Entrar

Agenda 2030 e Boas Práticas para primeira infância na cidade de Mossoró-RN, Brasil

Trata-se de um projeto voltado para a Primeira Infância na perspectiva do Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030 na cidade de Mossoró-RN, região NE do Brasil. A cidade está localizada na região oeste do estado, conta com quase trezentos mil habitantes e carece de espaços públicos que possibilitem atividades ao ar livre, áreas verdes e equipamentos que estimulem o desenvolvimento da primeira infância.

Resumo do Projeto

A Agenda 2030 implementada pela ONU no ano de 2015 tem como finalidade desenvolver de forma efetiva a implementação do conceito de Desenvolvimento Sustentável. No Brasil, são 160,9 milhões de pessoas morando nas cidades. Por sua vez, as cidades e o seu entorno, são os territórios para se pensar o desenvolvimento nacional e exigem a urbanidade básica, como infraestrutura de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, sistema viário completo com calçadas, sinalização, acesso à moradia adequada e muitos outros serviços básicos (IPEA, 2016). As experiências vividas na primeira infância são muito importantes para a formação da pessoa humana e seu desenvolvimento, considerando que a primeira infância é a janela em que as vivências, aprendizados e experiências são lembrados e levados e para o resto da vida. E tudo isso passa pelo acesso aos espaços públicos e saudáveis para brincar e explorar, vínculo, interação, estímulo ao aprendizado, direito ao brincar. O direito ao brincar é essencial e precisa ser garantido não só dentro de casa, a rua precisa também ser uma expressão desse direito. Uma cidade que é favorável à sustentabilidade em seu tripé, e proporciona essa possibilidade desde sua primeira infância, será profícua para a formação da cidadania dos seus usuários.

As crianças precisam de acesso a locais livres e áreas verdes para que possam além de conhecer, se sentirem parte dos seus territórios. Trata-se de valorizar o processo de ensino-aprendizagem com e na natureza.

De acordo com a Base Nacional Curricular, as crianças têm direito a seis tipos de aprendizagem e desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. É pensar na importância do desenvolvimento integral do indivíduo, que precisa do entorno, da cidade inteira. E a partir do momento que a criança se sente pertencente ao ambiente, essa relação incorrerá em um sentimento de responsabilidade para com a natureza que o cerca, ele é natureza, faz parte dela. Pensando na cidade em uma perspectiva de sustentabilidade, entendemos que as responsabilidades são compartilhadas, ou seja, gestores das cidades, profissionais da saúde, da educação, cultura e esportes, além das famílias, são muito importantes para a mudança de cenário onde crianças passam grande parte de seu tempo em espaços fechados (INSTITUTO ALANA). Nesse sentido, o objetivo geral do Projeto consiste em: Promover a cidade para a primeira infância como um laboratório de vida. E como objetivos específicos: Desenvolver para a primeira infância o conceito de cidade sustentável; (Através de oficinas, apresentar os conceitos básicos de ecologia; apresentar o filme o começo da vida 2: lá fora, no parque Municipal, em seguida conduzir os alunos e alunas para a trilha ecológica); Implementar no âmbito da cidade uma agenda verde (programação diversificada, atividades, etc); Cineambiental; realizar a recuperação de duas praças da cidade em parceria com a sociedade civil; Promover para a primeira infância a compreensão sobre o seu território e bioma em que vivem; (Levar os alunos e alunas a experiências práticas no Parque Municipal Maurício de Oliveira e visita a espaços de produção agroecológica); Proporcionar uma agenda do clima a nível local (realizar em dois bairros da cidade o projeto a Horta que eu planto e o projeto moro no bairro que fica no planeta Terra que consiste em pedir para as crianças identificarem quais atividades econômicas e ambientais tem no bairro e como funciona a interação das atividades como o meio ambiente). Criar Territórios Educativos (Promover roteiros urbanos para a primeira infância, no sentido de explorar os cenários da cidade por meio do conhecimento e da vivência com foco na promoção da educação ambiental. A ideia dos roteiros também mostra a importância das interações urbanas, práticas, experiências, vivências, cultura, saberes e processos de sociabilidade para a criação e desenvolvimento das cidades). Criar uma RioTeca (criar um espaço para leitura no Parque Municipal Maurício de Oliveira).

Galeria do Projeto