Entrar

Meu Bairro Brincante – Jardim Brasil II (Olinda/PE)

Idealizado pelo Massapê, Meu bairro brincante é um projeto sobre criança e cidade. Partindo da prerrogativa de que a criança é um sujeito pleno de direitos e escolhas, as ações objetivam incluir as crianças nos processos de planejamento e construção das nossas cidades, além de impulsionar o caráter pedagógico dos espaços públicos enquanto espaço de diversidade, encontros e trocas. A presente ação aconteceu em 2019 no bairro de Jardim Brasil II, em Olinda, com a requalificação da Praça da Paz.

Resumo do Projeto

O Meu Bairro Brincante é um projeto do Coletivo Massapê sobre criança e idade. Partindo da prerrogativa de que a criança é um sujeito de direitos, o projeto objetiva refletir e agir sobre a inclusão dos pequenos nos processo de planejamento e intervenção dos espaços urbanos, provocando grupos locais, moradores e moradoras, para a importância de cuidarmos da primeira infância a partir da percepção e construção de um espaço urbano que estimule o ato de brincar. Esta edição aconteceu no bairro Jardim Brasil II, em Olinda (PE), no período de fevereiro a maio de 2019, e foi um projeto de Urbanismo Colaborativo e Educação Urbana, com o objetivo de requalificar a Praça da Paz a partir de um processo participativo, que colocasse a criança como protagonista do projeto.



Sem denominação identificada anteriormente, a atual Praça da Paz se encontra entre as ruas Belo Horizonte e Mato Grosso, em Jardim Brasil. No primeiro mês de 2019, a praça contava apenas com um escorrego e um balanço quebrado, podendo-se observar poucas iniciativas pontuais dos moradores da área para a manutenção do espaço. O objetivo principal foi observar e reconhecer essas iniciativas que já existiam, incentivá-las e fortalecê-las, despertando os olhares de outros moradores para que também se interessassem e se apropriassem do espaço público, que pertence a todos. Nesse sentido, ao projetar um espaço a partir de um processo que integra a perspectiva da visão de mundo das crianças e que condiz com as necessidades da população, o resultado transcende a questão física: há melhoria na segurança do bairro, no desenvolvimento cognitivo infantil e na qualidade de vida dos moradores.



O processo realizado no Meu Bairro Brincante buscou a colaboração entre os diversos atores atuantes no bairro, em todas as suas etapas. Conhecer a área da Intervenção e seus moradores, pela sua dinâmica de uso e ocupação é o primeiro passo do processo. Como ferramentas de observação, foram utilizados mapeamentos técnicos, observações práticas de fluxos e permanências, painéis interativos e oficinas com as crianças e seus responsáveis. Ao final dessas análises, ficou evidente que o espaço era, de fato, subutilizado. Com relação ao fluxo, por exemplo, constatou-se que o lugar era predominantemente utilizado como um ambiente de passagem, não somente para pedestres e ciclistas, como também para modais de veículos motorizados, e até de veículos de carga. Percebeu-se que pouco ou quase nenhum uso era destinado para atividades de permanência, como encontros ou lazer, seja de qualquer faixa etária. Dessa forma, foi possível a realização de um diagnóstico sobre a praça e seu entorno imediato, e também sobre a relação dos moradores e das crianças com o espaço público.



Na segunda fase, de mobilização dos moradores do bairro, realizamos rodas de conversa para nos aproximarmos mais da comunidade, conhecer as pessoas e o que elas desejam e nos apresentarmos como Coletivo. Neste momento, as idas ao local eram frequentes e os encontros foram temáticos. Foram feitas conversas com crianças numa escola do bairro, bem como dinâmicas de programas de necessidades para o que viria a ser a nova praça com os adultos. A partir da sistematização das nossas observações e dos testemunhos dos moradores, pudemos concluir que a falta de iluminação pública, de mobiliário para permanência, de brinquedos bem conservados para as crianças e de lugares sombreados eram as principais razões para a subutilização do espaço.



Assim, visando atender às demandas solicitadas pela população, foi realizado um estudo preliminar de projeto para a praça, o qual foi apresentado para os moradores a partir de uma maquete física. Após o processo de validação, a intervenção aconteceu em modelo de mutirão, com soluções de baixo custo, realização de pintura lúdica, construção de mobiliários urbanos e sinalização.

Com a intervenção construída, a celebração de inauguração aconteceu em um evento festivo na Praça da Paz, com apresentações feitas pelas crianças, muitas brincadeiras e comidas. Por fim, a última etapa foi analisar o processo junto aos moradores e realizar as medições para avaliação de impacto de transformação.



A partir da análise dos dados coletados tanto no início quanto no final do projeto, pudemos comprovar que a intervenção na Praça da Paz obteve sucesso no aumento da quantidade de crianças frequentando o espaço em todos os horários do dia. Além disso, o envolvimento dos moradores em todo o processo, tanto adultos, quanto idosos e crianças, culminou num sentimento de apropriação e pertencimento para com o espaço renovado. Dessa forma, concluiu-se que foi criado com o projeto Meu Bairro Brincante, a partir da colaboração entre diversos atores urbanos, destacando o protagonismo dos moradores e crianças da área, um espaço plural, vivo e mais seguro para a comunidade.

Ficha Técnica

MASSAPÊ | EQUIPE DE PROJETO
Amanda Alves
Laryssa Araújo
Lucas Izidorio
Marina Mergulhão
Melina Motta
Pedro Britto

MASSAPÊ | COLABORADORES
Amélie Rabaça
Laurine Hartstern

COLABORADORES EXTERNOS
David Shamá
José Augusto
Augusto Malheiros

Equipe Técnica

Galeria do Projeto

' ' ' ' ' ' ' ' ' '

Galeria Comparativa