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Rota Escolar Amigável

O Rota Escolar Amigável é uma iniciativa do A Pezito que reúne estudantes do ensino fundamental a fim de trazê-los ao protagonismo na cidade para desenvolver a percepção do espaço e pertencimento, relações com a vizinhança, mapeamentos e práticas acerca da micromobilidade para tornar o entorno da escola mais inclusivo. Desde 2014, o A Pezito incentiva os direitos e a participação da criança na cidade por meio de experiências a pé e de bicicleta para fortalecer a cidadania, saúde e convivência.

Resumo do Projeto

Para o A Pezito, é essencial entender a mobilidade urbana não apenas como o deslocamento de pessoas e bens, mas como vetor de acesso, educação e promotor da diversidade. É preciso pensar como incluir as crianças e cuidadores nas políticas urbanas e nas soluções de deslocamento. A escola, por sua vez, ambiente que abriga as crianças na maior parte do tempo, é um elo entre a cidade e a comunidade sendo um espaço de cidadania e aprendizado. É neste âmbito que o projeto Rota Escolar Amigável se desenvolve por meio de um processo de pedagogia urbana com técnicos e gestores do poder público, crianças, cuidadores e colaboradores de uma escola, além da comunidade local, a fim de realizar um diagnóstico coletivo sobre a inclusão das crianças nas políticas urbanas de micromobilidade e consolidar bases para a prototipação de um jogo colaborativo e replicável. Sendo uma atividade prazerosa, o jogo propicia uma zona de trocas e diálogo em que todas as pessoas são iguais e estão em prol de um objetivo comum. Por ser uma ferramenta inclusiva, de mobilização e transformação, alcança mais pessoas nos processos de pensar e fazer as cidades, entendendo que não há uma única resposta para as demandas da cidade, nem uma única técnica de planejamento urbano. Entre os objetivos específicos o projeto visa: ativar uma rede de atores em prol do fomento da micromobilidade com foco no uso de bicicletas; fortalecer a consciência cidadã das crianças e cuidadores e equalizar o diálogo em um campo no qual técnicos, acadêmicos, gestores e a população consigam apreender, cocriar e implementar soluções para os diferentes territórios. Dessa forma, se vislumbra alcançar a segurança e bem-estar das crianças e familiares nos trajetos diários realizados a pé e de bicicleta de casa para a escola e vice-versa. É nítido que os espaços públicos e os sistemas de mobilidade podem ser encarados como desafiadores para as crianças e cuidadores, mas, por outro lado, podem contribuir no desenvolvimento integral das crianças, na medida que a presença das mesmas na urbe é primordial para uma transformação dos modos de habitar. A qualidade dos deslocamentos no espaço urbano e as experiências proporcionadas podem mudar comportamentos e transformar sociedades gerando áreas mais vivas, democráticas e inclusivas. A implementação do projeto aconteceu pelo êxito no mapeamento de atores, reunindo diversos perfis da sociedade para descentralizar o poder e garantir adesão, transparência e fiscalização. A aceleração ocorreu devido a seleção no edital Vai Longe, promovido pela TemBici, que mediou a participação da prefeitura de Salvador (BA), juntamente com a Saltur (secretaria de turismo), movimento Salvador Vai de Bike e representantes do trânsito, sustentabilidade, ordem pública e planejamento urbano. A escolha do colégio se deu pela aproximação pré-existente do A Pezito com a Rede Brasileira de Urbanismo Colaborativo e consequentemente com a iniciativa local Canteiros Coletivos que já havia desenvolvido atividades na Escola Municipal Sociedade Fraternal, reforçada ao alinhamento à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e ao fato de 94% das crianças irem a pé para a escola diariamente, em condições adversas ao pedestre. A gestão e comunidade escolar, familiares dos alunos, associações locais, moradores e público em geral também participaram, reunindo 456 pessoas, de junho a setembro. O ciclo pedagógico foi composto de quatro oficinas presenciais com as turmas da manhã e tarde do quarto ano do Ensino Fundamental I, totalizando 46 crianças participando nos eixos Percepção, Reconhecimento, Cocriação e Ação para soluções processuais em torno da micromobilidade e cidadania e equalização do diálogo entre crianças, técnicos e gestores da administração pública e sociedade civil. Paralelo às oficinas, houve uma série de encontros e reuniões virtuais para alinhamentos. O marco de celebração e encerramento do processo contou com uma ativação na escola no Dia Mundial Sem Carro. A ativação foi formada por um circuito de bicicletas da Tembici para crianças e adultos, café da manhã coletivo, palestra sobre educação no trânsito, atividades de pintura e desenho, e produção de painéis informativos sobre a data. As atividades evidenciaram a valorização da democracia, da inovação cidadã, da coesão social e da exploração pelo brincar para pensar, conceber e produzir cidades, uma vez que se uma cidade é boa para as crianças, é boa para todos. Outro ponto que demanda reflexão e ação é que a mobilidade não deve ser neutra em relação às questões de gênero, raça, faixa etária e classe social. Cada vez que se escolhe investir recursos escassos em infraestruturas que priorizam as tomadas de decisão feitas de cima para baixo, com foco no transporte individual motorizado e que desconsideram a participação ativa das crianças, está se fazendo uma escolha que impacta não só em piores padrões de deslocamento e desenvolvimento urbano para todos, mas em uma maior desigualdade de acesso à cidade.

Ficha Técnica

Patrocínio: Tembici
Parceiros: Escola Municipal Sociedade Fraternal, Prefeitura de Salvador, Movimento Salvador vai de Bike, Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Secretaria de Ordem Pública (Semop), Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).
Crianças: Ana Leticia Nascimento De Souza, Arthur Guimaraes Souza, Bruna Fonseca Soares, Caroline Evangelista Dos Santos, Cauane Paixao Sapucaia De Jesus, Chrislani Melo Silva, Clara Rebeca Da Silva Santana, Cristian De Jesus Alves, Daniel Jesus Dos Santos Lima, Davi De Jesus Evangelista, Davi Santos De Carvalho, Diogo Dos Santos Passos, Douglas Bezerra De Jesus, Douglas Da Silva Carvalho, Estefany Dos Santos Sousa, Francielle Correia Gomes, Gian Lucas Da Silva Ferreira, Guilherme Aragao Nunes, Iran Michael Goncalves De Jesus, Israel Ferreira Souza, Jhonatan Correia Soares, Jhonatan Santos Varjao, Jonathan Vasconcelos Da Cruz, Jose Artur Jovino Da Silva, Kauan Dias Brito De Almeida, Levy Oliveira Correia, Luma Andrade De Jesus Batista, Maicon Santos Santana, Maria Luiza Cerqueira De Sena, Miguel Alexandre Serravale Santos, Nicolle Vitoria Souza Dos Santos, Oliver De Sena Malvar, Pedro Henrique Cardoso De Andrade, Pedro Henrique Do Carmo De Oliveira, Rauan Reison, Jorge Rodrigues, Ravi Oliveira Da Paixao Pardo, Rayssa Emanuele De Freitas Nascimento, Renan Santos Reis, Samuel Santos Nascimento, Tainan Vinicius Almeida Lima, Thayla Sophia Fontes Miranda, Vanildo Dos Santos Almeida, Vinicius Dos Santos Gomes, Vitoria Passos Da Gama, Wallacy Soares Rosa, Yan Adriel Cruz Barbosa. Colaboradores: João, Júlio, Hilda, Ermita, Valdeir, Nadja, Elenilda, Jânio, Allan, Floro, Paulo, Maiara, Elisabeth, Eduardo, Aroldo, Liana, Nathalia, Danielle, Marcos, Suraia, Alex, Mãozinha e Débora Didonê

Equipe Técnica

Galeria do Projeto

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