sobre a plataforma arbo
A plataforma arbo é uma ferramenta tecnológica desenvolvida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para divulgar e conectar boas práticas em projetos, programas e políticas públicas relacionados à atuação do arquiteto e urbanista. Seu objetivo é publicar projetos, pesquisas e documentos em diversas áreas da arquitetura, como a qualidade dos espaços públicos, mobilidade urbana, meio ambiente e habitação de interesse social. Todos esses aspectos estão alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana da ONU.
A plataforma busca estabelecer parcerias para articular conhecimento, permitindo que gestores de instituições públicas e privadas encontrem bons exemplos, aprendam novas práticas e compreendam as mudanças nas esferas urbanas, sociais e econômicas relacionadas à arquitetura e ao urbanismo. A plataforma arbo se destaca como um ambiente virtual que utiliza tecnologias para aprofundar o conhecimento dentro do território, linguagem e complexidades culturais e territoriais.
O nome arbo, simples e sonoro, é inspirado visualmente em uma árvore frondosa, com galhos numerosos que se ramificam em diversas direções e perspectivas. A plataforma cresce e se fortalece a cada novo projeto compartilhado.
sobre o iab
Fundado em 1921, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) é uma entidade de livre associação de arquitetos e urbanistas dedicada a temas de interesse da profissão e da cultura arquitetônica, bem como suas relações com a sociedade. Sendo a mais antiga instituição na área de arquitetura e urbanismo no Brasil, o IAB contribuiu historicamente para a formulação dos capítulos da política urbana expressos na Constituição Federal.
Entre suas bandeiras, destaca-se a garantia irrestrita do direito à cidade, incluindo a construção de territórios inclusivos para crianças e jovens, garantindo sua escuta, participação e reconhecimento como cidadãos. Para efetivar essas ações em políticas públicas, o IAB promove debates com a sociedade civil e gestores de diferentes setores, investindo na produção de conteúdos e contando com uma rede qualificada de arquitetos e urbanistas em departamentos estaduais presentes em todos os estados do Brasil.