Entrar

Pré-Natal do Trânsito

Acidentes de trânsito representam um sério problema de saúde pública no Mundo, em especial Brasil. Podem ser prevenidos através da conscientização e uso dos equipamentos de proteção. Este projeto tem o objetivo capacitar profissionais de saúde em educação e segurança viária para que durante consultas de pré-natal, o tema seja abordado pela equipe de saúde que assiste à gestante. Com informações preventivas espera-se diminuir acidentes, letalidade com gestantes e crianças de 0 a 10 anos.

Resumo do Projeto

Lesões causadas pelos acidentes de trânsito constituem em sério problema de saúde pública, causa elevados custos humanos e sociais. Principais causas de morte por traumatismo, 10° causa de todas as mortes e 9° causa de morbidade em todo o mundo.(OMS) Muitas dessas lesões e mortes podem ser prevenidas por dispositivos de segurança. Vários fatores contribuem para esta realidade: aumento do número de veículos, falta de manutenção veicular, imprudência de motoristas. No mundo se aplica e pratica a Visão Zero: forma de compreender e desenvolver um sistema seguro de mobilidade com alicerce na: educação, engenharia viária e esforço legal, e que nenhuma morte prematura é aceitável, entendendo que a vida humana é a principal prioridade. Durante a gravidez, acidentes de trânsito representam motivo mais constante de hospitalização: >60% mecanismo de trauma e a principal causa de óbito fetal relacionada a trauma materno >80. Acidentes esses com mulheres gestantes pela falta do cinto de segurança, ou não uso dos equipamentos de proteção individual. No pós gestação, a letalidade entre crianças de 0 a 10 anos é a 2° maior no mundo por acidentes de trânsito(OMS), por falta do uso do equipamento de retenção infantil e não uso dos equipamentos de segurança individual quando na moto ou bicicleta. O cinto de segurança é um dispositivo que serve para proteger a vida da gestante e diminuir as consequências dos acidentes. Impede a projeção do corpo à frente. Passageiros sentados no banco traseiro, sem os cintos de segurança, colocam os outros e se colocam em perigo. O uso do cinto de segurança, pela gestante, no banco traseiro, é menor que no banco da frente. Muitas gestantes pensam que usar o cinto de segurança é perigoso e que pode ser prejudicial para o feto, porém, na realidade, o seu uso confere proteção na imensa maioria das ocasiões. A não utilização do cinto de segurança, ou a utilização incorreta, aumenta 7 vezes a mortalidade materna e em 4, a fetal. Grávidas que não usam cinto de segurança, envolvidas em acidentes, apresentam maior probabilidade de gerar filhos com baixo peso ao nascimento e partos 48 horas após o acidente do que aquelas que fazem o uso apropriado do mesmo, apresentam 2 vezes mais hemorragias no parto, e os óbitos fetais são 2,8 vezes mais frequentes.(OPAS) Nas motos e bicicletas os acidentes e traumas são maiores, levando a letalidade. No artigo 65 do CTB o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos em todas as vias públicas do país. O CTB não registra nenhuma restrição que impeça grávidas de usarem o cinto de segurança. O projeto tem o objetivo de capacitar profissionais de saúde em educação e segurança viária conscientizando gestantes sobre a importância do uso do cinto de segurança, dos equipamentos de proteção individual quando a locomoção é por moto, ou bicicleta, uso do equipamento de retenção infantil no carro e o deslocamento da criança em outros modais, fomentando a conscientização quanto a mudança de atitude de cada um.Pretende-se promover uma maior conscientização e comunicação sobre a gestação e o trânsito, através do pré-natal construindo uma visão crítica, participativa e cidadã sobre a mobilidade, almejando nova relação com a cidade onde vivem e circulam conhecendo os riscos e agindo de forma preventiva. O público alvo são as gestantes e cuidadores de crianças. As capacitações dos profissionais de saúde em Saúde/Educação para o Trânsito terá caráter exploratório coletivo com aprendizado significativo/colaborativo, pois é assunto de âmbito social e características inovadoras. As capacitações serão realizadas de forma multisetorial. Com informações preventivas pretende-se diminuir os acidentes e a letalidade com gestantes e crianças de 0 a 10 anos, estimulando uma gravidez mais segura, preventiva através da mudança de comportamento. A gestante será multiplicadora das informações em seu convívio, e assim alcançaremos a mudança de comportamento e a interação: cidade e mobilidade com um novo olhar, inclusivo à 1°infância. Considerando a mobilidade da cidade, teremos impacto positivo no respeito à legislação e sinalização viária e consequente diminuição de acidentes e letalidade. Como indicadores de resultados teríamos a adesão das unidades de saúde, hospitais, os profissionais que fazem o pré-natal ao projeto, adesão das gestantes, mudança de comportamento, diminuição de acidentes e letalidade, diminuição de entradas nas emergências de hospitais por este tipo de trauma. Pretende-se com o Pré-Natal do Trânsito transformá-lo em uma política pública construída com a participação direta da sociedade, assegurando o direto ao programa alicerçado na saúde e educação com adesão dos envolvidos e viabilizado por meio da Prefeitura de Niterói pelo SUS e a mudança de paradigma da mobilidade urbana com um "olhar 95cm".

Ficha Técnica

A ficha técnica do projeto será multisetorial, com profissionais da saúde, comunicação, mobilidade, gestão e educação para o trânsito que em conjunto realizarão as capacitações com os profissionais de saúde com base nos pilares de segurança viária, legislação de trânsito, educação para o trânsito, mobilidade ativa e sustentável, e em conjunto montarmos uma agenda de inclusão do tema segurança viária e educação na realização do pré-natal, que deve começar assim que a mulher descobre que está grávida. Estas consultas devem ser realizadas 1 vez por mês até as 28 semanas de gestação, de 15 em 15 dias das 28ª até a 36ª semana e semanalmente a partir da 37ª semana de gestação.
O pré-natal tem como fundamento a prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. Neste contexto acrescentaremos a conscientização e informações de segurança viária e educação. Com esse intercâmbio de experiências e conhecimentos consideramos a melhor forma de promover a compreensão do tema às gestantes e cuidados pós-gestação, e em consequência a diminuição de acidentes e letalidade com gestantes e crianças de 0 a 10 anos.
Quem somos nós:
Envolvidos diretamente:
Priscilla Lundstedt Rocha - Educadora de Trânsito, Coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito da NITTRANS, na Prefeitura Municipal de Niterói. Especialista em Gestão, Educação e Segurança no Trânsito. Possui graduação em Direito e Filosofia, Mestrado em Filosofia do Direito pela Freie Universität Berlin e mãe da Cecília Milagros(6).

Allyssan Mansano- Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Anhaguera. Atua há 2 anos da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da NITTRANS, na Prefeitura Municipal de Niterói e entusiasta da educação e da primeira infância.

Monique Carvalho – Especialista em Cerimonial Público atuando durante 4 anos. Cursando Administração e atualmente trabalhando na Coordenadoria de Educação para o trânsito da NITTRANS, na Prefeitura Municipal de Niterói, entusiasta da primeira infância e mãe de três meninas: Manuela(12), Luiza(6) e Maya(4).

Helena Porto- Arquiteta pela Universidade Federal Fluminense, com extensão universitária em Arquitetura Paisagística (Landscapearchitecture) pela Technische Universität München – na Alemanha. Atua desde 2018 na Prefeitura Municipal de Niterói na Coordenadoria Niterói de Bicicleta, aonde atualmente é diretora de EDUCOM – Educação e Comunicação e mãe do Paco(2).

Betina Araujo- Arquiteta pela Universidade Federal Fluminense ,com extensão universitária em Arquitetura e Urbanismo pela Bowling Green State University - Ohio, Estados Unidos .Cursando MBA em Gerenciamento de Projetos pelo LabCEO – Universidade Federal Fluminense. Atualmente é diretora do Departamento de Urbanismo na Secretaria de Urbanismo e Mobilidade do Município de Niterói, coordenando o Departamento de Urbanismo e colaborando com o desenvolvimento de projetos relacionados a intervenções urbanísticas. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em licenciamento urbanístico e planejamento urbano. Com experiência em acompanhamento de obras e restaurações empresarias e residenciais.

Maria Angélica Duarte Silva - Assistente Social, especialista em planejamento, educação e avaliação em saúde, Mestre em Saúde Coletiva pela UFF. Atualmente Subsecretária de Gestão de Redes da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Niterói.
Maria José Soares Pereira - Assistente Social pela UFF, Especialista em gestão e mestre em gestão de saúde pela UERJ. Servidora pública da Fundação Municipal de Saúde de Niterói. Atualmente gerencia do Projeto Escola da família eixo prevenção do Pacto Niterói contra a Violência.

Outros envolvidos:
Valéria Braga- Profissional com ampla experiência em planejamento e gerenciamento de programas e projetos nas diferentes áreas de desenvolvimento local, de forma integrada e sustentável. Atualmente secretária Municipal de Gestão e Projetos da Prefeitura de Niterói.

Mariah Araújo- Jornalista, social media e gerente de relacionamento. Atualmente Coordenadora de Comunicação da Seconser/Gerente de relacionamento com o cidadão e da cooperação com o Colab e mãe da Maria Flor (2).

Kallena Lima – Engenheira em Recursos hídricos e do Meio ambiente pela UFF. Atualmente Assessora de Projetos da Prefeitura de Niterói.

Galeria do Projeto

'