Entrar

Trilha Crescer Aprendendo

O projeto Trilha Crescer Aprendendo realizou uma intervenção de urbanismo tático em muros e calçadas que compõem o percurso entre os Centro de Educação Infantil Dolores Lustosa e Darcy Ribeiro, ambos localizados no bairro Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior. Conta como protagonistas do processo de revitalização e ressignificação do caminho à escola, as crianças e comunidade escolar, juntamente com técnicos da Prefeitura Municipal de Sobral e parceiros numa ação intersetorial.

Resumo do Projeto

Em julho de 2022, a Secretaria Municipal da Educação de Sobral implementou o projeto Trilha Crescer Aprendendo. Este projeto ocorreu em parceria com a United Way Brasil e Fundação Bernard Van Leer e contou com a participação de profissionais da educação, crianças e comunidade que, de forma coletiva, restauraram e construíram espaços interativos no percurso das crianças até a escola. O território no qual aconteceu a intervenção foi escolhido com base nos critérios de vulnerabilidade, violência e pobreza, bem como pelo quantitativo de crianças que seriam beneficiadas com a ação. O projeto buscou sensibilizar quanto à importância de ações e políticas públicas voltadas para a primeira infância e se deu em um primeiro momento pelo mapeamento do território e condições ambientais do bairro, realizado por profissionais da educação, do urbanismo, trânsito e meio ambiente, como também pela comunidade escolar. Em seguida, iniciou-se o processo de escuta qualificada com as crianças e familiares com o intuito de colher as expectativas e necessidades da primeira infância. Com os cuidadores foi realizado um encontro que se deu em um círculo de cultura de paz, onde as discussões giraram em torno de lembranças de suas infâncias e dos caminhos que os mesmos faziam para a escola; tais lembranças serviram como base para que pudessem pensar como tornar esse caminho trilhado por suas crianças mais interativo, acolhedor e seguro. Com as crianças, a escuta se deu por meio de dinâmicas, contação de história, músicas e brincadeiras que possibilitaram que elas expressassem, por meio de desenhos e relatos, seus interesses em relação a como queriam que fosse o trajeto de ida e volta para a escola. Os próximos passos do projeto se deram por meio de reuniões dos setores envolvidos para analisar e concretizar quais ações seriam possíveis de executar, fechando assim datas, recursos e organização das equipes. Após os momentos de escuta e planejamento, deu-se início às ações de intervenção que contou com a participação de voluntários da comunidade local, instituições parceiras, servidores públicos, equipe escolar, crianças e seus familiares. As intervenções ocorreram na parte interna e externa das unidades escolares participantes e em locais estratégicos do percurso entre as mesmas. Foram realizadas pinturas em paredes, calçadas, ruas, como também colocação de estruturas interativas lúdicas (espelhos, dobradiças, brinquedos, pneus coloridos) e revitalização de espaços. As intervenções realizadas buscaram representar a cultura local, os recursos naturais, e as características da comunidade, em especial das crianças que lá residiam.

Ficha Técnica

Parceiros: Coletivo Lila; United Way Brasil; Governo do Estado; Fundanção Bernard van Leer;
O projeto contou com a colaboração das demais secretarias da Prefeitura de Sobral. A saber: Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente - SEUMA; Secretaria do Trânsito e Transportes - SETRAN; Secretaria da Infraestrutura - SEINFRA; Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer - SECJEL; Secretaria da Cultura e Turismo - SECULT; Secretaria da Segurança Cidadã - SESEC; Secretaria da Conservação e Serviços Públicos - SESEP; Gabinete da Vice-Prefeita; Gabinete do Prefeito;

Equipe Técnica

  • Francisco Herbert Lima Vasconcelos
  • Kathleen Maria Arcanjo Montalverne
  • Ana Carla Siebra Farias
  • José Leonardo Florêncio Viana

Galeria do Projeto

'

Galeria Comparativa