Entrar

Projeto Selvinha Amazônica

A Selvinha Amazônia, foi criada pela gestão da ex-prefeita Teresa Surita, e está situada em pontos turísticos da Capital da Primeira Infância. Os bichinhos são um atrativo a mais para a tornar a brincadeira ainda mais divertida, pois estimula a criatividade, proporciona o desenvolvimento da coordenação motora, a construção de vínculos sociais e emocionais, a criatividade e traz autoconfiança.

Resumo do Projeto

A ideia da “Selvinha Amazônica” surgiu quando a ex-gestora municipal, Teresa Surita, participou de uma missão Técnica na Alemanha com foco na Primeira Infância. Ao retornar, iniciou a “fusão entre ludicidade e integração ambiental”, com a criação de brinquedos personalizados, de grandes dimensões, baseados em animais da fauna Amazônica. A intenção é estimular as crianças a brincar livremente, criando suas próprias narrativas criativas, ao mesmo tempo em que enfrentam desafios, medos e inseguranças, expandindo seus limites e interagindo com outras crianças e adultos. Os brinquedos também visam promover o aprendizado de conceitos de educação ambiental, respeito à flora e fauna nativas da Amazônia e a diversidade cultural.

Assim, os espaços das praças e pontos turísticos de Boa Vista ganharam as Selvinhas Amazônica, sendo a praça Ayrton Senna a primeira a ser contemplada, com exemplar gigantes de Jacaré e filhotes em seu entorno.

Atualmente a Selvinha Amazônica se estendeu da zona Oeste a Leste da cidade para que mais crianças e suas famílias possam aproveitar dos brinquedos.

Na Selvinha Amazônica, os bichos possuem estruturas gigantes. Alguns, como a onça pintada, chegam a ter 10m de comprimento, 7m de altura, 5m de largura e 13 toneladas, toda em estrutura reforçada, com escorregadores, paredes de escaladas, escadas comuns e de cordas, rampas, pontes de madeira e outros pontos de acesso e exploração, permitindo não só que as crianças desfrutem dos brinquedos como também a participação e interação com seus pais.

Outro fato importante produzido com Selvinha Amazônica, diz respeito ao pertencimento territorial a conservação, manutenção, conscientização e equilíbrio ecológico. Dessa forma é possível aprender brincando.

Galeria do Projeto

' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' '

Galeria Comparativa