Entrar

Seguindo Pistas – Compreendendo a Educação para o Trânsito

Com a escuta ativa das crianças nas escolas projetaremos e pintaremos no espaço de convivência escolar uma mini pista e realizaremos capacitações das crianças em segurança viária, o que contribuirá na educação nas escolas para trabalhar competências e habilidades já propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a vivência in loco, ensinando transversalmente a preservar a vida, evitar acidentes, exercer a cidadania, no trânsito, primando pela segurança viária, conscientização

Resumo do Projeto

Lesões causadas pelos sinistros de trânsito constituem em sério problema de saúde pública, causa elevados custos humanos e sociais. Principais causas de morte por traumatismo, 10° causa de todas as mortes e 9° causa de morbidade em todo o mundo.(OMS) Muitas dessas lesões e mortes podem ser prevenidas por conscientização e dispositivos de segurança. Vários fatores contribuem para esta realidade: falta de conscientização em educação para o trânsito, aumento do número de veículos, falta de manutenção veicular, imprudência de motoristas.

No mundo se aplica e pratica a Visão Zero: forma de compreender e desenvolver um sistema seguro de mobilidade com alicerce na: educação, engenharia viária e esforço legal, e que nenhuma morte prematura é aceitável, entendendo que a vida humana é a principal prioridade.

O trânsito é a principal causa de morte por acidente de crianças e adolescentes de zero a 14 anos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, sendo que 36% desses óbitos aconteceram quando elas estavam na condição de pedestre ou ciclista, ou seja, em espaços comunitários Este dado reflete a importância de governo e sociedade pensarem em formas de garantir mais segurança nesse ambiente e também que é urgente focarmos na prevenção.

Com a escuta ativa das crianças o Projeto Seguindo Pistas: “Compreendendo a Educação para o Trânsito” nas escolas temos como objetivo projetar e pintar no espaço de convivência escolar uma mini pista e realizar capacitações das crianças em segurança viária, o que contribuirá na educação nas escolas para trabalhar competências e habilidades já propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a vivência in loco, ensinando transversalmente a preservar a vida, evitar acidentes, exercer a cidadania, no trânsito, primando pela segurança viária, conscientização e educação para o trânsito.

A segurança das crianças é uma questão primordial, dessa forma temos como meta incentivar a autonomia das crianças na neste projeto como pedestres, ciclistas, motoristas colocando-se no lugar do outro, e conhecendo e tendo seu desenvolvimento cognitivo social.

Da mesma forma que precisamos aprender a ler para entender e transformar o mundo, precisamos criar um processo de alfabetização no trânsito, para aprender a ler nossa cidade, nossas ruas e estradas, melhorando significativamente a qualidade de vida no país.

A necessidade de uma conscientização ampla e urgente sobre a Educação para o Trânsito é visível aos olhos de todos, dada a complexidade dos problemas que surgem no dia-a-dia de todas as cidades. Hoje toda a população está envolvida, sob diferentes aspectos, com os problemas relacionados ao trânsito.

A situação ""acende uma luz de alerta"" em relação questões de cidadania, pois as relações no trânsito envolvem valores e princípios fundamentais para um convívio social saudável: respeito ao próximo, obediência às leis, a solidariedade, prudência. O que se percebe em nossa sociedade é a fragilidade desses valores, revelando uma sociedade em crise, marcada pela agressividade, individualismo e desrespeito.

O objetivo deste projeto é educar para o trânsito nas escolas com a vivência in loco, ensinando transversalmente a preservar a vida, evitar acidentes, exercer a cidadania, no qual respeito, cortesia, cooperação, solidariedade e responsabilidade constituem os eixos determinantes da transformação do comportamento do homem no trânsito, e refletirá no comportamento dessas crianças, cuidadores e responsáveis quando estiverem transitando pela cidade, disseminando assim a importância e comprometimento que os temas relacionados à segurança viária, conscientização e educação para o trânsito.

Mudar a realidade através da educação é o que almejamos como conseqüência. Salvar o maior número de vidas no trânsito, trazendo a responsabilidade como elemento principal, levando mais conscientização, educação e segurança para todos, envolvendo diretamente as escolas e sociedade nas ações, propondo uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade com sustentabilidade.

A convivência no meio familiar é a maior oportunidade para a criança apreender uma formação baseada nos princípios morais e nas virtudes. Os pais/ cuidadores são responsáveis pela segurança das crianças e por explicarem a elas as regras. No entanto, elas precisam, com o passar do tempo, compreender que também devem tomar cuidados.

Devido à baixa estatura,ver a sinalização vertical, dificuldade para medir velocidade e tempo, localizar sons, distinguir esquerda e direita e interpretar sinalizações, as crianças estão mais expostas a riscos do que os adultos.

Com o Seguindo Pistas as crianças vivenciarão o dia a dia no trânsito de forma lúdica, mas na mini pista terão toda a reprodução do cotidiano da cidade e compreenderão os sinais e sinalizações do trânsito e irão aprender sobre as leis e as regras de trânsito

A Educação para o trânsito não deve ser considerada um trabalho extra, supérfluo, e sim, uma oportunidade de utilizar um tema

Ficha Técnica

A ficha técnica do projeto é multisetorial, profissionais da educação para o trânsito, mobilidade,arquitetura e gestão.
Quem somos nós:
Priscilla Lundstedt Rocha - Educadora de Trânsito, Coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito da NITTRANS, na Prefeitura Municipal de Niterói. Especialista em Gestão, Educação e Segurança no Trânsito. Possui graduação em Direito e Filosofia, Mestrado em Filosofia do Direito pela Freie Universität Berlin e mãe da Cecília Milagros, 8 anos.

Ricardo Tristão Ribeiro- Educador de Trânsito, Chefe de Divisão de Cursos e Treinamentos na Coordenadoria de Educação para o Trânsito da NITTRANS, na Prefeitura Municipal de Niterói. Possui graduação em Comunicação Social na especialidade de Publicidade e Propaganda e Jornalismo pela UFF, e Pós-Graduação em MBA Executivo Internacional em Administração e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, pai do Paulo, 3 anos.

Allyssan Mansano- Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Anhaguera. Atua há 4 anos da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da NITTRANS, na Prefeitura Municipal de Niterói e entusiasta da educação e da primeira infância.

Lucas Lima Gomes – Atua na Coordenadoria de Educação para o trânsito da NITTRANS, na Prefeitura Municipal de Niterói, irmão mais velho do Isac, 10 anos e Manuella, 3 anos.

Ana Lúcia Oliveira da Silva - Atualmente na área operacional externo da Nittrans na Prefeitura Municipal de Niterói e tem formação em Pedagogia.

Betina Araujo- Arquiteta pela Universidade Federal Fluminense ,com extensão universitária em Arquitetura e Urbanismo pela Bowling Green State University - Ohio, Estados Unidos .Cursando MBA em Gerenciamento de Projetos pelo LabCEO – Universidade Federal Fluminense. Atualmente é diretora do Departamento de Urbanismo na Secretaria de Urbanismo e Mobilidade do Município de Niterói, coordenando o Departamento de Urbanismo e colaborando com o desenvolvimento de projetos relacionados a intervenções urbanísticas. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em licenciamento urbanístico e planejamento urbano. Com experiência em acompanhamento de obras e restaurações empresarias e residenciais.

Equipe Técnica

Galeria do Projeto

'

Galeria Comparativa