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Conexão e sociabilidade do espaço: Rede de praças entre os centros educacionais do bairro Guanabara em Joinville, SC

O tratamento ao nível do pedestre costuma ser esquecido mesmo que seja nele onde se concentra a vida urbana. Mais do que isso, é ali onde a relação entre a criança e a comunidade pode ser criada e fortalecida. Como resultado da pesquisa desenvolvida a respeito dos espaços públicos, esse trabalho propõe a criação de uma rede de praças conectadas entre centros educacionais em um bairro selecionado da cidade proporcionando um espaço urbano caminhável e favorável a socialização.

Resumo do Projeto

O descaso perante os espaços públicos é uma problemática presente em cidades pelo mundo todo. Esquecem-se do tratamento ao nível do pedestre, onde concentra-se a vida urbana e a vivência da criança. Joinville (SC), assim como boa parte dos centros urbanos brasileiros, recebeu o reflexo das correntes funcionalistas e passou por um processo de modernização o qual resultou em seu espraiamento, na redução da qualidade das praças, na ausência de espaços que acolham a crianças e na priorização dos carros como meio de transporte. Hoje, seus espaços públicos são, em sua maioria, genéricos, pouco arborizados, escassos e isolados uns dos outros.



São nos espaços públicos onde ocorre a maior parte da troca entre pessoas de uma mesma comunidade e é justamente nessa esfera onde as crianças são capazes de criar uma conexão com a sua cidade. Dessa forma, esse projeto, por meio da criação de uma rede de conexões entre as praças e centros educacionais de um bairro da cidade, procura estimular o uso frequente da rua e instigar a apropriação dos espaços públicos pelas crianças do bairro, avivando a vida social da comunidade no seu âmbito físico e afetivo. A fim de chegar no objeto final, o processo de pesquisa e projeto foi composto por sete metodologias, as quais estão agrupadas em 3 momentos do trabalho: embasamento, diagnóstico e projeto.



O bairro escolhido foi o Guanabara, e tal escolha foi feita com base na análise de três elementos essenciais para um bom funcionamento de um espaço público: pessoas, atividades e espaços. O bairro escolhido localiza-se logo abaixo da região central e possui uma densidade intermediária entre aqueles mais e menos densos, com 4.916 hab/km². Há nele alguns pontos de atividades comerciais e de serviços mais intensas, assim como locais onde predomina o uso residencial. Por fim ele possui 5 praças, comparado a média de 2 por bairro, e há pequenos e grandes vazios em toda a sua extensão.



Por meio do diagnóstico em meso-escala, foi possível perceber claramente quais são as vias de maior fluxo e movimento de pessoas, assim como identificar o caráter de cada localidade do bairro. Foi observado a grande quantidade de centros de educação, desde creches até escolas estaduais, em todo o seu perímetro. Além desse ponto, outro fato importante é ele ser um bairro predominantemente residencial, com dinâmicas internas muito voltadas a pequenas caminhadas. Buscando conectar todas as escolas e alguns outros pontos de destaque, como o posto de saúde, o traçado da rede foi definido. Intercalando entre ruas de baixo fluxo e trechos de ruas principais, o enfoque foi sempre o conforto do pedestre e o estímulo a caminhar, em especial da criança, por entre as ruas do bairro.



Com as ruas da rede já selecionadas, foi analisado onde era necessário implantar as novas praças. Considerando o raio máximo de 500 metros entre praças, foram selecionados 15 espaços, locados nos terrenos baldios próximos aos pontos de interesse, para integrar a rede, incluindo 3 praças já existentes. Elas foram, então, categorizadas em 5 grandes grupos (lúdica recreativa, gastronômica, artístico cultural, esportiva e de contemplação e descanso). Os grupos foram definidos sempre com o enfoque na criança moradora do bairro e a distribuição desses foi de acordo com os usos próximos de cada praça proposta.



Por fim, esse trabalho termina com o desenho urbano de um trecho do percurso como uma forma de exemplificar o caráter a ser seguido no decorrer de toda a rede. Esse percurso foi traçado partindo da praça 01, preexistente e tradicional no bairro, continua em direção ao centro de educação infantil e percorre as ruas internas deste trecho até chegar à praça 02, proposta na rede de praças. Enquanto a praça 1 segue o uso já existente em seu espaço e foi apenas requalificada com o uso lúdico recreativo; a praça 2 foi totalmente projetada seguindo o uso gastronômico proposto. Em todo o percurso foi implantado elementos que fortalecem a identidade da rede e qualificam o espaço para o caminhar e a permanência das pessoas. O programa resume-se em passeio, ciclovia, espaço de descanso, bancos, jardins, central de apoio, playgrounds e quiosques para feira. Um padrão de piso que partiu da imagem de um cesto indígena foi replicado por todo o trajeto, com variações entre locais de permanência e de passagem. Outras decisões, como o mobiliário banco/canteiro e a cor rosa de destaque são alguns outros elementos base que ajudaram a constituir a identidade da rede.



Respondendo às definições iniciais do projeto e as diretrizes estipuladas, o projeto buscou ser uma resposta a necessidade de espaços para o convívio dos moradores locais, em especial da primeira infância. Por meio de elementos arquitetônicos e de desenho urbano, o projeto deu forma ao conceito definido e foi capaz de responder às demandas locais.

Ficha Técnica

Rosa, Júlia de Oliveira
Conexão e sociabiliadde do espaço: criação de uma rede de praças para o bairro Guanabara (Joinville, SC) / Júlia de Oliveira Rosa — Joinville, 2020.
65 p. : fig; fotograf; graf; map; tab; plant; outros; color.
Orientador: Marianne Medeiros Gomes
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Centro
Universitário Católica de Joinville/SC,Curso de Arquiterura e Urbanismo.
Inclui bibliografia.
1. Praça-rua. 2. Espaço público. 3. Projeto urbano-comuniade
I. Gomes, Marianne Medeiros orient. II. Título
CDD 711.4

Galeria do Projeto

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