Entrar

Educação Patrimonial de Itu

Curso de formação em Educação Patrimonial de Itu – História da Arte como História da Cidade desenvolvido para atender as crianças da Rede Pública Municipal do Ensino Fundamental I dos: 3º. 4º e 5º Anos também para os Educadores e Gestores, que atende a 6 mil alunos com Material Didático Exclusivo de excepcional qualidade plástica e acadêmica – que objetiva instrumentalizar o professor e estudantes a desenvolverem consciência do valor da identidade cultural ituana, o exercício pleno da cidadania

Resumo do Projeto

Curso de formação em Educação Patrimonial de Itu - História da Arte como História da Cidade desenvolvido para atender as crianças da Rede Pública Municipal do Ensino Fundamental I dos: 3º. 4º e 5º Anos também para os Educadores e Gestores. Curso se pauta em ensinar e transmitir os valores e conhecimentos próprios da Arte - Arte Educação e Patrimônio Artístico, construindo um repertório visual da História da Arte a partir da construção de um olhar para o espaço urbano ituano como uma Cidade-Museu. Trabalha conteúdos didáticos próprios de Itu, com atividades pedagógicas de sala de aula e visitas aos locais estudados. Trata-se de um curso de formação totalizado em três anos e 12 bimestres que trabalham os conteúdos:

3º Ano - Patrimônio Pessoal/ Patrimônio Cultural/ Patrimônio Natural/ Patrimônio Imaterial

4ºAno – Arte e Emoção/ Tempos memórias e seus contextos/ Mulheres na História da Arte em Itu/ Arte em família

5º Ano - Memória, Patrimônio e Museus/ Diversidade Cultural/ A paixão em Itu/ A Preservação do Patrimônio Cultural

O Material didático próprio possui centenas de imagens locais - uma linha do tempo - Cadernos de exercícios para os alunos, caderno de formação para professores, mapas conceituais e fichas de atividades.

O curso traz uma soma de diversas experiências e perspectivas didáticas como: Socioconstrutivismo russo de Lev Vygotsky; metodologia italiana Régio Children - Loris Malaguzzi; Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, da Unesco, publicou em 1999 o relatório “Educação: um tesouro a descobrir”, elaborado pelo francês Jacques Delors. Pensamentos de Guiulio Carlos Argan ""História da Arte Como História da Cidade"" e a experiência do Museu Imaginário do francês André Malraux.

Ficha Técnica

Autor Dr. Emerson Ribeiro Castilho

Galeria do Projeto

'

Galeria Comparativa