Entrar

Praças para a Primeira Infância

O objetivo do projeto é que todas as idades sejam contempladas nas praças e espaços públicos dos bairros, principalmente a primeira infância, que são as crianças pequenas, de 0 a 6 anos, seus cuidadores e gestantes.

O projeto se concentrou na inclusão de espaços para a primeira infância em 6 praças, e seu entorno imediato, em bairros de baixa renda da cidade de Aracaju, e teve como norte ser um projeto possível de ser escalado e levado para outras praças da cidade.

Resumo do Projeto

O objetivo do projeto é que todas as idades sejam contempladas nas praças e espaços públicos dos bairros, principalmente a primeira infância, que são as crianças pequenas, de 0 a 6 anos, seus cuidadores e gestantes.



O projeto se concentrou na inclusão de espaços para a primeira infância em 6 praças, e seu entorno imediato, em bairros de baixa renda da cidade de Aracaju, e teve como norte ser um projeto possível de ser escalado e levado para outras praças da cidade. Pensando nisso, incluímos elementos simples, de fácil execução, baixo orçamento e utilizando materiais conhecidos locais.



O desenho parte de uma leitura urbana dos bairros, entendendo que os serviços públicos, - escolas, postos de saúde, maternidade, centros de assistência social -, também são espaços públicos, e precisam estar conectados à uma rede que favorece o acesso, o caminhar e o bem estar das famílias que usam esses espaços.



Queremos bairros com serviços públicos de qualidade e ruas com calçadas largas e travessias seguras que favoreçam as famílias. Os cuidadores das crianças pequenas vão todos os dias caminhando para a escola, vão com frequência aos postos de saúde, eles precisam chegar com segurança, com conforto. E eles podem chegar brincando, cantando, conversando com seus filhos. Um bairro seguro, confortável, brincante, é um bairro amigo da infância.



Para isso, unimos as praças e os serviços públicos por meio de rotas caminháveis e lúdicas. Desenhamos equipamentos e espaços ao ar livre que podem ser usados por famílias com crianças pequenas. Brinquedos baixos, na escala dos menores, que propiciam os desenvolvimentos cognitivos e motores próprios da idade. Lugares de sombra e descanso para os cuidadores, lugares de contato com a natureza e materiais naturais, com diferentes texturas.



A solução final foi pensada em 3 camadas: primeiro garantir o acesso, às praças e aos serviços, conectando tudo com rotas acessíveis, depois, com grafismos interativos garantimos a ligação dos espaços públicos com os serviços de maneira lúdica. E, por último, nas praças garantimos equipamentos que sirvam tanto às crianças pequenas e suas diferentes fases de desenvolvimento, quando que deem apoio aos cuidadores e educadores.



Dessa maneira unimos nos bairros os serviços essenciais às famílias, os caminhos diários e os espaços de relaxamento, de brincar e estar próximo à natureza, construindo assim centralidades da infância. Zonas do bairro onde as crianças pequenas e suas famílias são prioridades, onde veículos e afetos possam florescer e comunidades sejam fortalecidas.

Ficha Técnica

Autoria: Ateliê Navio
Responsável: Ursula Troncoso
Colaboradores: Talitha Rodrigues, Geovanna Ramos

Galeria do Projeto

' ' ' ' ' ' ' ' ' '

Galeria Comparativa