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Plano urbano do brincar: por uma cidade brincante

Como Trabalho Final de Graduação da FAU-USP, propus um Plano Urbano do Brincar como possibilidade de alterar os parâmetros urbanos da cidade, substituindo, a partir do brincar, o cidadão adulto, homem, branco, trabalhador pela criança: uma maneira de repensar como exercemos o poder na cidade e a serviço de quem sonhamos e propomos. Dividido em 3 partes (a teórica, o plano em si, e experiência de aplicação), entendo o brincar como experiência que pode questionar o mundo real e transformá-lo.

Resumo do Projeto

A criança e a cidade são elementos que se interligam, se complementam e promovem, simultaneamente, suas construções. Ao mesmo tempo, a apropriação do espaço pela criança se dá pelo brincar e a brincadeira dá cambalhotas para a realidade, desconcerta a seriedade e acorda para os sonhos e desenhos da alma. É ingrediente primordial da criação, justamente porque é espaço de possibilidades. Assim, o brincar pode apresentar-se como experiência de criação de possibilidades desejáveis que podem ser exploradas como forma de questionar o mundo real e transformá-lo.



Nesse sentido, proponho um Plano Urbano do Brincar enquanto possibilidade para alterar os parâmetros urbanos da cidade. A ideia é substituir o cidadão médio, adulto, homem, branco, trabalhador pela criança, uma maneira de repensar como exercemos o poder na cidade e a serviço de que e de quem sonhamos e propomos.



O trabalho está dividido em 3 grandes partes, cada uma desenvolvida em um caderno. Primeiro, uma aproximação teórica, na qual reflito sobre a relação cidade-criança-brincar, discutindo o porquê dessa relação e destacando seus benefícios, chegando, então, à importância de se pensar uma cidade brincante. Uma segunda parte que é o Plano propriamente, no qual são apresentadas as características de uma cidade brincante e aquilo que se pretende alcançar com ela, um diagnóstico das potências e fragilidades da Brasilândia (território de atuação elegido a partir de critérios também apresentados no Plano) para o brincar urbano. A partir disso, propus eixos e objetivos que culminam em propostas concretas para o espaço urbano. Dessas propostas, optei por desenvolver 7 no plano. Visando ampliar e facilitar o acesso aos conteúdos das propostas previstas no Plano, foi pensada essa série de manuais de aplicação que adentram cada uma das propostas, apresentando de maneira bastante descritiva sua implementação. Em meu trabalho, desenvolvi o manual de aplicação de uma das propostas, a dos pátios escolares abertos. Esse manual apresenta uma metodologia para a replicação da proposta bem como uma experiência piloto - na EMEF Miltom Campos, e outros possíveis locais de atuação.

Galeria do Projeto

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