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MOBILIÁRIO URBANO DRAGOFONE

O DRAGOFONE é um estudo de mobiliário urbano que visa integrar dois bancos de alturas diferentes – sendo um para atender de forma mais segura e confortável crianças de 4 a 6 anos de idade e o outro para atender uma pessoa adulta, possivelmente, o responsável ou cuidador da criança – a duas plataformas lúdicas, possibilitando uma interação para que as crianças brinquem.

Resumo do Projeto

O DRAGOFONE é um estudo de mobiliário urbano criado a partir do questionamento sobre como os espaços públicos podem ser mais convidativos, contributivos e seguros para as crianças. A ideia do DRAGOFONE é dar maior representatividade a crianças no meio urbano, o qual, em grande parte, se apresenta como um ambiente hostil, inseguro e muitas vezes perigoso para elas. Como deixar o espaço urbano mais lúdico? Como fazer com que esse espaço dialogue de forma mais doce e gentil com essas crianças? São para essas perguntas que buscamos respostas.



Partindo da premissa de que os mobiliários urbanos com a finalidade de banco são, em sua grande maioria, destinados a adultos, o estudo do mobiliário urbano DRAGOFONE foi desenvolvido para trazer para o espaço urbano um elemento mais convidativo, confortável e seguro para as crianças se sentarem. Sabendo da importância acerca do conceito da representatividade que mobiliários urbanos trazem para o espaço público, se questionar sobre como os bancos podem ser mais atrativos e funcionais para crianças é o grande foco prático do projeto.



A união de duas brincadeiras muito populares entre as crianças – a de se equilibrar pelo meio-fio das cidades e a de criar telefones utilizando dois materiais simples e acessíveis, um fio de barbante e latas vazias –, acrescentada de dois bancos de alturas diferentes, sendo um para adultos e outro para crianças de 4 a 6 anos de idade, materializou no DRAGOFONE um mobiliário que visa agregar um elemento funcional para o espaço urbano (bancos) a elementos lúdicos infantis, tendo como objetivo a interação entre crianças e colaborando para seus desenvolvimentos sensoriais e motores como a fala, audição, sociabilização e o equilíbrio.



Os elementos lúdicos consistem em duas plataformas estáticas, sendo uma delas de volumetria orgânica e a outra de volumetria reta que, dado momento, serve de estrutura de apoio para os bancos, criando um mobiliário unificado.



O elemento orgânico é constituído de dois bocais posicionados em suas extremidades conectados por um elemento tubular de volumetria orgânica. Os bocais possibilitam uma troca de sons entre duas ou mais crianças quando posicionadas uma em cada lado do brinquedo. O som corre pelo elemento tubular conector central.



A plataforma de volumetria reta é 5 cm elevada do chão e possui 15 cm de largura, o suficiente e seguro para as crianças andarem por cima da plataforma, na tentativa de se equilibrar. Esse elemento faz alusão ao meio-fio urbano. Quanto à aplicação dos materiais, para os bancos, a proposta é utilizar madeiras plástica, por ser um produto 100% ecológico que, em seu processo de fabricação, agrega matérias-primas recicláveis, como, por exemplo, resíduos plásticos industriais dos mais variados. Para as plataformas lúdicas, a proposta é construi-las em aço tubular e perfil caixa, com tratamento anticorrosivo e pintura eletrostática. A utilização desses materiais ocorre por serem materiais residentes e duráveis a intemperes climáticas, além de ter um bom custo-benefício.



A paleta de cores do DRAGOFONE tem como base as cores primarias e secundarias, podendo ser aplicadas em diferentes combinações e possibilitando maior liberdade e alinhamento com a identidade visual pré-existente nas cidades.



A escolha do nome DRAGOFONE se deu a partir da junção do prefixo de DRAGÃO com o sufixo de TELEFONE, no objetivo de criar um nome mais infantil ao mobiliário o urbano. A opção de o mobiliário não se utilizar de subterfúgios imagéticos como “olhos, boca e asas” para se referenciar de forma mais literal a criatura dragão parte da ideia compartilhada com profissionais atuantes e referenciais do mercado infantil de que os produtos destinados a esse mercado devem encorajar o imaginário das crianças e não reforçar, a todo momento, os mesmos símbolos e referências já há tanto tempo praticados e ofertados. É preciso criar espaços para a construção e para a ampliação do imaginário infantil.

Ficha Técnica

Equipe técnica: TOPO Arquitetura e Paisagismo representada por: Desirèe Salvatore, Marina Franco e Natasha Funès

Material: Madeira ecológica e aço (perfis tubulares e perfil caixa).
Cor/acabamento: Amarelo, azul, vermelho, laranja, verde e roxo. Diversas opções de combinações de cores.

Dimensões:
Largura: 4 metros
Profundidade: 1,5 metros
Altura: Variada

Ano: 2021

Equipe Técnica

Galeria do Projeto

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Galeria Comparativa