Entrar

OS ESPAÇOS INFANTIS NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA: Espaços coletivos de lazer do Conjunto habitacional Ismael – Zé Keti

O projeto apresentado consiste em um projeto de pesquisa que fundamenta a dissertação a ser entregue no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio. A partir desta pesquisa buscamos enfatizar a importância da qualidade dos espaócs coletivos infantis inseridos na tipologia predominante dentro da habitação de interesse social no Brasil. De outra forma, buscamos criar um código com os requisitos mínimos para a implementação dos espaços infantis a serem implantados nos espaços livres.

Resumo do Projeto

Trata-se de uma pesquisa científica dirigida para fundamentar a dissertação intitulada como Os espaços infantis no programa minha casa minha vida, onde indaga-se qual seria o nível de qualidade física dos espaços de lazer coletivos projetados para o público infantil nos conjuntos habitacionais entregues através do Programa Minha Casa, Minha Vida, no intervalo temporal de 2009 a 2014. O objeto de estudo concentra-se na investigação da qualidade física e de projeto dos espaços construídos, a partir da avaliação de uso e pós ocupação, da pesquisa bibliográfica e documental.

A análise utiliza o conjunto habitacional Ismael Silva e Zé Keti como caso de estudo, trata-se de um conjunto habitacional entregue no formato condominial pelo PMCMV em 2014. O condomínio composto por dois blocos, está localizado no bairro do Estácio, na zona Central da cidade do Rio de Janeiro. Foi escolhido como amostra científica devido a grande diversidade de beneficiários. Abriga em torno de 1.000 unidades habitacionais. O objetivo geral estrutura-se de forma a conhecer se foram construídos espaços dedicados ao público infantil dotados de qualidade física e projetual através do PMCMV. A hipótese inicial é de que a prioridade das empresas construtoras reside no planejamento e execução unidades privativas com baixo custo economico, de forma que os projetos dos espaços coletivos de lazer infantil não consideram os efeitos do ambiente edificado e não possuem estratégias específicas de estímulo às capacidades infantis.



Ficha Técnica

Maíra Machado Martins - Orientadora

Equipe Técnica

Galeria do Projeto