Entrar

Intervenção de Urbanismo Tático na Praça do Gás

O projeto foi uma ação de intervenção de urbanismo tático com o objetivo de ativar um espaço público existente no bairro Venina Almeida, popularmente conhecida como Praça do Gás. A praça já tinha uma comunidade engajada e que cuidava do espaço, assim como muitas crianças que frequentavam o espaço, entretanto não tinha estrutura adequada para promover estímulos para essas crianças, assim como para acolher seus cuidadores. O projeto foi divido em etapas, como levantamento do local.

Resumo do Projeto

O município de Uruçuca, localizado no estado da Bahia, faz parte da rede Urban 95 e dentre as ações desenvolvidas na cidade estavam previstas 4 intervenções de urbanismo tático para ativação de espaços livres. Esses projetos foram desenvolvidos pelo laboratório da cidade, com apoio da consultora local Maia Lafer e coordenação do Centro de Criação de Imagem Popular. A praça do Gás foi a primeira intervenção realizada na cidade e sua escolha se deu em função do forte engajamento da comunidade do entorno. O processo de desenho da ação contou com forte apoio da equipe técnica da prefeitura e foi desenhado a partir das demandas levantadas nos processos de escuta comunitária. O diálogo com a comunidade foi a chave principal em todo o processo de construção do mutirão. A primeira ação foi de escuta das crianças de primeira infância da creche localizada próxima a praça. As crianças fizeram uma excursão até a praça para sentir o ambiente e através de rodas de conversa, contação de história e desenhos conseguirem expressar suas percepções e demandas sobre aquele espaço. Os cuidadores dessas crianças receberam uma formulário, via agenda escolar, para expressar também suas demandas sobre aquele espaço. Em um outro momento foi realizada uma escuta da vizinhança através de painéis interativos instalados na própria praça, onde os moradores puderam manifestar suas inquietações e ao mesmo tempo contribuir sinalizando as atividades já existentes naquele espaço. A partir dessas informações o projeto foi desenvolvido em constante conversa com a prefeitura. Posteriormente o projeto foi apresentado para a prefeitura e para a comunidade com o objetivo de dar uma devolutiva após suas contribuições, aprovar o projeto, justificar alterações e pactuar o papel de cada ator no processo do mutirão. O mutirão aconteceu em 3 dias e com a participação ativa da prefeitura e moradores transformando assim o espaço da praça em uma referencia para a cidade. Foram instalados brinquedos que promovem estímulos adequados, bancos, mesas e a cor e as intervenções artísticas também foram um elemento importante para a ativação acontecer.

Após a inauguração do espaço, os moradores dos outros bairros começaram a pedir que essas ações chegassem nos seus territórios também.

Ficha Técnica

Realização
Prefeitura Municipal de Uruçuca
Fundação Bernard Van Leer
Centro de Criação da Imagem Popular

Elaboração
Laboratório da Cidade
Equipe
Taynara Gomes
Lygia Nassar
Samyla Blois

Consultoria local:
Maia Lafer

Centro de Criação da Imagem Popular
Bianca Antunes

Equipe Técnica

Galeria do Projeto

' '

Galeria Comparativa