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Agentes de Paz – Articulação e Mobilização Social em prol da Primeira Infância

AGENTES DE PAZ é um grupo formado por mulheres residentes na comunidade do Alto Santa Terezinha ou em seu entorno que foram treinadas para disseminar informações sobre o desenvolvimento na primeira infância. O projeto prevê que esta função seja também responsável por visitas à comunidade para mapeamento e acompanhamento das famílias com crianças na primeira infância, além de envolvimento das famílias nos eventos do projeto com a temática voltada à primeira infância e seus cuidadores.

Resumo do Projeto

Ao identificarmos o bairro do Alto Santa Terezinha como contexto urbano e social interessante para absorver as intervenções urbanas com foco na primeira infância, ponderamos que na localidade existe o Centro Comunitário da Paz – COMPAZ Eduardo Campos, estrutura urbana concebida com a finalidade de reduzir o índice de violência e criminalidade por meio da disponibilização de uma série de serviços públicos voltados para crianças, jovens e adultos, através de atividades esportivas, de lazer, assistência jurídica e de empreendedorismo, entre diversas outras. Desta maneira, visionou-se a oportunidade de fomentar as questões relacionadas à primeira infância junto com as diversas secretarias que atuam no entorno. Além disso, percebemos que próximo ao COMPAZ havia diversos equipamentos públicos como Unidade de Saúde, Escolas, Creche e Delegacia. Já no contexto de palafita, mapeamos territórios localizados na parte oeste da cidade, área mais precária de serviços públicos e projetos de melhorias urbanas. Buscamos locais em que houvesse serviços públicos voltados para a primeira infância, como áreas com concentração de creches públicas, escolas municipais e Unidades de Saúde da Família – USF. Do outro lado, identificamos a CIS localizada na comunidade do Detran, margeando o rio Capibaribe no bairro da Iputinga, também como território adequado para o projeto por ser uma área com potencialidades que favorecessem as intervenções urbanas. No território também estão situados alguns equipamentos públicos: duas Escolas Municipais, uma Creche Municipal e uma Unidade de Saúde da Família. Assim, após identificarmos as duas comunidades como potenciais para o projeto, elencamos três frentes de trabalho:



• Desenhar e desenvolver intervenção urbana baseada em participação que sirva como base para o plano de mobilidade da cidade, regulamentação e uso e ocupação dos espaços, além de facilitar acesso a serviços de suporte às famílias vulneráveis das comunidades (cuidados com a criança, capacitações para desenvolvimento de habilidades para geração de renda, mediação de conflitos, saúde da família, educação, esportes e recreação). Crianças, seus familiares e demais cuidadores da comunidade são fundamentais para o desenho e desenvolvimento das soluções para as melhorias dessas praças e caminhos;



• Desenvolver um “painel de desenvolvimento da primeira infância” que consista na inserção de indicadores para mensurar aspectos relevantes à primeira infância e que seja integrado ao sistema de dados da Prefeitura do Recife. Esse sistema servirá para apoio a tomadas de decisão com base em dados e para o monitoramento do progresso e impacto das intervenções e atividades;



• Lançar uma campanha de comunicação intensiva para garantir o sentimento de apropriação da comunidade com relação ao uso e cuidado com o espaço público.



As atividades das agentes de paz estavam estabelecidas conforme as necessidades do território. De modo geral, um e outro espaço pediam das agentes as seguintes atividades:



Mapeamento das residências com crianças de 0 a 6 anos no entorno do COMPAZ Eduardo Campos e da Creche Casinha

Azul, da escola municipal Casarão do Barbalho e da escola municipal Diná de Oliveira;;



Visitas à comunidade para criação de um vínculo positivo com as famílias do entorno, acompanhamento e acolhimento das famílias (procurando saber se as crianças estavam bem em relação às atividades que faziam, conversando sobre a importância do afeto e cuidado com a primeira infância, hábitos de higiene, importância de brincar ao ar livre, entre outros assuntos correlatos) e convite para atividades desenvolvidas no COMPAZ, na Creche Casinha Azul, Escola Diná de Oliveira e USF Vila da União, voltados à primeira infância e aos seus cuidadores;



Atuação efetiva no planejamento, preparação e execução de oficinas com as crianças e cuidadores participantes das atividades do projeto no COMPAZ Eduardo Campos, bem como suporte operacional a demandas surgidas no momento das oficinas de terceiros promovidas pelo projeto;



Articulação no local para atrair e engajar as famílias nas atividades desenvolvidas pelo projeto;



Aplicação de questionários quantitativos e acompanhamento das entrevistas qualitativas para a criação do painel de monitoramento da primeira infância nas regiões, com o intuito de influenciar políticas públicas com base em evidências;



Articulação, organização e facilitação de atividades lúdicas com crianças pequenas em ruas do entorno do COMPAZ Eduardo Campos e da Creche Casinha Azul;



Registros escritos contendo o resumo de visitas de campo realizadas;



Tabulação do mapeamento de famílias com crianças na primeira infância no entorno do COMPAZ Eduardo Campos e da Creche Casinha Azul;



Transcrição dos questionários aplicados na pesquisa quantitativa do meio físico para o meio digital.

Ficha Técnica

Equipe de trabalho
Ana Caroline Conceição
Ana Flávia Lopes
Andressa Augustinho
Jesica Francisca
Julia Maria Nunes
Luana Rafaela
Marta Cristina
Maygeyse Mayse
Rozenilda Carneiro
Taciana Francisco
Taluana Lidiana
Thafnis Maria
Thauanny Waleska
Wilka França
Equipe de apoio
Ana Roberta Souto
André Arruda
Diego Garcez
Eduardo Gomes
Liliane Moraes
Pedro Vizeu
Equipe do COMPAZ Eduardo Campos

Equipe Técnica

Galeria do Projeto

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