Entrar

Revisão do Plano Diretor Estratégico de São Paulo

Após a entrada em vigor do Estatuto da Cidade, foi aprovado o Plano Diretor Estratégico (PDE) do município de São Paulo em 2002 por meio da Lei Municipal 13.430/2002. Em 2014 o PDE foi revisado em função do ciclo decenal para revisão de planos diretores estipulado pelo Estatuto da Cidade, resultando na Lei Municipal 16.050/2014. Nessa revisão, o PDE passou por um significativo aprimoramento, tanto das estratégias de ordenamento territorial, quanto dos instrumentos nele previstos.

Resumo do Projeto

O Município de São Paulo aprovou o Plano Diretor Estratégico (PDE) em 13 de setembro de 2002, pouco mais de um ano após a aprovação do Estatuto da Cidade. Naquele momento São Paulo tinha um marco legal da política urbana defasado, com um plano diretor vigente elaborado em 1988 (e aprovado por decurso de prazo) e uma lei de zoneamento concebida em 1972, que tinha passado por algumas revisões, mas sem passar por mudanças profundas, mesmo com o advento da nova Constituição Federal de 1988 e mesmo o município tendo passado por um crescimento vertiginoso ao longo das décadas de 1970, 1980 e 1990. Esse crescimento combinou forte pressão pela ocupação das áreas de preservação ambiental ao redor dos mananciais e significativa valorização imobiliária das áreas centrais e providas de serviços urbanos, infraestrutura e empregos. Sem nos aprofundarmos nas dinâmicas sociais, econômicas e físico-territoriais ocorridas, podemos dizer que era urgente a revisão do marco legal da política urbana no Município de São Paulo, ainda mais com a nova agenda urbana proposta pelo Estatuto.



O PDE de 2002 instituiu um conjunto de instrumentos previstos no Estatuto da Cidade, tais como o parcelamento, edificação e utilização compulsórios (PEUC); o IPTU progressivo no tempo; as zonas especiais de interesse social (ZEIS); a outorga onerosa do direito de construir (OODC); as operações urbanas consorciadas (OUC); a transferência do direito de construir (TDC); o direito de preempção; dentre outros.



O PDE de 2014 foi elaborado num contexto em que o prazo decenal de vigência do PDE de 2002 tinha vencido, sendo necessária sua revisão conforme previsto no Estatuto da Cidade. Além disso, o PDE de 2002 sofreu uma tentativa de revisão em 2007 que foi suspensa pela Justiça devido ao escopo de revisão ter sido maior do que previsto pelo próprio plano e a Prefeitura não ter promovido o adequado processo participativo.



O processo de revisão do PDE foi amplamente participativo, tendo envolvido mais de 25 mil participantes e mais de 10 mil contribuições em mais de 100 audiências públicas. Além disso, cabe destacar os seguintes aspectos do processo participativo:

▪ intensa mobilização de todos os segmentos da sociedade, com destaque para os movimentos sociais de moradia popular;

▪ fortalecimento do Conselho Municipal de Política Urbana como principal instância de representação da sociedade nos temas da política urbana;

▪ existência de uma relatoria na Câmara Municipal qualificada e também disposta a garantir a incorporação dos ideais e instrumentos do Estatuto na etapa de tramitação no legislativo;

▪ a instituição de um portal na internet (Gestão Urbana) para proporcionar ampla transparência das informações sobre os trabalhos e propostas de revisão.



Ao longo de todo o processo de revisão do Plano a prefeitura definiu de 10 estratégias que organizam conceitos, diretrizes e instrumentos a serem aplicados para alcance dos seus objetivos e metas:

1 - Socializar os ganhos da produção da cidade

2 - Assegurar o direito à moradia digna para quem precisa

3 - Melhorar a mobilidade urbana

4 - Qualificar a vida urbana dos bairros

5 - Orientar o crescimento da cidade nas proximidades do transporte público

6 - Reorganizar as dinâmicas metropolitanas

7 - Promover o desenvolvimento econômico da cidade

8 - Incorporar a agenda ambiental ao desenvolvimento da cidade

9 - Preservar o patrimônio e valorizar as iniciativas culturais

10 - Fortalecer a participação popular nas decisões dos rumos da cidade.



Com intuito de buscar uma melhor divulgação do PDE, a Prefeitura do Município de São Paulo elaborou uma publicação denominada “Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo, Lei nº 16.050, de 31 de julho de 2014: Texto da lei ilustrado”.



Para melhor descrever a experiência de revisão do PDE, vamos utilizar essas 10 estratégias.

Galeria do Projeto

' ' ' ' ' ' ' ' ' '

Galeria Comparativa

Características gerais da experiência
Informações sobre a experiência
Principais resultados alcançados com a experiência
Relação com a meta ODS 11