Entrar

A UTILIZAÇÃO DOS PROTÓTIPOS ESCOLARES DO FNDE EM FAVOR DO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

O projeto busca agregar arquitetonicamente aos projetos padrões do FNDE, visto que até o ano de 2015 o programa contava com 6.322 creches concluídas ou em obras. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisões de literaturas, análises de informações gráficas, observações in loco e aplicação de questionários. Ao fim chegou-se a propostas que integram a comunidade, humanizam os espaços e levam segurança as crianças e aos cuidadores.

Resumo do Projeto

Segundo pesquisas divulgadas pela fundação Bernard Van Leer em 2019, a cada um dólar investido em programas de qualidade para a primeira infância são retornados ao governo até nove dólares. São nas escolas que as crianças aprendem a viver em comunidade, por meio dos trabalhos, divisão de tarefas e gestão dos problemas, além de adquirirem autonomia (VASCONCELOS, 2007). Partindo do princípio de que as escolas são as principais responsáveis pela formação de jovens e adultos conscientes, desenvolveu-se este trabalho a fim de propor melhoras aos projetos padrões do FNDE, considerando para isso estudos de embasamento teórico e arquitetônico, entrevistas, analises de percepção dos espaços escolares e análises de projetos escolares. O resultado deste estudo prevê propostas de integração, humanização e segurança aos modelos.

Palavras-Chave: Creches, FNDE, Integração, Humanização.

Ficha Técnica

A pesquisa tem inicio em 2019 com meu trabalho de conclusão de curso onde recebi apoio de minha orientadora, Lais Braga Caneppele.

Galeria do Projeto