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Clubinho do Patrimônio

O projeto Clubinho do Patrimônio é um programa contínuo do Centro de Referência Cultural e Histórico de Sobral, a Casa do Capitão-Mor José de Xerez Furna Uchoa, a fim de integrar a primeira infância a temática do patrimônio cultural através de jogos e brincadeiras educativas permitindo conhecer de forma lúdica os conceitos de patrimônio, identidade cultural, preservação e memória enquanto brincam.

Resumo do Projeto

A Casa do Capitão-Mor José de Xerez Furna Uchoa (CCM) vem desenvolvendo atividades no intuito de disseminar as discussões acerca do Patrimônio Cultural e da História Local, levando estas discussões para além do espaço museológico da Casa, através de ações educativas junto à comunidade sobralense, bem como turistas e visitantes. Compreendemos a educação para o patrimônio como um processo contínuo, possibilitando a construção de uma nova relação com o patrimônio cultural e a afirmação das múltiplas identidades existentes. Neste caso, pensamos as ações de educação da Casa para o patrimônio através de jogos educativos. Para tal, desenvolvemos o “Clubinho do Patrimônio”, com duração média de duas horas de atividade, tendo como público alvo crianças de 4 a 12 anos, oriundas de escolas da rede privada e pública municipal de Sobral (CE) e região norte do Estado do Ceará, entretanto, pode ser adaptado para diversos públicos. Este é um dos mais importantes de nossos programas, em execução contínua desde 2018.

As ações de educação para o patrimônio desenvolvidas pela CCM, buscam estabelecer uma ação pedagógica conjugando as discussões teóricas sobre a História Local e a preservação do patrimônio cultural, juntamente com a vivência e contato com o Centro Histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1999, e outras expressões culturais da cidade. Dividindo-se em três momentos complementares, visando a formação de uma nova relação com o patrimônio cultural local, a partir da discussão das relações entre passado e presente, história e memória, tradição e modernidade, a ser realizada de forma interativa e adaptada para o público-alvo.

O primeiro momento do Projeto “Clubinho do Patrimônio”, caracteriza-se pelo envio de material de apoio a educadores que organizam visitas ao espaço museológico da CCM, no intuito de preparar e instigar os visitantes para a atividade de visita ao espaço museológico e ao Centro Histórico, tais documentos apresentam a história do lugar e as ações desenvolvidas. O segundo momento corresponde às visitas mediadas ao espaço museológico da CCM, abordando a história local e a preservação do patrimônio, seguida da mostra de vídeos sobre a história e cultura sobralense, e por fim, apresentamos o material educativo da CCM, e dividimos os visitantes em grupos, sempre observando a idade das crianças para definirmos os jogos e as brincadeiras; entre os materiais educativos, elencamos para o uso na atividade: Jogo Quebra-Cabeça em Cubo “Montando o nosso patrimônio"", Jogo da Memória “Sobral ontem e hoje”, Jogo quebra-cabeça em madeira, Jogo de Trilha “Na trilha do patrimônio”, Caixa Educativa de Simulação Arqueológica, Folha didática e o jogo Detetives do Patrimônio.

Sobre o Jogo Detetives do Patrimônio, é constituído por uma experiência de conhecer a cidade através de alguns de seus marcos caminhando pelo espaço urbano, por meio de um jogo de pistas e observações. Com o objetivo de levar os participantes a conhecer alguns marcos da história de Sobral, localizados no núcleo da Igreja da Sé localizada a frente da CCM, sendo eles a própria Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, o Rio Acaraú, a Casa de Câmara e Cadeia, o Pelourinho e a vista das montanhas da Serra da Meruoca, com o objetivo de que os participantes se atentem para perceber a história que nos cerca através da arquitetura e do processo de urbanização das cidades, e consequentemente percebam a história dessas edificações na história local. A metodologia privilegia a elaboração de uma experiência urbana de conhecimento histórico, ou seja, é readaptar o caminhar comum do cotidiano, dando um outro olhar às ruas, aos prédios e aos

monumentos da cidade, criando uma atividade de educação patrimonial, tendo como base o Guia Básico de Educação Patrimonial (1999) e o Manual de Atividades Práticas de Educação Patrimonial (2007), e realizar esta atividade com as crianças através das pistas em cartas é promover a curiosidade, estimular seu desenvolvimento de forma saudável e garantir o direito à cidadania desde pequenos, entendendo que a cidade deve ser sentida e estar livre para as crianças e consequentemente para os adultos.

Após a realização das brincadeiras, é feito um último momento de conversa com as crianças, perguntando sobre suas experiências e sentimentos durante a visita e enquanto brincavam, para entender de que forma a atividade afetou sua percepção sobre o espaço urbano e sobre o patrimônio cultural, buscando entender os sentidos atribuídos por elas. Dessa forma, distribuímos folhas didáticas, na qual podem desenhar ou escrever o que mais gostaram na atividade, artifício para nos ajudar a interpretar suas ideias, anseios e interesses.

Ficha Técnica

Francisco Lucas de Sousa (mediador cultural)
Rodolfo Linconl França Vasconcelos (estagiário em mediação cultural)
Maria Samily Vieira Ribeiro (estagiário em mediação cultural)

Equipe Técnica

Galeria do Projeto

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