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PLANEJAMENTO URBANO A PARTIR DA PERCEPÇÃO INFANTIL: O CASO DO PROJETO ESPORTE CIDADÃO

O estudo de caso foi realizado com as crianças do Projeto Esporte Cidadão da Prefeitura de Vitória em parceria com o Centro Universitário Católico de Vitória, nos meses de julho e setembro de 2018. A partir das pesquisas realizadas, observamos que dois métodos seriam interessantes para o estudo, o poema dos desejos e o questionário que foram aplicados as crianças como forma de obter resultados de como elas enxergam o bairro e cidade em que vivem.

Resumo do Projeto



Este trabalho tem o objetivo de estudar modos de planejamento urbano que utilizem e promovam a participação infantil, buscando compreender como as crianças enxergam e percebem os espaços urbanos, a fim de apresentar propostas para o desenvolvimento de projetos mais humanos, que atendam às necessidades especificas desse grupo. Acreditamos que cidades mais ativas e atrativas são aquelas onde as crianças e adultos possam brincar, caminhar, andar de bicicleta, interagir com outras pessoas ao ar livre, etc. Entretanto, observamos uma realidade oposta, que caminha para o isolamento infantil, promovendo uma cultura de que a cidade não é lugar para criança brincar, levando os espaços públicos a caírem em desuso, em detrimento dos espaços privados. O trabalho divide-se em quatro partes: no primeiro momento há uma contextualização sobre urbanismo, destacando a relação da criança com a cidade e a importância do planejamento urbano que inclua a participação infantil; no segundo momento vemos exemplos de inciativas realizadas no Brasil e em outros países, promovendo o planejamento urbano com e para as crianças; em seguida é desenvolvido o estudo de caso com as crianças do Projeto Esporte Cidadão, investigando, através de desenhos, textos e questionários, como estas apreendem o espaço urbano e como gostariam que ele fosse; finalmente, são avaliados os resultados obtidos através do estudo de caso, e são apontados diversos projetos interessantes para o município de Vitória. Concluímos que a participação das crianças no planejamento urbano não apenas é fundamental, como possível através de medidas simples, sendo o ambiente escolar o melhor local para sua implementação.

Galeria do Projeto