Entrar

Parque Municipal de Benevides

O projeto é uma proposta desenvolvida para o primeiro parque municipal de Benevides, no estado do Pará. O terreno fica localizado no coração da cidade, com uma área de aproximadamente 20mil metros quadrados, acesso pela principal rodovia e atravessado por um córrego. O conceito do projeto parte do reconhecimento do potencial natural da área e do respeito ao movimento das águas do córrego, que enche e seca ao longo do ano, pensando assim um espaço público resiliente e com uma identidade amazônica

Resumo do Projeto

O município de Benevides faz parte da rede de cidades Urban 95 e o projeto do parque municipal da cidade surgiu a partir de uma consultoria desenvolvida pelo Laboratório da Cidade e coordenada pelo Centro de criação de imagem popular. A demanda por um espaço público inovador apareceu a partir de uma ação de escuta com os cuidadores das crianças de uma escola municipal de primeira infância e a partir de diálogos com a prefeitura, onde foi apresentado a necessidade de soluções para um terreno com vulnerabilidade ambiental localizado na área central da cidade.

A escuta dos cuidadores aconteceu a partir de um formulário enviado na agendas das crianças, de até 6 anos de idade, que tinha como objetivo compreender a percepção deles em relação aos espaços públicos existentes na cidade, assim como entender também suas demandas relacionados a esses espaços. Ao todo foram alcançadas 131 respostas que foram sistematizadas para compor o programa de necessidades do novo projeto. Os principais pontos levantados estavam relacionados aos fatos dos brinquedos e atividades existentes nos espaços serem pagos, ausência de estrutura de apoio para as famílias e ausência de diversidade de atividades.

Em conversas com a equipe da prefeitura a principal demanda era conseguir pensar um projeto que solucionasse a problemática do alagamento do terreno e consequentemente seu entorno, assim como desenvolver um projeto inovador e ao mesmo tempo coerente com a realidade e o contexto do município.

A partir de então o projeto foi concebido a partir de 4 diretrizes principais: Respeito a natureza, diversidade e acolhimento dos usuários, ativação dos espaços subutilizados e identidade regional. O foco foi pensar um projeto que olha para a natureza e seus fenômenos (cheias e secas do rio) como um potencial e não como um problema, e dessa forma desenvolver soluções que resgatem as conexões da cidade com sua região de inserção, a Amazônia. Essa narrativa que conduziu o projeto se fundamentou também no fato de o terreno ser atravessado por um córrego que percorre a cidade e que normalmente passa despercebido no meio da mancha urbana. Enxergar e reconhecer esse rio é uma forma de valorizar a identidade local e colocar essa identidade como protagonista na construção da imagem da cidade.

Os principais parques e praças do estado são executados com pouca vegetação, muitas áreas concretadas, brinquedos de ferro e plástico e seus rios, em sua maioria, canalizados e tamponados. Conceber um projeto que mantém área permeável, que permite a movimentação da água, que preserva as árvores existentes e planeja o plantio de novas, prioriza materiais naturais, cria áreas focadas nas infâncias e suas diferentes faixas etárias e preza por acessibilidade e estrutura de acolhimento, é conceber um projeto que pode inspirar e irradiar um novo repertório de espaço público, não só para a Região Metropolitana de Belém, mas para o Estado.

O projeto apresenta como área total 21.474, 21 metros quadrados, sendo 853,71m² de área construída e 5.513,40m² de calçamento rígido. Suas setorização está dividida em estar, pavilhão multiuso, banheiros, área administrativa e segurança, quiosques, parque naturalizado, área para piquenique, redario, parques infantis (dividido por faixas etárias e área seca e molhada), barraquinhas e área de contemplação.

O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de Benevides, Fundação Bernard Van Leer e Centro de criação da Imagem Popular e elaboração do Laboratório da Cidade

Ficha Técnica

Realização
Prefeitura Municipal de Benevides
Fundação Bernard Van Leer
Centro de Criação da Imagem Popular
Elaboração
Laboratório da Cidade
Equipe
Amanda Pinho
Elis Almeida
Lucas Nassar
Lygia Nassar
Paulo Nascimento
Samyla Blois
Taynara Gomes
Agradecimentos
Bianca Antunes
Jade Jares
Marieta Colucci

Equipe Técnica

  • Taynara Do Vale Gomes Pinho
  • Lucas Nassar
  • Lygia Nassar
  • Paulo Nascimento

Galeria do Projeto

' ' ' ' ' '

Galeria Comparativa