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Espaços Públicos que Educam Ambientalmente

O fortalecimento da cidadania ambiental é um dos primeiros passos e pilares para a construção de uma cidade sustentável e amiga de seus habitantes; para isso são desenvolvidos os Espaços Públicos que Educam Ambientalmente. Esta iniciativa consiste no mapeamento constante de espaços potenciais de transformação cidadã que possuem um conjunto de critérios que permitem um trabalho colaborativo para a renovação ou implementação de espaços de calma e finalidade ambiental.

Resumo do Projeto

A Organização Mundial da Saúde recomenda que as cidades tenham no mínimo 9m2 de área verde por habitante, pois essa característica está associada à melhoria da qualidade de vida por ser um sintoma da qualidade ambiental de uma cidade; no entanto, Lima mal ultrapassa os 3m2 por habitante. É por isso que a estratégia “Espaços Públicos que Educam Ambientalmente” nasceu como um mecanismo de resposta rápida, fácil de executar e que contribui não só para a implementação de novos ou melhorados espaços verdes mas também tenta contribuir para a criação e / ou reforço de a ligação entre a natureza urbana e as crianças.

A estratégia está comprometida com uma revolução verde colaborativa entre o Município Metropolitano de Lima e os moradores das áreas circundantes aos espaços priorizados para intervir, desta forma busca que as transformações e melhorias implementadas sejam sustentáveis ​​por meio do uso, cuidado e vigilância do vizinhos que colaboraram na implantação.

Assim, iniciativas têm sido desenvolvidas em relação a quatro espaços da cidade:

1. Pasaje Teniente Paiva: Este local servia de estacionamento para carros durante todo o dia e a sensação de insegurança aumentava. Diante disso, Rosário Vásquez, moradora do trecho, articulou-se com seus vizinhos e também com os responsáveis ​​pelo município; Como resultado desta ligação e aproveitando a vontade dos vizinhos para trabalharem na transformação da passagem, os carros foram retirados, a infra-estrutura melhorada, o plantio de árvores, a implementação de mobiliário urbano de baixo custo e a muralização de as paredes. Da mesma forma, foram realizadas ativações e oficinas na passagem para convidar moradores, meninos, meninas e seus cuidadores a desfrutarem do espaço. A adoção de árvores também foi realizada por meninos e meninas, com o objetivo de criar um compromisso ambiental com o meio ambiente, de forma que seu vínculo e empatia fossem desenvolvidos.

2. Balcón Verde: A implementação deste espaço surgiu em resposta ao pedido dos membros do Conselho Ambiental de Meninas e Meninos do MML para que tivessem espaços lúdico-informativos com temática ambiental dirigida às crianças. Foi identificada uma sacada do Mercado Municipal Ramón Castilla, que foi abandonada por falta de limpeza e acúmulo de lixo. Após várias sessões com o Conselho Ambiental sobre o desenho da transformação do espaço, iniciou-se a implementação da varanda com a colocação de bancadas e canteiros para poder plantar plantas acompanhadas de módulos de identificação. Este espaço foi criado para ter um núcleo verde dentro do Centro Histórico de Lima e foi pensado levando em conta a visão da infância como insumo básico para sua implantação, de forma que possa ser compreendido e usufruído pelo grande público.

3. Meu Primeiro Espaço Verde: Em acompanhamento à implantação de móveis no Wawaparque da AA.HH. Jardín Rosa Santa María em Barrios Altos, esta estratégia foi desenvolvida a partir de um mapeamento inicial casa a casa de todo o bairro para identificar o número de famílias que tinham filhos de 0 a 6 anos em casa e foram convidadas a participar nas atividades. Com essas informações, foram preparadas caixas de frutas que funcionam como potes para cada participante. Posteriormente, a figura do responsável pela adoção das caixas / potes pelos meninos e meninas foi utilizada para reforçar a ideia do cuidado e manutenção das plantas plantadas e, por meio de metodologias de jogo lúdico, eles foram convidados a pintar e decorar suas plantas. próprias caixas.

4. Intervenção temporária em Monserrate: Em julho de 2020 ocorreu um grande incêndio na área, pelo que se decidiu pela recuperação e valorização do Paseo del Canal de Monserrate. No acompanhamento desta transformação e para reforçar a vinculação de vizinhos, vizinhos, meninos e meninas da área, foi realizado um conjunto de atividades de promoção cultural-ambiental que visavam fazer com que mais meninos e meninas conhecessem as características das espécies que hoje eles fazem parte da caminhada recuperada e se comprometem a cuidar deles.

Para o desenho dessas ações dentro da estratégia, foi considerada a metodologia TINI: Terra das Meninas, Meninos e Jovens; em que as atividades a serem desenvolvidas buscam fazer com que meninos e meninas reconheçam que suas ações trariam benefícios para eles, para sua cidade e também para a própria natureza.

Por fim, todas as iniciativas desenvolvidas no âmbito da estratégia Espaços Públicos que Educam Ambientalmente buscam estimular a resiliência urbana nas comunidades da cidade de Lima por meio de espaços e atividades que reforcem o vínculo harmonioso com a natureza.

Galeria do Projeto

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Galeria Comparativa