Entrar

Projeto Casa Encantada

Somos um sistema de reaproveitamento de material de resíduos sólidos da construção civil para reformas de qualificação habitacional e urbana através do planejamento participativo de crianças nas suas casas e espaços de seus bairros através de ATHIS. A equipe do escritório popular de arquitetura abre o escritório no bairro em parceria com o instituto/associação que atua na região, onde eles ficam responsáveis pela “fila” de atendimento com os projetos.

Resumo do Projeto

O Projeto Casa Encantada é um sistema de ATHIS (Assistência Técnica para a Habitação de Interesse Social) aliado ao reaproveitamento de resíduos da construção civil que tem o objetivo de mudar a realidade de casas das famílias do bairro periférico Coroadinho com um escritório de arquitetura popular na comunidade que atenda cada um com o projeto de sua casa e ajude na construção do que for mais urgente, visto que temos cerca de 60% das pessoas dessa comunidade com problemas de saneamento e qualidade habitacional. Queremos impactar pelo menos 50% dessas habitações.

O projeto começa com a aproximação do instituto com os moradores, a seleção das famílias através dos critérios elencados. Fazer assembleias participativas de planejamento e início de trabalho com divulgação e seleção de critérios de participação dos primeiros cursos criados pelos próprios moradores para contratação e treinamento dos mesmos já nas primeiras tarefas de projeto e execução de mapeamento.

Distribuição de representantes pela comunidade para circular as informações, ensinar os moradores a disseminar as ideias, enviarem informações pelos formulários, começando assim, a gerar mais debates e assembleias e por consequência, os ajustes que forem necessários na metodologia.

As principais metas são

- Melhorar a moradia das famílias, adaptando-as as necessidades de cada família.

- Treinar os moradores que se unirem ao projeto para capacitar no mercado de trabalho da construção civil

- Melhorar a situação da saúde de cada família a partir das mudanças nas moradias

- Fazer cursos e treinamentos para a comunidade, principalmente as crianças.

- Ajudar a fazer a regularização fundiária do bairro do Coroadinho.

- Unir várias entidades atuantes no bairro para melhorar a qualidade de vida do bairro todo.

A nossa necessidade de mapear o território onde o nosso projeto atua só será contemplada se conseguirmos fazer com que a comunidade participe e use o aplicativo intuitivo e os formulários que queremos criar e ajudem com o processamento das informações. Saiba lidar com a tecnologia que queremos que eles aprendam e usem.

O desafio é gigantesco. Temos mais de 60 mil pessoas morando na comunidade piloto que queremos atender inicialmente. E logo depois queremos que se espalhe pelas demais periferias da cidade. Isso é um desafio gigantesco. Então temos estratégia de começar pelo básico, ensinando as crianças a mudar o seu mundo e ajudar a mudar o mundo de todos!

Assim que as comunidades se mobilizarem o escritório criado na comunidade começa a atender as famílias e tratar dos levantamentos das casas dessas famílias, engajar todos para as negociações com os mutirões, treinar os participantes na área de construção civil, além de preparar profissionais para trabalhar em obras civis. E com isso, cada família atendida vai ter o seu processo de regularização fundiária iniciado e entregue.

O projeto pretende impactar fortemente a comunidade com a implantação do escritório popular, que vai unir forças com a comunidade, os comércios locais e as outras instituições que atuam na área para fazer a mudança real na vida de cada família atendida pelo projeto. Pretendemos atender até 3 famílias por mês com autogestão nas reformas e até 09 famílias com os projetos. E assim mapear e planejar o bairro em conjunto, criando um conjunto de informações completas da área periférica em questão, dando condições de regularizar cada imóvel.

A regularização fundiária pode dar liberdade e independência para negociar e tratar de forma econômica suas casas, mas o maior legado que o projeto dará é a transformação da comunidade por seu engajamento, treinamento, mudança de paradigmas, criação de sonhos e concretização deles; porque tudo será feito em conjunto e criado através de muitas ideias e muitas realidades que passarão a ser conhecidas.

Esperamos que o projeto engaje toda a comunidade e mesmo os que não estejam ligados diretamente o conheçam e o divulguem. Esperamos que 10% das famílias cadastradas tenham suas reformas feitas no primeiro ano e 30% da comunidade tenham os seus projetos em mãos. Esperamos que as pessoas conheçam o seu direito e o seu dever como cidadão. Esperamos que o escritório popular seja replicado para abranger a maior quantidade de pessoas da comunidade e em um prazo de 5 anos termos uma comunidade muito mais segura e justa.

Ficha Técnica

Além da equipe técnica do projeto temos muitos voluntários e apoiadores.

Equipe Técnica

  • Carla De Azevedo Veras
  • Marcos Andrei Freire Dias
  • Virginia Marinho Do Egito Rocha De Macedo
  • Patricia Vieira Trinta
  • Luzia Helena Ferreira Almeida
  • Isabella Vitória Costa Gomes

Galeria do Projeto

' ' ' ' ' ' ' ' ' '