Entrar

Exposição Pindura Saia, com crianças

Esta exposição coletiva é resultado de atividades acadêmicas, culturais e ações sociais reunidas no Projeto Amigos da Rua, que desde 2014 reúne crianças, moradores da vila Pindura Saia e do entorno do Mercado do Cruzeiro, artistas, associação de moradores, estudantes, professores universitários e pesquisadores. Apresenta, portanto, imagens históricas sobre a região, entrelaçadas com desenhos, mapas e fotos em varais e maquete realizados com crianças.

Resumo do Projeto

Esta exposição comemora dez anos do Projeto Amigos da Rua e sete anos de conquista da Nossa Pracinha, um território infantil e popular na Regional Centro-Sul de Belo Horizonte, entre a Vila Pindura Saia – um dos três resquícios populares que resistem à expansão imobiliária – e o Mercado do Cruzeiro, equipamento municipal de abastecimento e cultura.

É resultado de atividades acadêmicas, culturais e ações sociais reunidas no Projeto e da rede de vizinhos Amigos da Rua, que reúne crianças, moradores da vila Pindura Saia e do entorno do Mercado do Cruzeiro, artistas, associação de bairro e de comerciantes, estudantes, professores universitários e pesquisadores. As atividades se iniciaram em 2013 como uma pesquisa sobre crianças e um escritório experimental de arquitetura, design e urbanismo integrados no atendimento da comunidade vizinha à Universidade FUMEC.

Desde 2015 realizamos atividades sociais e culturais na Nossa Pracinha (antigo estacionamento de motos) entre elas o Cineminha à Luz da Lua que, desde 2018 tem a curadoria da Pimenta Filmes. Em 2019 o projeto de extensão e algumas disciplinas do curso de Arquitetura UFMG coordenado pela Professora Paula Barros passaram a colaborar e realizar diversas intervenções neste local.

Em 2018 passou a ser objeto da pesquisa-ação que o arquiteto e educador Samy Lansky desenvolveu no âmbito de Estágio Pós-Doutoral em Educação na UFMG, e teve como um dos resultados a Exposição Coletiva Virtual ‘Pindura Saia, memórias e infâncias em Belo Horizonte’.

@exposicaopindurasaia e Página ‘Pindura Saia’ no Facebook

Esta exposição presencial foi inicialmente montada na Nossa Pracinha e é resultado da disciplina de Formação Transversal ‘Curadoria e Montagem de uma Exposição com Crianças’. A exposição é apresentada em varais, fios narrativos entrelaçados, fotos, mapas e maquetes coletivos com crianças sobre a Vila e a região. Destaque para as fotos de Mazonni e Mazzoni da década de 1960 e trechos do livro ‘Becos da Memória’ de Conceição Evaristo que conta sobre a expulsão de pobres do local, além dos desenhos e mapas realizados desde 2014 até o momento por crianças de 03 a 12 anos moradoras da Vila, em papéis e em giz no piso da praça.

Ficha Técnica

Realização:
Amigos da Rua
Vecci Lansky arquitetura
Montagem:
Alunos da Disciplina de Formação Transversal 'Curadoria e montagem de uma exposição com crianças'
Parceria: Pimenta Filmes
Patrocínio:
Impressões Gerais
Colegiado de Entidades de Arquitetos e Urbanistas MG: CAU MG, SINARQ MG, ASBEA MG e IAB MG.
Apoio: IABMG
Curadoria: Samy Lansky

Equipe Técnica

Galeria do Projeto

' ' ' ' ' ' ' ' ' '