Entrar

PROJETO VILA IRACEMINHA

Situado em uma praça já existente no bairro de Messejana em Fortaleza, o projeto tem o objetivo de proporcionar uma área de lazer para crianças que seja de fácil acesso, seguro e arborizado, com apoio para cuidadores e atividades recreativas que proporcionem conhecimento sobre a cultura indígena desde a primeira infância.

Resumo do Projeto

Com foco em proporcionar um espaço de lazer de fácil acesso para crianças, o projeto tem o objetivo de revitalizar uma praça já existente no bairro de Messejana em Fortaleza, com o intuito de criar novos espaços projetados majoritariamente para o uso e desenvolvimento infantil, para isso foi realizada uma pesquisa sobre as necessidades motoras e psicológicas de crianças na faixa etária entre 4 e 6 anos e projetados mobiliários específicos que unem a ergonomia necessária para a progressão dos movimentos com os estímulos visuais e táteis que garantem a ativação de certas partes do cérebro infantil responsáveis pela criatividade, resolução de problemas, imaginação e visão espacial. Também foi realizado um estudo sobre a cultura local, de modo que optou-se por unir ao projeto os elementos visuais e lendas da cultura indígena, mais especificamente do povo Tapeba da cidade de Caucaia no Ceará, ao mobiliário e à experiência da praça, criando um enredo no qual foi inserido o mobiliário, resultando em um trajeto dividido em três partes que traz caráter lúdico e dinâmico à experiência.

O terreno faz parte de um conjunto de três pequenas praças que são utilizadas de maneira informal, já que estão em estado deteriorado. A localização favorece o intuito do projeto de facilitar o acesso de crianças à áreas de lazer, pois está em um área majoritariamente residencial. A praça escolhida já possui uso destinado ao público infantil porém se encontra em péssimo estado, com brinquedos destruídos e vegetação alta. A presença de árvores já existentes no local proporciona sombreamento, ar puro e ajudou a compor as atividades lúdicas planejadas. O entorno viário possui pouca movimentação de veículos nas duas ruas paralelas, o que torna mais segura a realização de atividades infantis.

O bairro é conhecido pela Lagoa da Messejana com a estátua de Iracema, personagem do romance de José de Alencar e símbolo cultural da cidade, tal referência se faz presente no projeto, que se utiliza da personagem como símbolo para contação de histórias através de ilustrações presentes no mobiliário, misturando atividades recreativas com informações importantes sobre a cultura indígena, assunto de importante valor, levando em conta sua riqueza e o apagamento que essa população tem sofrido violentamente por séculos no Brasil, fazer disso um tópico presente desde a primeira infância ajuda a valorizar e manter viva na memória coletiva a sua cultura e importância.

O trajeto conta a lenda da Pedra Encantada do folclore indígena do povo Tapeba, através de ilustrações que se fazem presentes pelos brinquedos. A primeira parte é composta por estruturas que remetem às ocas indígenas, com pequenos espaços cobertos que estimulam a criatividade e proporcionam diferentes brincadeiras. Sua estrutura é composta por um gradeado geométrico em madeira pintada, alternando entre espaços cheios e vazios, onde os espaços preenchidos contarão com as ilustrações que compõem a história do trajeto. Tais espaçamentos foram medidos com base no diâmetro médio do crânio humano, evitando possíveis acidentes.

A segunda parte, que representa a floresta, conta com pequenos espaços semelhantes ao das ocas na parte anterior, com a mesma estrutura, porém em formato de domos que remetem às cavernas nas florestas, estes possuem altura que permitem que crianças possam adentrar o brinquedo e também escalar, além da presença de ilustrações em partes preenchidas do gradeado. Outro elemento da segunda parte é o conjunto de plataformas de madeira em diferentes alturas, circundadas pelo mesmo tipo de gradeado dos elementos anteriores. Há a presença de uma árvore que é circundada também por uma plataforma. Esses caminhos elevados e em conexão com a natureza criam um percurso que dá acesso à terceira e última parte do projeto.

Esta conta com uma estrutura coberta que representa a pedra encantada, onde há um tesouro e ilustrações que contam o final da história, que estimulam o percurso do trajeto até o fim. O acesso se dá por uma passagem que possui conexão com a plataforma de madeira do espaço anterior, sua estrutura tem o mesmo gradeado dos elementos anteriores e possui coberta e plataforma de madeira, dando acesso a dois escorregadores que permitem a saída do brinquedo de maneira divertida.

Esse circuito ordenado por histórias ilustradas estimula a utilização dos equipamentos e desperta criatividade, além da possibilidade de brincar de outras maneiras que não sejam necessariamente seguindo o percurso pensado. O mobiliário foi planejado para crianças de 4 a 6 anos de idade, podendo também ser utilizado por crianças mais novas nas partes iniciais que contam com as ocas e cavernas no chão. Possui dimensões que possibilitam fácil acesso para adultos, caso seja preciso ter alcance às crianças enquanto estão brincando, com presença de bancos de concreto com assentos de madeira que circundam o local e permitem a proximidade de pais e cuidadores com as crianças.

Ficha Técnica

O projeto é composto por uma equipe de quatro estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza, todos fazem parte da equipe técnica.
Antonio Carlos Barbosa Filho
Gabriel Garcia Bastos Azevedo
João Guilherme Melo Viana
Matheus Brasileiro Marques

Galeria do Projeto

' ' ' ' ' ' ' ' ' '