Entrar

MEU BAIRRO BRINCANTE – ALTO SANTA TEREZINHA

Meu bairro brincante foi um projeto de intervenção dos espaços públicos no entorno da Escola Municipal Alto Santa Terezinha com a participação de crianças. A partir da identificação de vazios urbanos, das rotas da primeira infância para a escola e da conexão espacial com importantes instituições do bairro, como o COMPAZ, a Rádio Comunitária e a Associação de Moradores da Vila Monarca, foram realizadas intervenções que priorizam as crianças nos espaços públicos.

Resumo do Projeto

O Meu Bairro Brincante foi um projeto que buscou impulsionar a participação cidadã das crianças no planejamento, uso e gestão dos espaços públicos, fortalecendo uma cultura de cidadania ativa e uso do espaço público como ambiente pedagógico. O processo de implantação se deu através dos ciclos de engajamento, descritos abaixo:



Ciclo Aproximação

O ciclo de aproximação visou ativar uma rede de atores para se envolverem no processo, de forma a estreitar o diálogo entre a comunidade, a escola, o poder público e a equipe de projeto, em um processo pedagógico de empoderamento da sociedade sobre temas que compõem a cidade.



Articulação local - Foi realizada a partir do mapeamento dos diversos atores locais com potencialidade de estar envolvidos na produção do espaço urbano com foco nas crianças e cuidadores. A articulação com esses atores permitiu traçar estratégias e atividades mais adequadas à realidade do território, das crianças e seus responsáveis, fazendo com que o projeto conseguisse atingir os objetivos de forma efetiva. A partir desse mapeamento foi possível construir um diálogo entre o Massapê, a ARIES, o Compaz Eduardo Campos, a Associação de Moradores da vila monarca, a Radio comunitaria Ecocultural do Alto Santa Terezinha e a Escola Municipal do Alto Santa Terezinha.



Diagnóstico territorial e coletivo - A partir da rede de atores criada, buscou-se identificar as camadas sensíveis existentes na relação das crianças e seus cuidadores com o espaço no entorno da Escola Municipal. Assim, através da escola e das agentes de paz que trabalhavam no Compaz, foram identificadas as principais rotas feitas pelas crianças e cuidadores para a escola, bem como os espaços livres que as atraem e os principais desafios enfrentados por elas. Nesta etapa foi realizada também, uma caminhada sensitiva com as crianças da escola municipal, onde buscou explorar as suas percepções do espaço urbano através dos sentidos (a visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato).





Ciclo Fazendo lugares juntos

O ciclo de Fazendo lugares juntos objetivou traçar alternativas criativas para o fomento do uso e ocupação dos espaços públicos comunitários identificados no entorno das escolas e da construção de novas perspectivas no que diz respeito ao cuidado e ao comprometimento coletivo com o ambiente em que vivemos.



Cocriação - Esta atividade teve como objetivo identificar possíveis soluções para o espaço urbano com o uso de um método que valorizou os olhares das crianças para o espaço, bem como possibilidades de usos para eles. A atividade foi realizada na escola municipal e teve como produto a construção de possíveis brinquedos e brincadeiras de interesse das crianças através de materiais de papelaria.





Validação - Foi o momento que se apresentou, através de maquetes e imagens, as soluções elaboradas para intervenção no espaço. Este momento permitiu que as crianças, cuidadores e os demais atores envolvidos visualizem os espaços com as intervenções idealizadas para validação e/ou identificação de ajustes e considerações finais para execução.



Construção e acompanhamento - Após a validação, se iniciou a construção das intervenções. A execução se deu em formato de mutirões com as crianças e moradores, como também a partir da contratação de profissionais terceirizados. Nesta etapa, foram construídos mobiliários brincantes (que possibilitam diferentes usos), pinturas lúdicas no caminho da escola, elementos sensoriais nas paredes e sinalizações pedagógicas e informativas durante o percurso.





Ciclo Visão de futuro

Além de contar com um processo de análise e aprendizados sobre o processo, o ciclo Visão de Futuro objetivou a pactuação e a concretização dos diálogos produzidos durante todo o processo, a partir do engajamento dos atores locais e do incentivo à participação ativa dos moradores na gestão compartilhada do espaço e nas recomendações para a gestão pública.



Avaliação e aprendizados - Depois que os espaços são construídos, continuar a observá-los nos ensina ainda mais sobre como eles podem evoluir e ser gerenciados ao longo do tempo. Assim, esta etapa buscou realizar observações e conversas em campo para avaliação dos resultados e produção de um relatório final.



Gestão compartilhada - A última etapa do ciclo de engajamento buscou engajar um modelo de gestão compartilhada a partir de ferramentas de monitoramento e avaliação do processo. Foi desenvolvido um relatório de sugestões de manutenção e acompanhamento do projeto para a Áries e a Prefeitura, de modo que o projeto permanecesse com qualidade e sendo cuidado no tempo.

Ficha Técnica

EQUIPE DE PROJETO
Gabriel Santana
Lucas Izidorio
Maria Isabela Neves
Marina Mergulhão
Melina Motta
Pedro Britto

PARCEIROS
Mário Galvão Prati (Translab.URB)
Débora Rorato (Brincare)
Hylka Caldas (Brincare)
Luisa Silva (Brincare)
Rogério Costa (Brincare)
Thamires Almeida (Brincare)

COLABORADORES
Amanda Alves
Bruno Galvão
João Wanderley
Jonathan Rocha
Júlia de Araújo
Laryssa Araújo
Luciano Ferreira
Moiseis Olegario
Raissa Monteiro
Charles Mello

FOTÓGRAFOS
Bruno Carvalho
Débora Aleluia

Equipe Técnica

Galeria do Projeto

' ' ' ' ' ' ' ' ' '

Galeria Comparativa