Entrar

Caminhos da Escola no Bairro do Cristo Redentor

O projeto implantado no Bairro do Cristo Redentor em Fortaleza-CE, em 2019, teve como foco principal a segurança viária do entorno. A intervenção de caráter temporário faz parte do Programa Caminhos da Escola que se propõe a transformar o entorno de áreas escolares trazendo melhorias na segurança no trânsito e buscando contribuir para o desenvolvimento infantil.

Resumo do Projeto

A problemática dos sinistros de trânsito é não apenas uma questão de segurança viária, mas um grande problema de saúde pública no mundo todo. Ainda mais alarmante é o fato de que os sinistros de trânsito são a principal causa de morte entre crianças de 5 a 14 anos e 15 a 29 anos (OMS, 2018). E, foi essa assustadora evidência que levou a Prefeitura Municipal de Fortaleza a criar o Programa Caminhos da Escola que se propõe a transformar o entorno de áreas escolares trazendo melhorias na segurança no trânsito e buscando contribuir para o desenvolvimento infantil.



Em 2019, então, a fim de executar um projeto piloto para o Programa, foi realizada a intervenção temporária no Bairro do Cristo Redentor em parceria com a NACTO-GDCI no âmbito da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global. A área selecionada de alta densidade e baixa renda, na qual existem três escolas e outros equipamentos como Centro Comunitário e Posto de Saúde, fica 5 km a oeste do centro da cidade.



A decisão pela intervenção temporária, prática que já vinha sendo realizada na cidade em ouros programas, tem alguns benefícios. Primeiramente, a esse tipo de intervenção funcionou como uma poderosa ferramenta para ampliar a participação dos moradores e de outros atores. Historicamente negligenciadas, comunidades como a do Cristo Redentor muitas vezes desconfiam do poder público e a intervenção temporária ajudou não só a demonstrar que os espaços públicos do bairro poderiam ser transformados, mas também serviu para catalisar conversas produtivas sobre o bairro. Além disso, a intervenção permite que a equipe de projeto teste soluções, colete dados para avaliação de desempenho e incorpore esses aprendizados na proposta final.



Muitas melhorias foram realizadas no bairro através desse projeto, tais como:

- Mais de 1.000m² de espaço reconquistado para o pedestres

- Transformação de 6 cruzamentos para dar mais segurança aos pedestres

- 13 faixas de pedestres tratadas

- 355m de vias transformadas



A experiência contou com amplo apoio da população através de reuniões de engajamento antes e depois da implantação do projeto e conversas com os moradores da área. Essa relação e participação culminou na aprovação completa do projeto e, atualmente, um projeto executivo está sendo elaborado para tornar permanentes as melhorias realizadas na área.



Considerando os equipamentos de educação do entorno imediato, foram 2.735 alunos beneficiados. As melhorias da área também impactaram as mais de 4.100 crianças e jovens de 0 a 19 anos que são atendidas pelo Posto de Saúde Virgílio Távora. Seguem algumas imagens do comparativo de antes e depois do projeto (Fonte: NACTO-GDCI).



Observação: Todas as fotos compartilhadas são do Paulo Winz

Ficha Técnica

Nome do Projeto: Caminhos da Escola do Bairro Cristo Redentor
Endereço: Av. Monsenhor Hélio Campos, 251 - Cristo Redentor, Fortaleza
Área de implantação: 6.000m²
Área reconquistada para pedestres: 1.000m²
Interseções tratadas: 6 interseções
Impacto do projeto: Em torno de 7.000 pessoas, entre alunos das escolas e crianças e jovens atendidos no Posto de Saúde
Colaboradores: NACTO-GDCI (em inglês, National Association of City Transportation Officials - Global Designing Cities Initiative) e Ladrilho - Urbanismo e Arquitetura
Parceiro: Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global
Realização: Prefeitura Municipal de Fortaleza

Equipe Técnica

Galeria do Projeto

' ' ' ' ' ' ' ' ' '

Galeria Comparativa