Entrar

Praças Áreas Remanescentes

A produção das áreas remanescentes mapeadas objeto de intervenção na Comunidade de São José e Igrejinha do Caramujo estão vinculadas aos efeitos dos reassentamentos e as obras de pavimentação e urbanização.
Esse desenvolvimento pode ocorrer através de ações de prevenção e intervenção que visem a qualidade e a frequência das interações entre crianças pequenas e seus cuidadores, e o bem-estar desses cuidadores.

Resumo do Projeto

Para consecução do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Comunidades, a Prefeitura Municipal de Niterói obteve recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Em seu componente Urbanização de Comunidades e Inclusão Social, o Programa visou promover através de um projeto urbano-social, a melhoria da qualidade de vida dos moradores das comunidades denominadas Capim Melado, Vila Ipiranga, São José e Igrejinha do Caramujo, todas inseridas no Município de Niterói.

Para promover e garantir a segurança dos moradores das Comunidades de São José e Igrejinha do Caramujo, o Programa selecionou áreas específicas que apresentavam alto grau de risco de desmoronamento para a implementação de projetos de geotécnica. Para tal, verificou-se a necessidade de reassentamento em alguns casos, visto serem imóveis frente de obra impossibilitando a execução dos projetos de contenção.

O Município parte do princípio que uma vez que espaços desocupados são escassos e, por isso, de grande valor, os espaços públicos a serem construídos devem ser criativos e possuir diversas finalidades, que possibilitem serem abertas à interpretação do público que o utiliza.

O Programa, e a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura do Município, assim, desenvolveu estratégias para ocupação sustentável nas áreas remanescentes dos reassentamentos através de atividades de conscientização socioambientais e desenvolvimento de projetos de praças, de forma a prevenir o avanço de construções irregulares, e nas áreas das escadarias.

A produção das áreas remanescentes mapeadas objeto de intervenção na Comunidade de São José e Igrejinha do Caramujo estão vinculadas aos efeitos dos reassentamentos e as obras de pavimentação e urbanização.

Para tanto, a equipe vem desenvolvendo projetos de áreas de lazer onde os riscos foram mitigados, produzindo praças como as de Biquinha, TQ07, Complexo e Igrejinha. Os projetos básicos desenvolvidos na região estão em consonância com os princípios do Marco da Primeira Infância e aplicam o conceito do Urban95.

Esse desenvolvimento pode ocorrer através de ações de prevenção e intervenção que visem a qualidade e a frequência das interações entre crianças pequenas e seus cuidadores, e o bem-estar desses cuidadores. Projetar um espaço com diferentes pinturas, texturas, jogos e atividades ajudam a estimular a criatividade da criança, bem como a interação com outras crianças e seus cuidadores.

Dessa forma, os projetos foram concebidos com propostas que aplicassem estes conceitos, adaptando em diferentes escalas e situações, jogos lúdicos incluindo pinturas e desenhos, com o objetivo de criar um ambiente confiável e confortável que ajudasse as crianças a expressarem seus desejos, sonhos e o que gostariam de ter para brincar na sua cidade.

BIQUINHA

O projeto de requalificação da Praça da Biquinha, localizada em área residencial da Comunidade São José na região Norte de Niterói, utilizou brinquedos naturalizados, texturas de piso distintas, pinturas e buscou associar infância e terceira idade, com a inclusão de equipamentos de ginástica.

IGREJINHA

O projeto de requalificação da Praça da Igrejinha, localizada em área residencial da Comunidade de Igrejinha do Caramujo na região Norte de Niterói, aproveitou os desníveis do terreno de forma lúdica e setorizamos as atividades do faixas etárias. Nesta área não pudemos ocupar todo o espaço onde foram reassentadas as famílias. Parte da área teve que abranger um projeto de contenção, utilizando o chamado capim vetiver.

TQ07

O projeto de requalificação da Praça de TQ07, localizada em área residencial da Comunidade de São José na região Norte de Niterói, também aproveitamos os desníveis do terreno de forma lúdica com escorregas, túneis de manilha e muros de escalada, além de criação de uma pequena Horta e um pomar, plantados em conjunto com a comunidade.

COMPLEXO

O projeto da praça está localizado ao lado da quadra coberta do Complexo Esportivo da Igrejinha do Caramujo. O projeto foca na interação dos cuidadores e crianças em um espaço seguro e confortável.

Ficha Técnica

COORDENAÇÃO:
VICENTE AUGUSTO TEMPERINI MARTINS – SECRETÁRIO DE OBRAS E INFRAESTRUTURA DE NITERÓI
GISELE BRAND – COORDENADORA GERAL UGP BID
EQUIPE TÉCNICA:
MARIANA VAZ – ARQUITETA E URBANISTA
ERIKA BRUM – ARQUITETA E URBANISTA
HERNANDE FLORES – ENGENHEIRO CIVIL
CAMILA ALVES – ENGENHEIRA CIVIL
DENIZE AZEVEDO – ENGENHEIRA CIVIL
THIAGO PEDROSA – ARQUITETO E URBANISTA
ESTAGIÁRIAS:
NATÁLIA PEREIRA
OHANNA LIMA
REBECCA SOUSA
LUCIANE PILLAR

Equipe Técnica

  • Vicente Temperini
  • Mariana Vaz
  • Erika Brum
  • Hernade Flores
  • Camila Alves
  • Denize Azevedo

Galeria do Projeto

' ' ' ' ' ' ' ' ' '

Galeria Comparativa