Entrar

Um parque com as crianças

O Projeto de extensão da UFRJ, Um Parque com as crianças busca possibilitar às crianças do bairro a participação cultural e social no equipamento e no bairro. Participaram crianças de 6 anos da Escola Municipal Machado de Assis, do bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. O objetivo é compreender o microterritório das crianças ao redor do centro cultural Parque das ruinas por meio de atividades lúdicas, de expressão e representação, para construir um espaço com e para a infância.

Resumo do Projeto

"O Projeto de extensão da UFRJ, Um Parque com as crianças busca possibilitar às crianças do bairro a fruição cultural e a participação social.

É um projeto multidisciplinar que acontece dentro do marco do projeto “Terapia Ocupacional na cultura: das territorialidades urbana e da floresta às questões étnico-raciais” e uma parceria com o Centro Cultural Parque das Ruinas e a associação mexicana Exploradores de la Ciudad AC.

A partir desta parceria, foi realizada, junto às crianças da Escola Municipal Machado de Assis, a oficina ""Um parque com crianças"".



O Projeto Um Parque com as crianças busca desdobrar a utilização do centro cultural Parque das Ruinas, como espaço público amigo da criança, por meio de atividades lúdicas, de expressão e representação, onde a infância é um sujeito ativo.



• Desdobrar o centro cultural como um espaço de expressão cultural e fortalecimento da identidade e sentimento de pertença das crianças em seus territórios.

• Articular o espaço educacional com o centro cultural mais próximo, pra criar uma rede de espaços com crianças

• Usar a arquitetura patrimonial como ferramenta de aprendizagem e experimentação: sensorial, representação simbólica, lúdica



Por meio de um processo de reconhecimento das crianças o bairro pode ser problematizado e outras formas de vivenciar o bairro de Santa Teresa podem ser encontradas.



¿Porque?

A escola Machado de Assis está localizada no bairro de Santa Teresa do qual fazem parte 18 comunidades de assentamentos vulneráveis.

As comunidades não têm espaços ao ar livre suficientes para desfrutar, o Parque das Ruinas está localizado a menos de 1km da escola com uma população de pouco mas de 146 crianças a maioria pertence às comunidades mais próximas.



Metodología

A metodologia é multidisciplinar, onde o centro cultural funciona como um dispositivo para vivenciar por meio de sensações, texturas, sons, paisagem, história, desejos e sentimento de pertença.

A oficina propõe uma viagem no tempo onde as crianças se tornam exploradoras.



A exploração tem 5 atividades principais:

No caminho da escola para o Parque de las Ruinas, as crianças descobrem no caminho, a paisagem e as pessoas do bairro.



Missão 1: Viaje ao passado. Os participantes atravessam um túnel que os faz viajar no passado com imaginação e música, são recebidos por uma personagem que os acolhe.

Missão 2: Enigma das paredes. Nomes secretos estão escondidos nestas paredes...

Os participantes devem encontrar os nomes nas paredes.

Missão 3: Enigma Ruth Souza. Os participantes devem encontrar outro nome escondido nas instalações do parque. A história de Ruth busca reforçar a representação da população negra em espaços culturais.

Missão 4: Navio. Os participantes com roupas do passado imaginam como era a casa e as pessoas que a habitavam no século XX, depois imaginam que vão voltar ao presente viajando de barco.

Missão 5.O bairro de Santa Teresa. Esta atividade abre um espaço de expressão onde

os participantes desenham os lugares que conhecem no bairro de Santa Teresa.





Potencialidades

* O projeto será aplicado com todos os alunos da escola Machada de Assis e busca

poder ser replicado em outras escolas no bairro de Santa Teresa.

* A segunda etapa busca tornar as crianças visíveis com uma exposição de desenhos das crianças

Equipe Técnica

Galeria do Projeto