Entrar

Projeto Parques Naturalizados de Sobral

O processo de urbanização da cidade distanciou, especialmente as crianças do convívio com a natureza. A exposição às telas e a forma como estão sendo erguidas as urbes tem, comprovadamente, restringido processos importantes para o desenvolvimento das crianças, especialmente durante a primeira infância. Na tentativa de equilibrar as áreas construídas e as naturais e, com isso aproximar a convivência das pessoas com natureza, em Sobral, está sendo implementado um sistema de áreas verdes públicas.

Resumo do Projeto

Os Projeto Parque Naturalizados de Sobral (PPNS) são uma outra forma de pensar as áreas de playgrounds. Os PPNS utilizando apenas materiais naturais como tronco de árvores, pedras, areias, plantas comestíveis, topografia etc. Com esses materiais são pensados, mobiliários, caminhos, e diversas meios para incentivar a brincadeira e o contato da criança com a natureza pelas texturas, cheiros, etc. Bem como, pela própria criatividade do brincar e do fazer e experimentar brincando.



Já foram implantados 03 parques naturalizados em Sobral e estão localizados nos Parque da Cidade, Parque da Integração e Parque da Lagoa da Fazendo. A área de cada parque pode variar entre 150m² até 500m². A área de implantação é em espaços públicos já estabelecidos e, preferencialmente resguardado por sobra de árvores já existentes quando possível. O primeiro PPNS foi implantado no Parque da Integração em 2022 e para efeito de teste o parque foi instalado ao lado de um playground tradicional. O objetivo foi avaliar a utilização e o processo de depredação de ambos para reforçar o que a equipe da Agência Municipal do Meio Ambiente já vinha constatando em relação aos playgrounds tradicionais.



Para cada PPNS, é utilizado areia que compõe a forração das áreas. No PPNS da Integração e do Parque da Lagoa da Fazendo, foram utilizadas manilhas que restaram de outras obras e seriam descartadas no aterro sanitário da cidade. Os trocos de árvores oriundos da poda urbana são reconfigurados e constituem os principais elementos verticais. Grama e plantas comestíveis formam os elementos vivos no ambiente e reforçam as descobertas e explorações do ambiente pelas crianças.



A execução do projeto é simples e conta com a participação de 01 (um) carpinteiro e 02 (dois) serventes guiados por 01 (um) supervisor de serviço e 01 (um) arquiteto servidor da Prefeitura Municipal de Sobral. O projeto é de simples confecção e geralmente é montado de forma orgânica pelo arquiteto com apoio da equipe. O custo médio para execução de um PPNS é de R$3.000,00. A execução não recorre a mão de obra especializada, visto que os cortes e processos são rudimentares. O canteiro de obras é montado no próprio espaço, e neste local, são encaminhados os resíduos de poda de árvores. O custo total para implantação dos 13 parque naturalizados previstos para a primeira etapa do projeto é de R$39.000,00 e a previsão para finalização é de até janeiro de 2024, conforme calendário pré estabelecido pela Agência Municipal do meio Ambiente de Sobral. O projeto prevê a instalação de parques naturalizados nos 10 (dez) parques urbanos de Sobral, de 01(um) na Unidade de Conservação Pedra da Andorinha e 02 (dois) em praças de Sobral.

Ficha Técnica

Ficha técnica – Parques Naturalizados

Colaboradores servidores da Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral
Úrsula Priscyla Santana Nóbrega (Arquiteta e Urbanista e Diretora de Parques, Jardins e Unidades de Conservação)
Cícera Sara Farias (Arquiteta e Urbanista e Gerente de Biodiversidade)
José Prado Parente (Encarregado de Equipe de Jardineiro)
Francisco da Silva Marques (Jardineiro)
Raimundo Nonato Oliveira Chaves (Jardineiro)
Francisco Weliton Teixeira (Carpinteiro)
Francisco Oceano do Nascimento Sousa (Servente)
Francisco Costa Silva (Servente)

Parceiros servidores da Secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente
Marília Gouveia Ferreira Lima (Arquiteta e Urbanista e Secretária do Urbanismo Habitação e Meio Ambiente)
Yvo Gabriel Sousa Galvão (Assistente Técnico da Secretária do Urbanismo Habitação e Meio Ambiente)

Equipe Técnica

  • Úrsula Priscyla Santana Nóbrega
  • Cícera Sarah Farias
  • José Prado Parente
  • Marília Gouveia Ferreira Lima

Galeria do Projeto

'

Galeria Comparativa