Entrar

Intervenção Tática na Praça Evandro Magalhães, Uruçuca (Bahia)

O projeto é resultado de uma intervenção de urbanismo tático que procurou ativar a praça Evandro Magalhães, localizada no município de Uruçuca, Bahia. Essa ação foi desenhada de maneira colaborativa em conjunto com a prefeitura municipal, a comunidade do entorno da praça e a participação ativa das crianças, tanto na construção do projeto quanto na participação do mutirão. O objetivo era tornar a praça um espaço mais acolhedor para crianças e seus cuidadores e para isso trazer a comunidade

Resumo do Projeto

O município de Uruçuca faz parte da rede de cidades Urban 95 e esse projeto é resultado de uma consultoria que o Laboratório da Cidade prestou para a prefeitura sob coordenação do Centro de Criação de Imagem Popular. A ação desenhou a proposta de ativação de quatro espaços livres da cidade, tendo como foco a primeira infância e sua rede de cuidadores, dentre esses espaços estava a Praça Evandro Magalhães. A escolha da praça se deu pelo fato de ser um espaço público existente na cidade, entretanto subutilizado e cuja comunidade do entorno por muito tempo reivindicava melhorias. O desenho do projeto foi construído de maneira colaborativa e com muita participação e buscou mostrar que com baixo custo, pouco tempo e bastante engajamento é possível ter espaços que antes eram ociosos agora cumprem sua função social. O projeto contou com a colaboração da comunidade, primeiro através da escuta de mais de 30 crianças que moram no entorno do espaço e dos seus cuidadores. Foi realizado um piquenique com as crianças na praça, e através de contação de história e a construção de uma maquete, as crianças conseguiram expressar seus desejos e demandas. Foi realizada também uma roda de conversa com os moradores do entorno para compreender os desafios daquele espaço, mapear dinâmicas existentes e também escutar suas demandas.

A concepção do projeto buscou incorporar as demandas apresentadas nos processos de escuta e nas conversas com a prefeitura. Posteriormente o projeto foi apresentado para a comunidade e Prefeitura de forma a pactuar o que seria possível executar e os possíveis ajustes. A 3º fase do projeto é a execução junto com a prefeitura e a comunidade, de forma a criar o sentido de pertencimento do espaço. Ali foram construídos mobiliários para o lazer das crianças além de espaço que acolham também os cuidadores, além disso usou da arte e cores para tornar o espaço mais lúdico.

Ficha Técnica

Prefeitura Municipal de Uruçuca
Fundação Bernard Van Leer
Centro de Criação da Imagem Popular

Elaboração
Laboratório da Cidade
Equipe
Amanda Pinho
Lucas Nassar
Lygia Nassar
Paulo Nascimento
Taynara Gomes

Consultoria local:
Maia Lafer

Centro de Criação da Imagem Popular
Bianca Antunes

Equipe Técnica

Galeria do Projeto