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LUDI-CIDADE: por uma São Luís amiga da criança

São Luís é uma cidade amiga da criança? Na ausência de dados que explicitassem a situação da qualidade urbana para as crianças de aglomerados subnormais de São Luís, decidiu-se produzir dados próprios e gerar indicadores espaciais, tomando como recorte o entorno das escolas municipais de ensino infantil situadas em aglomerados. A partir dessa pesquisa, pretende-se elaborar um relatório-síntese para ser entregue a gestores públicos e às escolas analisadas, como ferramenta de empoderamento popular

Resumo do Projeto

Esse projeto é resultado do curso MOB.PI - Planejamento Urbano e Participação Infantil, desenvolvido pelo CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular. A partir dessa experiência foi possível se apropriar de informações relevantes na defesa por cidades mais gentis às crianças. A finalização do curso, no final de 2019, culminou numa ideia de plano de ação que precisou ser alterada devido às limitações impostas pela pandemia de Covid-19.



A partir da consultoria MOB.PI recebida em 2020, desenhou-se uma nova proposta. As pesquisas iniciais mostraram que os indicadores produzidos para qualificar a primeira infância estavam sempre focados nos eixos de saúde, nutrição, educação e assistência social, mas havia pouca informação sobre o ambiente por onde a criança circula e se relaciona com a cidade. Percebendo essa lacuna, decidiu-se focar na produção de indicadores espaciais que qualifiquem o entorno de escolas municipais de ensino infantil de aglomerados subnormais de São Luís, Maranhão.



Essa pesquisa foi vinculada à elaboração de proposta para o Desafio Universitário pela Primeira Infância, e começou a ser desenvolvida numa extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade CEUMA. A proposta elaborada para o desafio passou pela primeira fase, mas não na segunda. Desse modo, a pesquisa da extensão ficou focada no levantamento de dados locais para a produção dos indicadores e mapeamento.



Com o fim da extensão, em 2021, a pesquisa saiu da academia e foi acolhida pelo Instituto Maranhão Sustentável, que atua inovando em práticas e serviços em bases sustentáveis e do qual a pesquisadora responsável é associada. Nesse segundo momento, que está em desenvolvimento com a colaboração de dois alunos voluntários, o foco da pesquisa está na análise e sistematização dos dados, produção de artigo e de relatório-síntese para ser distribuído nas escolas estudadas e a gestores públicos.



Foi realizado um levantamento dos dados existentes publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e pelo Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (INCID), órgão municipal de São Luís. Além disso, pesquisou-se também instituições e sites que abordassem informações sobre a primeira infância. Em paralelo, foi feito o levantamento das escolas infantis municipais localizadas em aglomerados subnormais e as escolhidas para a investigação foram: Creche Escola Maria de Jesus Carvalho, UEB Dayse Linhares de Sousa, UEB Pequeno Polegar, UEB Luís Augusto Monier Alves, UEB Prof Laura Rosa, UEB Rosa Mochel, UEB Camélia Costa Viveiros, UEB Bernardina Spíndola e UEB Alberto Pinheiro.



Para a análise do entorno das escolas, foi definida uma área de influência com raio de 500 metros, onde os centros eram as escolas municipais ou o meio entre duas escolas muito próximas. A princípio, foi realizado um estudo das áreas in loco, tendo como base métricas selecionadas para o diagnóstico. Organizou-se os indicadores em seis categorias: qualidade das calçadas; conforto e fruição; ambiência segura; segurança viária; qualidade dos pontos de ônibus e instalações para bicicleta.



Em seguida, efetuou-se o mapeamento e a coleta de dados por ferramentas de mapas como Google Earth/Maps e a partir das medições, calculou-se os indicadores espaciais. A análise dos dados evidenciou que as áreas estudadas não apresentam qualidade para o deslocamento até as escolas, principalmente a pé. As calçadas são inacessíveis e estreitas, a segurança viária é deficiente, com travessias inseguras. Existem poucos espaços públicos para permanecer e brincar, a arborização pública é escassa e a falta de diversidade de usos, com poucos comércios e muitas casas com grandes muros, não favorecem a uma ambiência segura.



A partir dessa experiência percebeu-se a importância de se trabalhar com métricas e indicadores para tornar a realidade mais concreta, como uma fotografia da situação atual. No entanto, notou-se também que é necessário agregar a esses dados espaciais a percepção das crianças e seus cuidadores, trazendo aspectos subjetivos e as especificidades de cada lugar. Dessa maneira, pretende-se dar continuidade à pesquisa selecionando uma das escolas para realizar um mapeamento participativo. A partir desse mapeamento, será desenvolvido um trabalho de conclusão de curso tendo como objeto um projeto urbano no entorno da escola selecionada, levando em consideração o ideal para uma cidade ser amiga da criança.



O resultado dessa pesquisa foi transformado em artigo e será submetido à publicação em uma revista científica. Em seguida, será elaborado um relatório-síntese com os indicadores levantados, o qual será apresentado a gestores públicos municipais de secretarias afins ao tema. Esse relatório, juntamente com o detalhamento da metodologia, também será entregue aos responsáveis de cada escola, para que eles possam monitorar a evolução dos indicadores e cobrar por políticas públicas para a primeira infância.

Ficha Técnica

TÍTULO DA PESQUISA: LUDI-CIDADE: Por uma São Luís amiga da criança
PROFESSORA COORDENADORA: Jana Miranda Mendes Lopes
DISCENTES PARTICIPANTES: Diego Victor Moreira Roland e Lya Rachell Pereira Costa
PARCEIROS: Instituto Maranhão Sustentável e Universidade CEUMA
DURAÇÃO:
- EXTENSÃO: 2020.2
- ANÁLISE E SISTEMATIZAÇÃO DOS DADOS: 2021.1
- RELATÓRIO SÍNTESE: 2021.1
- PROJETO DE TCC COM MAPEAMENTO PARTICIPATIVO E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO URBANA: 2021.2

Galeria do Projeto

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