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Projeto Piloto Sumaré

O Projeto Piloto Sumaré foi desenvolvido para o entorno do Centro de Educação Infantil (CEI) Irmã Anísia Rocha, localizado no bairro Sumaré, em Sobral-CE, através da participação das crianças, da comunidade escolar e dos moradores. A intervenção tem como objetivo iniciar um processo de transformação urbana dos entornos escolares, em especial dos CEIs, tornando suas ruas e passeios em locais seguros, acessíveis, confortáveis, saudáveis e estimulantes para bebês, crianças e seus cuidadores.

Resumo do Projeto

O principal desafio do Projeto Piloto Sumaré refere-se à concentração do fluxo de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos na chegada e saída das crianças ao CEI Irmã Anísia Rocha, em um contexto de passeios com dimensões insuficientes e desenho urbano inadequado para o deslocamento seguro de crianças pequenas e seus cuidadores.

O Projeto consiste em uma transformação urbana no entorno do CEI Irmã Anísia Rocha, incluindo intervenções de segurança e sinalização viária, a exemplo da extensão de passeios através de urbanismo tático, implantação de balizadores, faixas de pedestre elevadas, lombadas para redução de velocidade; reestruturação da praça em frente ao CEI, a partir da requalificação da pavimentação, instalação de brinquedos lúdicos e desafiadores, implementação de parque naturalizado; além da incorporação de elementos visuais divertidos e estimulantes para as crianças, a exemplo das cores e das pinturas utilizadas na praça, nos passeios e nas faixas de pedestre. É válido ressaltar que o brinquedo central da praça, em formato de sol, e as pinturas em conformação de raios coloridos, representando um arco-íris, entre outras soluções projetuais, foram sugeridas pelas crianças e incluídas no projeto.

A proposta foi elaborada por uma equipe intersetorial do Município, com a participação e o engajamento das crianças, da comunidade escolar e de moradores da comunidade do entorno, observando a seguinte metodologia referente às fases de implementação do projeto:

1) Compartilhamento de conhecimento junto aos profissionais da Prefeitura envolvidos no projeto, abordando aspectos relacionados à primeira infância no processo de planejamento, da concepção ao desenho urbano. Além disso, contou-se com a formação dos mesmos profissionais para aplicação da metodologia de escuta das crianças, inserida no processo participativo voltado à primeira infância; 2) Realização de visitas ao local de intervenção pela equipa técnica, visando à sensibilização espacial de possibilidades de intervenção, com registros fotográficos e diálogos com usuários do Centro de Educação Infantil e do seu entorno; 3) Workshop com os profissionais presentes nas visitas, com a exposição dos potenciais e fragilidades observados em campo, apresentação das primeiras ideias para o projeto e espacialização de possíveis inspirações para a resolução dos problemas encontrados; 4) Realização de escuta das crianças sobre a área de intervenção, utilizando mecanismos lúdicos, aplicáveis ​​à faixa etária, para compreender os desejos das crianças; 5) Workshop com profissionais para análise e sistematização das respostas das crianças, estabelecendo prioridades a serem inseridas na elaboração do projeto; 6) Oficinas de ""feedback"" para crianças e adultos (separadamente e com diferentes metodologias) para apresentação e validação da proposta; 7) Desenvolvimento do projeto executivo; 8) Implementação da obra do Projeto Piloto Sumaré. Atualmente, estamos na etapa 8, com a obra em andamento.

Os objetivos a serem alcançados com a implementação do Projeto Piloto do Sumaré consistem na liberdade e segurança para as crianças e os seus cuidadores nos deslocamentos pedonais e no usufruto de espaços públicos qualificados no entorno da CEI. Alguns indicadores poderão ser monitorados e avaliados no pós ocupação, a exemplo da quantidade de crianças e cuidadores ocupando o entorno da CEI; o aumento do deslocamento ativo nas chegadas e saídas das crianças; a redução de sinistros de trânsito envolvendo pedestres; a conservação dos equipamentos instalados, a partir de um sentimento de pertencimento com a intervenção executada, entre outros.

A principal inovação desse Projeto Piloto é a possibilidade de ampliação da escala da proposta, promovendo transformação em diversas áreas da cidade e gerando uma rede formada por Centros de Educação Infantil e escolas capazes de impactar o comportamento de comunidades através da qualificação dos espaços públicos do entorno e melhoria dos fluxos de circulação gerados por estes equipamentos.

Ficha Técnica

Marília Gouveia Ferreira Lima - Secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente;
Kaio Hemerson Dutra - Secretário do Trânsito e Transportes;
José Filizola de Abreu Neto - arquiteto responsável pelo projeto de arquitetura;
Igor Fernandes Nóbrega - arquiteto responsável pelo projeto de trânsito;
Alana Figueirêdo Pontes, Ana Lívia Ferreira da Costa, Ítalo Magalhães Araújo, Maria Larissa Portela Silva, Yvo Gabriel Sousa Galvão - responsáveis pela implementação das metodologias participativas.

Equipe Técnica

Galeria do Projeto

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Galeria Comparativa