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Descobrindo Territórios Educativos – Abordagens para criação da relação afetiva da criança com a cidade

Neste projeto, são apresentadas abordagens para promover a relação afetiva das crianças com os espaços públicos na cidade de Fortaleza, Ceará, através de duas metodologias de análise para espaços público, (sendo a Praça do Braga o elemento-chave de investigação) para promover a mobilidade a pé, a descoberta de novos lugares para brincar e a sensação de segurança da criança ao caminhar. A partir das análises, foi feito um projeto piloto com estratégias para tornar a cidade mais amiga da criança.

Resumo do Projeto

Neste projeto, são apresentadas abordagens para promover a relação afetiva das crianças com os espaços públicos. No primeiro momento, buscou-se espaços públicos que tivessem forte apropriação dos moradores em Fortaleza e a partir disso, compreender como as crianças (principalmente as da Primeira Infância, 0 a 6 anos) podem potencializar o uso destes espaços para o ato de aprender e brincar.

A Praça do Braga, em Fortaleza, foi escolhida como área de estudo após conversa com os moradores sobre a história do cuidado e apropriação com o lugar em que se soube que a criação da praça partiu de iniciativa dos moradores. Ao seu redor, há edificações residenciais, uma escola creche (que atende o ensino infantil e o ensino fundamental 1) e pequenos comércios. O espaço contém 0,12 ha de área e já foram construídos bancos, parquinhos, espaço para quadra de areia, arquibancada, além do plantio de árvores. Os moradores utilizam a praça também para encontros, prática de esportes e para crianças brincarem como quiserem. Algumas intervenções, como placas sinalizadoras para salientar o respeito a crianças e idosos e proibido subir na calçada de moto já foram instaladas pelos próprios moradores.

Logo, foi percebido seu grande potencial para elevar o aprendizado das crianças à medida que há a preocupação com as pessoas e com a natureza ali apresente.

Foi questionado aos moradores se já havia tido alguma iniciativa por parte da Escola Creche de usarem o espaço da praça para levarem as crianças e fazer uma dinâmica de aulas ao ar livre, entretanto, os moradores responderam que não. Nota-se então que falta uma conexão da escola com a praça e não há o entendimento por parte da escola de como os espaços livres são potentes para as crianças, pois lá, elas têm mais espaço para correr, brincar, se pendurar nas árvores e enfim, inventarem novas brincadeiras.

Desse modo, pensando em fortalecer a vivência das crianças da escola com o espaço público foram pensadas algumas intervenções/abordagens em escala local e escala de bairro que poderiam ser inseridas no programa pedagógico.

ESCALA LOCAL- Praça do Braga

Foi feita uma síntese de quais são os problemas e potencialidades inseridas na praça e buscou-se fazer isso de uma forma lúdica, através de mapas e marcadores coloridos. Sugere-se essa etapa como uma metodologia de discussão participativa seja com crianças ou com pessoas em geral que conhecessem o território trabalhado. A partir desse levantamento, foi feito um projeto piloto com estratégias para aproximar a relação entre escola e praça como lugar de aprendizado para o livre brincar.

ESCALA DE BAIRRO – Território abrangendo raio aproximado de 500m

Nessa escala, é proposto um MAPA AFETIVO em que está marcado os lugares onde foram tiradas fotos que mostrassem alguma ação cotidiana acontecendo na cidade. A partir de cada ação identificada, foram escritas as palavras das ações e seus significados (como se fosse um dicionário feito através das ações realizadas na cidade).

Também é proposto alguns esquemas em forma de esboços para os espaços públicos presentes no território. Esses esquemas são interessantes, pois conseguimos apreender diversas informações da cidade e refletir sobre como elas formam a ambiência desse espaço, que elementos se destacam que podem ser multiplicados ou quais merecem uma maior atenção. Os desenhos foram feitos com o auxílio de uma base do Google Maps no modo 3d por baixo.

Deseja-se que as crianças possam dizer quais são as encontrados AÇÕES, OBJETOS e TIPOS DE EDIFÍCIOS encontrados nesses lugares da cidade. Essa dinâmica é proposta em um contexto dentro de sala de aula, onde a equipe pedagógica poderia acompanhar os alunos para um passeio a pé.

Acreditamos que através dessas abordagens, é possível gerar um sentimento de descoberta na criança sobre o território, incentivar sua curiosidade para conhecer novos lugares e pessoas a partir disso, fazer com que ela se sinta mais segura e livre para brincar onde quiser.

Ficha Técnica

Autora:
Marjorie Martins Silveira
Arquiteta e Urbanista
Pesquisadora na área de cidade, criança e natureza.

Colaboração:
Maia Lafer Naeh
Arquiteta e Urbanista
Mestranda no Mestrado Profissional em Arquitetura Paiagística da UFRJ com ingresso em 2020.2, e pesquisadora sobre criança, espaços livres e paisagem.

Equipe Técnica

Galeria do Projeto

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Galeria Comparativa