Entrar

SETRAN Educa

O projeto tem o intuito de promover uma renovação nas ações voltadas para a educação, mobilidade urbana e boas práticas no trânsito, ensinando desde cedo noções de sinalização, uso correto da faixa de pedestre e cinto de segurança. Nele conseguimos aplicar logo na primeira infância, os valores relacionados à vida em sociedade, comportamento no trânsito, respeito ao próximo e solidariedade. Trabalhar despertando nas crianças uma postura mais consciente, sendo possível estabelecer uma nova cultura

Resumo do Projeto

O projeto iniciou em 24 de Março de 2022. Atendendo crianças da primeira infância com a faixa etária entre 04 e 06 anos, regularmente inscritas na rede de ensino municipal da sede de Sobral e seus Distritos. Além da rede de ensino particular da cidade, caso demonstrem interesse em participar do projeto.

No que tange aos objetivos qualitativos, os pilares do projeto são:

a) Promover educação para o trânsito através de atividades pedagógicas com base no sociointeracionismo utilizando o lúdico;

b) Estimular hábitos e comportamentos por meio de observações em situações do cotidiano, como, roda de conversas, momentos de descontração que possuem o intuito de conscientizar e transformar o conhecimento e comportamentos em ações;

c) Orientar através de atividades lúdicas crianças acerca das boas práticas no trânsito.

A visitação possui a duração de 01 hora, inserida dentro da carga horária escolar agregando as áreas didáticas da educação infantil: Os campos de experiência.

O eu, o outro e o nós; Inicio em que a criança começa a compreender o que é autoconhecimento, e ter à noção de respeito ao próximo.

Corpo, gesto e movimento; A criança irá construir, nesta etapa, uma linguagem não verbal como forma de expressão, exemplos: linguagem corporal, gestos, pinturas, esculturas, dança e dentre outros...

Traços, sons, cores e formas; Prioriza nesse campo de experiência o contato dos educandos com os diversos tipos de manifestações culturais, artísticas e cientificas, assim o aluno vai desenvolver o seu pensamento critico.

Escuta, fala, pensamento e imaginação; Já esse campo o aluno tem contato com a linguagem, e a conexão que ela faz com a imaginação. As crianças através do contato com livros e contações de história, desenvolvem seus raciocínio e opinião.

O programa está estruturado nesses quatro campos de experiência, que possibilitam às crianças, através da prática das citadas atividades, a expansão de seus conhecimentos sobre a nossa temática que é de grande importância, e através delas, fortalecerem seu pensamento critico e assim também transmitem sua visão sobre o comportamento dos indivíduos em movimento.

As maiores inovações estão no quesito metodológico, e de como são repassados os conteúdos as crianças, qo que dá através de pontos que podem ser elencados:

• Dinâmicas e slides interativos, contações de histórias novas e participativas.

• Ambientação da sala toda voltada para a temática abordada.

• Eventos voltados ao público da primeira infância, que trabalhe o contexto estudado em sala.

Com prazo de duração ilimitado. Entendemos que o projeto tem objetivo trazer um contínuo atendimento para os alunos da rede de ensino municipal e no processo de construir a formação educacional das crianças trazendo conceitos e valores como empatia, compreensão e respeito, formar melhores cidadãos e futuros condutores mais conscientes do seu dever e capazes de promover um trânsito mais seguro.

O contato com o público alvo acontece durante todo o ano. Antes do programa, os contatos eram eventuais e só ocorriam em meses de conhecidas atividades voltadas ao trânsito como o Maio Amarelo ou em setembro com a Semana Nacional do Trânsito. Até o momento este projeto teve em seus meses de execução; 138 aulas, 16 escolas atendidas com alcance de 1.757 alunos atendeu (mil setecentos e cinquenta e sete) crianças em 2022, onde a projeção de início era menos de metade destes atendimentos no mesmo período. E em 2023 esperamos alcançar 3.000 (três mil) alunos.

Ficha Técnica

Diretamente, contamos com o Núcleo de Educação ao qual o Projeto está vinculado, que conta com uma coordenação, uma gerência e uma assistência técnica, todos integrantes da Secretaria do Trânsito e Transportes, além de uma pedagoga, que foi treinada e cedida pela Secretaria da Educação, através da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional - ESFAPEGE.

Como parceiros estratégicos, conta-se com algumas instituições e secretarias municipais, que contribuem com aporte dos mais variados, desde transporte de alunos ao forneciemento de material e atualização e treinamento dos profisisonais:
• Secretaria Municipal de Educação de Sobral – SME; que disponibilizou pedagogos, mobiliário e material pedagógico, bem como estreita o acesso aos diretores e coordenadores das escolas para a plena execução de planejamento;
• Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer – SECJEL; fornece os materiais para atividades recreativas das dinâmicas;
• Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN;
• Serviço Social do Comércio – SESC, e;
• Secretaria Municipal de Saúde – SMS.

Equipe Técnica

  • Francisco Wilson Linhares Parente Alves
  • Paulo Antônio Ferreira Capote
  • Janiele Cunha Matos

Galeria do Projeto

' ' ' ' ' ' ' ' ' ' '