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Natal Cidade dos Sonhos

O Natal Cidade dos Sonhos é um projeto de educação urbanística que tem como objetivo principal debater e refletir com as crianças sobre as questões urbanas. A partir de atividades lúdicas e participativas, busca-se sensibilizar sobre seu papel como cidadãos no processo de pensar a cidade e a usarem a criatividade para pensar em espaços públicos mais humanos, lúdicos e atrativos.

Resumo do Projeto

O Natal Cidade dos Sonhos surgiu em julho de 2019 a partir de uma inquietação de um grupo de arquitetos-amigos que trabalhavam na Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo - SEMURB da Prefeitura Municipal do Natal - PMN, e desejavam criar um projeto para atuar diretamente em atividades voltadas para o ensino de urbanismo para crianças, pautadas principalmente nos processos de escuta, troca de experiências e saberes da infância. Como sabemos, nossas cidades foram historicamente pensadas e planejadas a partir de uma visão da existência de um sujeito universal. Sujeito este geralmente homem e adulto, o que faz com que a diversidade tenha pouco espaço para exprimir suas experiências e desejos, sendo excluída dos processos decisórios e de planejamento do espaço urbano, que deveria ser, antes de mais nada, para todos e todas. Entre esses grupos, estão as crianças, que vivenciam as cidades de maneira distinta de qualquer outro grupo.

Inserir as crianças como protagonistas na discussão da cidade era o principal objetivo, uma vez que na época da implantação do projeto, estava ocorrendo o processo de revisão do Plano Diretor Municipal de Natal (PDN), e essa seria uma forma de escutar as demandas das crianças e levá-las para as oficinas do processo, contribuindo para a gestão democrática da cidade e a efetiva participação popular, princípios que estão previstos na Lei no 10.257/2001 denominada Estatuto da Cidade (EC).

O intuito era que as crianças aprendessem e participassem brincando, e como forma de aprofundamento parte da equipe participou do curso do CECIP: MOB.PI - PLANEJAMENTO URBANO E PARTICIPAÇÃO INFANTIL, onde foi possível expandir o embasamento teórico, aprender sobre metodologias de trabalho e como implementar as atividades ou ações. As atividades realizadas nas oficinas foram pensadas para a faixa etária de 4 a 6 anos (mas a depender da demanda podem ser adaptadas para outras faixas etárias) utilizando de forma lúdica mapas, fotografias e outros instrumentos que permitissem que as crianças compartilhassem sobre os seus lugares de afeto, os problemas e potencialidades do bairro e da cidade, além de propiciar a aproximação delas com a natureza e com o espaço urbano construído.

No desenvolvimento das práticas, a equipe busca se aproximar das crianças e deixá-las confortáveis para falarem sobre seus desejos, anseios e opiniões a respeito do lugar em que vivem, sempre tendo a preocupação em não influenciar suas falas. Além disso, nos momentos da conversa, busca-se orientá-las sobre o cuidado com a cidade, com o meio-ambiente e como ajudar a população. Ao final, sempre é feita a pergunta “Como é a Natal que você sonha para daqui a 10 anos?”, permitindo que a criança responda com espontaneidade e imaginação sobre como seria a cidade sonhada, seja a partir de uma narração ou um desenho.

Entre agosto de 2019 e janeiro de 2020, foram realizadas oito ações, cada uma delas em um bairro diferente da cidade. A maior parceria foi com a PMN nas ações do Programa “Participa Natal no Bairros”, mas o projeto conseguiu se expandir para as escolas da rede estadual e privada de ensino. Outra expansão importante foi a parceria com o terceiro setor através do Ecopraça, movimento de ocupação criativa das praças e espaços públicos da cidade através de atividades culturais. A intenção era de que o projeto pudesse se expandir em 2020, o que foi impossibilitado com o início da pandemia, já que o contato e a aproximação com as crianças são essenciais para criar a afinidade e confiança necessárias para a efetiva realização das atividades.

Apesar do hiato, as atividades executadas pelo projeto nos revelaram a riqueza existente sob a perspectiva do olhar infantil. Alheios às discussões e narrativas envolvidas na discussão do planejamento urbano, as crianças se expressam desprovidas de qualquer “preconceito”, apontando aquilo que percebem dentro de suas realidades cotidianas.

As atividades do projeto também revelam a importância da educação urbanística para as crianças. É inevitável para qualquer cidadão não ter suas atividades cotidianas interconectadas ao espaço urbano em que vivem, sendo necessário a percepção dessas relações desde a primeira infância. Considerando o contexto de revisão dos planos diretores municipais - que ocorre em Natal, como relatado, mas também em outros municípios brasileiros - é destacado que a participação social enquanto princípio do EC está completamente comprometido pela visão e atuação de poucos grupos da sociedade. Assim, a ausência de ações ou políticas que ensinem as crianças desde a infância aponta uma deficiência na formação cidadã, de modo que a maioria da população não encara a discussão urbana com a devida importância. E o Cidade dos Sonhos busca caminhar na direção oposta a isso, pois enquanto idealizadores do projeto, entendemos que o olhar infantil sobre a cidade, bem como seus sentimentos e o que interpretam como demandas, têm uma importância crucial para formulação de políticas públicas.

Ficha Técnica

Nome: Natal Cidade dos Sonhos
Estado: Rio Grande do Norte
Cidade: Natal
Equipe: Bárbara Rodrigues Marinho, Carla Elizabeth Godeiro de Araujo, Natália Melchuna Madruga, Rodrigo Silva.
Colaboradores: Alessandra Maria de Oliveira Marinho, Juliana Joyce Ferreira de Oliveira Ataliba, Carla Farias Temoteo, Letícia Lorena de Oliveira Cardoso, Ana Beatriz Targino Campos de Azevedo
Público:Crianças de 04-06 anos
Objetivo: Inserir as crianças como protagonistas na discussão da cidade através de atividades voltadas para o ensino de urbanismo para crianças, através de atividades lúdico-participativas pautadas principalmente nos processos de escuta, troca de experiências e saberes da infância.
Justificativa: Inserir as crianças como colaboradoras para a formulação de políticas públicas, levando suas demandas para o processo de revisão do Plano Diretor Municipal de Natal (PDN) contribuindo para a gestão democrática da cidade e a efetiva participação popular, princípios que estão previstos na Lei no 10.257/2001 denominada Estatuto da Cidade (EC).
Parceiros: Prefeitura Municipal do Natal e Projeto Ecopraça
Local de realização: Escolas da rede pública e privada de ensino e espaços livres públicos

Galeria do Projeto

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