Entrar

Pé de Infância

O Pé de Infância é um projeto da Urban95 que tem o objetivo de incentivar comportamentos como o brincar, cantar e contar histórias para os bebês e crianças pequenas, promovendo interações positivas com os seus cuidadores e contribuindo com o desenvolvimento integral dessas crianças
Uma combinação de ações que impactam a vida dos cuidadores e estimulam a mudança de comportamento incluindo novos hábitos na rotina. Pilares: Intervenções Urbanas, Áudio e Vídeo, Jornada WhatsApp, Ações Comunitárias.

Resumo do Projeto

O Pé de Infância é um projeto da Urban95 que tem o objetivo de incentivar comportamentos como o brincar, cantar e contar histórias para os bebês e crianças pequenas, promovendo interações positivas com os seus cuidadores e contribuindo com o desenvolvimento integral das crianças

Essa fase chamada de Primeira Infância, que vai desde o nascimento até os seis anos de idade, é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças e deve estar no topo das prioridades do governo, especialmente os primeiros três anos, que chamamos de Primeiríssima Infância.

Nos primeiros mil dias de vida é quando o cérebro mais se desenvolve.. Durante este período 1 milhão de sinapses se formam por segundo no cérebro de uma criança pequena, atingindo um nível de atividade que não se repetirá em nenhuma outra fase da vida. Aos 4 anos de idade a criança já terá desenvolvido aproximadamente 50% do potencial mental que terá quando adulto.​

As oportunidades e experiências que uma criança tem no início da vida deixa um terreno fértil para que ela desenvolva todo o seu potencial, com impacto no seu presente e no seu futuro.

O desenvolvimento na primeira infância foi universalmente reconhecido nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em várias de suas metas, com destaque para a meta 4.2: “Até 2030, garantir que todos os meninos e meninas tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário”.



Toda Infância pede afeto e conexão com o cuidador através do brincar, cantar e contar histórias.

O Pé de Infância é um projeto de mudança de comportamento que foi cuidadosamente elaborado para apoiar esta missão fundamental da gestão municipal.

Nossa perspectiva é olhar a cidade como uma criança de até 95 centímetros e como os cuidadores dessa criança. E expandir essa visão para dentro de casa também.

É comprovado que ao adotar três simples comportamentos: brincar, cantar e contar histórias para crianças diariamente, estamos possibilitando que elas desenvolvam muito melhor o seu potencial, vivam mais plenamente o presente e o futuro e sintam-se mais conectadas aos adultos de sua confiança.



Uma caixa de ferramentas para estimular os três comportamentos

As ações desta caixa de ferramentas foram planejadas por um grupo de especialistas em primeira infância junto com comunicação mudança de comportamento a partir de uma série de escutas em profundidade.

Mapeamos 11 municípios onde gestores e cuidadores foram ouvidos e formou-se assim uma cartografia afetiva de diversos territórios.

Nas escutas mapeamos também as rotinas, os caminhos percorridos na cidade, os obstáculos para adotar os três comportamentos e as oportunidades que se mostravam.

Foram meses testando e lapidando este material para que ele tivesse grande eficiência nas mensagens e proposições

Esse combinado de ações compõem uma caixa virtual de ferramentas entregue aos municípios. Construída de forma simples e amigável para possibilitar autonomia e customização pelos municípios.

Apesar de defendermos a saturação, as ações foram desenhadas para serem usadas de forma independente de acordo com as possibilidades de cada prefeitura.

As ações são estratégias e estão dividas 4 categorias:

1. Intervenções urbanas

Usando banners, cartazes, placas e mais tinta, pincel e alguns materiais que já fazem parte do cenário das cidades, as intervenções transformam os caminhos, propõem brincadeiras e diminuem a hostilidade no entorno das áreas mais vulneráveis. Chão, muros, praças ganham vida e cores em forma de brincadeiras, músicas e histórias para interagir com crianças e cuidadores.

2 Áudio e Vídeo

Música, pílulas de conteúdo e vídeos filmados dentro das casas das famílias mostram como os três comportamentos são simples e fáceis de adotar.

Os conteúdos foram produzidos nas periferias, por jovens do audiovisual. As pílulas e a música especialmente criadas para o Pé de Infância.

3. Jornada WhatsApp

A jornada é uma trilha de 21 dias que promove os comportamentos e convida as pessoas a compartilharem suas experiências, sempre valorizando o papel de quem cuida e validando sua importância.

4. Ações Comunitárias

A presença de lideranças comunitárias levando o projeto aos perímetros escolhidos para se trabalhar é muito importante! Também é essencial organizar a narrativa de que naquele lugar a infância é prioridade.



Ficha Técnica

ALLMA HUB
ANA PAULA DUGAICH
MENTORIA E LIDERANÇA CRIATIVA

CECÍLIA GALORO
COORDENADORA GERAL

MARIA MAZZUCCHELLI
DESENHO DE PROCESSOS

DANIELLE AREAL
PLANEJAMENTO

MARIANA PEDROSA
GERENTE DE PROJETO

JOSIE SANTOS
SUPORTE NA GESTÃO DE PROJETO

THAIS FERREIRA
CONSULTORIA DE PRIMEIRA INF NCIA

CAROL DELGADO
METODOLOGIA DE ESCUTA E PESQUISA DE CAMPO

NEIDE CAVALCANTI
PESQUISA DE CAMPO E GESTÃO WHATSAPP

FERNANDA MACHADO
REDAÇÃO

AMANDA BITTENCOURT
REDAÇÃO

KEILA AKEMI
DESIGNER

JOÃO CHURCHILL
DESIGNER

RENATA ALCANTARA
DESIGNER

LUNA PELLICCIARI
DESIGNER

PRÓ CAPÃO + LUIZA CAMPOS
Audio visual

PAVIO CRIATIVO
Webdesign e programação

Galeria do Projeto

' ' ' ' ' ' ' ' ' '