Entrar

Já estão publicadas as Boas Práticas selecionadas pelo edital! Veja agora!

A CIDADE E AS INFÂNCIAS

A infância é uma etapa fundamental do ser humano para que ele possa desenvolver seu potencial ao longo da vida. É na primeira infância, período entre a gestação e o sexto ano de idade, que ocorrem as maiores possibilidades de formação das competências humanas. Durante essa fase, o cérebro se desenvolve rapidamente, sendo muito sensível aos cuidados e estímulos ambientais, janela em que a aprendizagem de habilidades e o desenvolvimento de aptidões e competências acontecem com maior facilidade. O que o bebê aprende no início da vida tem impactos profundos no futuro.


Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) reconhece a importância do acolhimento humano desde o início da vida. Sob essa ótica, portanto, defende a produção, a implementação e a ampliação de soluções técnicas com foco no desenvolvimento de crianças entre 0 a 6 anos por meio da incorporação do conceito de primeira infância em projetos, ações e políticas que envolvem a arquitetura e o urbanismo. Potencializar a participação das crianças em idade de primeira infância no meio urbano fortalece seu protagonismo no debate público e alerta sobre a importância de sensibilizar esses indivíduos sobre seu papel como sujeitos ativos na construção de uma sociedade mais justa. Escutar e garantir o reconhecimento de crianças pequenas como cidadãos promove a construção de cidades inclusivas para todos.


Dessa forma, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Fundação Bernard van Leer (FBvL), em parceria com a Agrupación Arquitectura y Niñez de América (ANDA), e o programa Architecture & Children da União Internacional de Arquitetos (UIA), tornam público para todos os países da América do Sul o segundo edital de chamamento para a seleção de ações de boas práticas relacionadas às Infâncias, em especial à Primeira Infância, para integrar a Plataforma Arbo do IAB.


Articulada ao chamamento está a promoção da participação do Brasil e demais países membros da América do Sul na premiação organizada pela União Internacional de Arquitetos, em seu programa Arquitetura e Infâncias, a Golden Cubes Awards 2020-2023, com a participação de iniciativas pelo mundo todo.

Os proponentes poderão inscrever ações de boas práticas relacionadas às Infâncias em 07 (sete) tipos de categorias:

Tipo 01: Projetos e Obras;
Tipo 02: Políticas Públicas;
Tipo 03: Estudos Técnicos, Pesquisas Acadêmicas e Atividades de Extensão, ou Publicação Específica;
Tipo 04: Projeto de Mobiliário;
Tipo 05: Comunicação Visual e Design;
Tipo 06: Ações, Programas e Intervenções Educativas e Culturais, e
Tipo 07: Iniciativas de Educação Patrimonial

Em sua primeira edição, realizada no ano de 2021, a seleção contou com a publicação de 65 ações, e na edição de 2023 temos 50 novas publicações.