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O jogo como ferramenta – Boas práticas urbanísticas para a Primeira Infância brasileira

O Instituto de Arquitetos do Brasil, em parceria com a Fundação Bernard van Leer, publicou recentemente mais um importante material que orienta o desenvolvimento de boas práticas para a Primeira Infância no Brasil. O Jogo como ferramenta é uma publicação em formato lúdico, próprio para ser utilizado em escolas e em atividades que envolvam as crianças.

Além disso, o jogo pode ser jogado com gestores públicos e organizações que buscam encontrar soluções urbanas que equacionem os problemas urbanos associados ao público alvo em questão. O material foi encomendado à Coletiva Lîla, equipe multidisciplinar de profissionais das áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia, design, educação e pedagogia. O projeto gráfico é do oitentaedois design e conta com a colaboração da jornalista Bianca Antunes na revisão dos textos.

Acesse a versão digital do jogo na Biblioteca da Plataforma Arbo!


Um pouco mais sobre o jogo:

O Brasil, país de proporções continentais, é continental também em sua pluralidade, com diferentes características socioculturais, econômicas, climáticas e ambientais distribuídas pelo território. No entanto, mesmo entre tanta diversidade, encontramos problemas urbanos semelhantes relacionados a transporte, habitação, infraestrutura, entre muitos outros – e aí, não importa se os territórios são diferentes em tamanho, na atividade econômica ou se estão em regiões geográficas opostas, esses problemas se repetem pelas cidades brasileiras. As soluções para esses problemas, no entanto, podem e devem ser específicas, dependendo do território em que se está e levando em conta a participação da sociedade.

Nas cinco regiões brasileiras, principalmente nas cidades pequenas e médias e nas regiões vulneráveis dos grandes centros urbanos, encontramos falta de planejamento e de projetos que considerem as características específicas de cada lugar e as necessidades da primeira infância. Foi pensando nisso que criamos esta publicação, uma parceria entre a Lîla Coletiva, o Instituto dos Arquitetos do Brasil IAB e a Fundação Bernard van Leer, que propõe estratégias e ferramentas lúdicas direcionadas ao desenvolvimento de desenhos urbanos e ações comunitárias com foco na primeira infância. Utilizando as cartas apresentadas nessa publicação, baseadas em questões comuns pelo Brasil, é possível construir planos de ação para territórios específicos.

O material pode ser utilizado por técnicos e gestores públicos, organizações da sociedade civil, organizações sem fins lucrativos, líderes comunitários e qualquer pessoa interessada em solucionar um desafio urbano. Por meio de um jogo de ações com diversos tipos de soluções, novos atores (que tradicionalmente são excluídos do processo de fazer cidades) podem se juntar para participar do planejamento e da escolha de soluções para seu território.

As cartas garantem o olhar para um espaço urbano que receba a primeira infância com qualidade, entendendo que se uma cidade é boa para bebês, crianças mais novas e seus cuidadores, ela é boa para todos os seus habitantes.

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