico e 6 em diferentes regiões da cidade + caderno com 4 lendas urbanas que tem como palco o Centro Histórico + 1 cartela de adesivos.

Porque Evolução Urbana para crianças?

O olhar comprometido com as cidades e os centros históricos é fundamental para que tenhamos uma nova geração que valorize, proteja e ame nossas cidades. Para isso o primeiro passo é conhecer a história e os muitos porquês do espaço urbano. Assim a criança se tornará um cidadão com melhores condições de respeitar e participar da vida urbana de forma positiva.

Os Roteiros tem a intenção de levar às crianças às ruas para que elas assimilem pouco a pouco os espaços e as histórias que construíram nosso presente. A cidade deve ser vivenciada e as crianças podem, e devem, criar suas próprias memórias afetivas nas ruas e praças. Afinal, elas num futuro próximo cuidarão das cidades.

É um convite a passear pela cidade. Os Roteiros apresentam 4 percursos no Centro Histórico destacando praças, edifícios importantes e espaços que sofreram grandes transformações (como aterros) e por diferentes bairros propondo visitas a locais fora da rotina das crianças e das famílias e levando a um entendimento maior da própria cidade, percebendo novos bairros e regiões afastadas e suas características, muitas vezes completamente distintas do padrão de bairro que a criança esta acostumada a vivenciar e que faz parte das suas rotinas. A ideia é incentivar a circulação por locais pouco explorados e, ao mesmo tempo, indicar valor e interesse nesses locais.

O caderno com lendas urbanas apresenta, de forma leve e lúdica, 4 lendas que fazem parte do imaginário popular e revelam um pouco da identidade do lugar. Relatam acontecimentos nunca completamente esclarecidos, que assombram e ao mesmo tempo contam histórias que teriam ocorrido na cidade com versões dos menos favorecidos e não oficiais dos acontecimentos. São como passagens no tempo que permitem que a criança enxergue o passado a partir do ponto do vista dos escravizados, da população mais pobre, das mulheres e até mesmo de crianças de outras épocas. As lendas escolhidas têm como base acontecimentos reais e são tão importantes que fazem parte do patrimônio imaterial da cidade.

O livro foi publicado de forma independente, e, no momento do lançamento, doamos exemplares à todas as escolas municipais de ensino fundamental de Porto Alegre.

Ficha Técnica

Ana Paula Alcantara - responsável pela idealização e execução projeto, pesquisa, texto, mapas, gráficos, revisões e organização e gerenciamento do livro, roteiros, caderno de lendas e adesivos e
Bia Dorfman - Arquiteta e urbanista - responsável pelas aquarelas que ilustram o livro.
Eska design e comunicação - responsável pelo projeto gráfico.
Comunicação Impressa - gráfica responsável pela impressão

Equipe Técnica

  • Ana Paula Alcantara - Arquiteta E Urbanista - Autora
  • Bia Dorfman - Arquiteta E Urbanista - Ilustradora

Galeria do Projeto

' ' ' ' ' ' ' ' '